Geral et Derradé vão Até ao Âmago!

Já não "Há Piores!” Ou melhor dizendo terminou a série “Há Piores!” com o terceiro volume intitulado “Até ao âmago” que será editado em Beja.

GD17acalopsia

Até ao Âmago, editado este fim de semana pela Polvo, marca o fim de uma trilogia que se iniciou em 2011 com o galardoado “Há Piores!…”, vencedor do Troféu Central Comics para melhor publicação de Humor 2012, e que foi continuada em 2012 com “Há Piores!… 2 – ainda mais profundo”, que ainda chegou ao pódio no Troféu Central Comics para melhor publicação de Humor 2013, ficando em 2º lugar, no Troféu Central Comics para melhor publicação de Humor 2013 e foi nomeado para os Prémios Nacionais de Banda Desenhada do AmadoraBD 2012.

capaHp3Mas para quem se interroga porque motivo é que chamam uma trilogia ao Há Piores!, existe um respostas simples: é composto por três livros… e porque segundo Dário Duarte (Derradé para os amigos) é “um formato que não é um livro nem uma revista. E porque antes deste houveram outros dois nos mesmos moldes.”

O que isto significa para o futuro, em termos de criativos, da dupla é que é uma incógnita. Que quem acompanha o trabalho de Geral et Derradé, até não estranha muito o formato do Há Piores! Que parece uma “Chiclete Com Banana” em formato livro, coligindo diversas histórias curtas que na maior parte das vezes não têm um elo condutor, sendo algumas um série de tiras com uma temática, ou história mais longa, outras histórias de humor mais convencionais. Algo que se repete neste volume com histórias de Bubas, BadSummerBoys & Traci, Geral et Derradé, Cães Kapados e “A Paixão segundo Derradé”.

bsb09O Há Piores 3 é 100% de material novo e inédito; enquanto o Há Piores! 2 foi composto por 15% de material antigo mas inédito; o Há Piores 1 é que era composto de 60 % de material antigo em que cerca de metade era inédito.

Para os fã e detractores, fica a confirmação do próprio Mário Cavaco, Geral para os amigos, de já não existe mais material antigo, está “tudo sugadinho até ao tutano, assim se explica alguma da jordice que para aqui está. Se bem que, o nosso material antigo não é bem antigo… é vintage (ou seja, para cima de vinte anos)”.

O que não significa que não possa haver reedição de material antigo, que tenha esgotado… eles já devem ter esgotado alguma coisa! Afinal já cá andam à 25 anos, é que este ano (2014) celebram-se as bodas de prata dos The BadSummerBoys, que foram criados no longínquo ano de 1989.

Venham mais 25 que Há Piores!…

O lançamento de Há Piores!…3 – Até ao âmago é no domingo, 1 de Junho, no X Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja às 15h30, com a presença dos autores de do editor, Rui Brito.

traci03 traci02 GD15
bubas01

Written By
More from Bruno Campos

Hora de Aventuras — Volume 4

  Uma “Mano-ventura na masmorra”, onde Jake, o cão, Finn, o humano...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *