Ichi, ni, san! O Iberanime LX2014 está aí!

Fica conhecer o que poderás ver este fim-de-semana num dos maiores eventos de anime e manga da Peninsula Ibérica: o Iberanime LX2014

Começa amanhã, sábado, 10 de Maio, e estende-se até domingo o Iberanime LX2014. Este evento dedicado à cultura japonesa vai este ano ter, propositadamente ou não, Dragon Ball em destaque.

A popular série de animação que estreou em 1996, mas que permanece no imaginário de tanta gente, vai estar principalmente representada com o concerto de Hironobu Kageyama, conhecido por interpretar o tema original de Dragon Ball, e com Henrique Feist, a voz de Son Goku, Son Gohan e Trunks das versões portuguesas de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT. Também haverá, nos dois dias, um torneio de artes marciais ao bom estilo do anime.

Para quem é fã de cosplay, está previsto um meet de personagens da série. Inicialmente pensado como uma tentativa de entrada no Guiness Book of Records, mas deitada por terra devido ao custo da sua avaliação (são 5000€ só para os fiscais marcarem presença). Embora não esteja directamente ligado ao Iberanime, mais de 160 pessoas asseguraram presença na página de Facebook do meet.

E falando em acontecimentos extra-Iberanime… Um dos grandes pontos negativos e fonte de descontentamento sobre a edição deste ano prende-se com o preço dos bilhetes (entre 15 e 22€ por pessoa). Assim, está a ser organizado paralelamente um encontro  Meet AniTejo! AKA: Meet fofinho fora do Iberanime – que é, segundo a página de evento no Facebook, “O melhor meet de sempre!! No mesmo local!!! Só que cá fora!!!!” (sic).

Como é claro, a banda desenhada não podia ficar de lado. Está marcada para sábado uma maratona de mangá, um concurso onde, durante oito horas non-stop, os participantes vão ter de realizar uma BD de oito páginas com personagens originais.

Não vão faltar workshops para quem gosta de aprender, com oficinas de ilustração, desenho e animação pelo ETIC e pelo colectivo Banzai. Já os cosplayers poderão aprender e trocar ideias com os workshops de cosplay por Shappi, uma das mais conhecidas cosplayers europeias que vai ensinar a criar armaduras com material termoplástico (Worbla), Benjamin Hunt (vencedor do Cosplay World Masters 2013) e Isabelle Jeudy. Aliás, o cosplay é, como usual neste tipo de eventos, a “prova rainha”: no sábado, o Iberanime será palco da eliminatória portuguesa do Cosplay World Masters e, no domingo, está marcado um concurso Cosplay de Grupo, constituídos por dois  a seis elementos ..

O Japão é, para nós ocidentais, muitas vezes visto com estranheza, quer pela língua ininteligível, quer pelas bizarrias que nos chegam vindas do lado do sol nascente. Quanto à língua japonesa, os participantes poderão dar os primeiros passos com as aulas livres de japonês no sábado. Sobre o estilo de vida, a JPAG vai dar uma sessão de esclarecimento alusiva ao tema Viajar, Viver e Estudar no Japão e será apresentado o regulamento para concorrer às bolsas de Estudo para este país. As bizarrias… bem, vai haver um concurso que irá premiar aquele que for mais rápido a comer uma tigela de ramen picante (Noodles Monster) e um prato de Pocky, para quem tiver estômago!

Quem for uma daquelas pessoas que todos os dias amaldiçoa o facto de ter nascido nos antípodas do país mais kawaii do mundo, pode transporta-se para o Japão por um ou dois dias:- o Iberanime LX2014 vai estar na Sala Moche da Meo Arena nos dias 10 e 11 de Maio.

Written By
More from Sara Pereira

Ideia Fixa: Sara-a-Dias foi trocada à nascença?

A minha mãe achava que eu tinha sido trocada. Melhor, achava que...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *