Décima Edição do Fórum Fantástico

Nos dias 23 a 25 de setembro, o Fórum Fantástico regressa ao seu espaço habitual para reunir, na sua décima edição, fãs e criadores ligados ao Fantástico nas suas mais diversas vertentes. Este regresso dá-se depois de um interregno de um ano motivado por obras no espaço da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras, que tem desde sempre sido a casa que acolhe este evento. Durante esta interrupção o espaço da Fyodor Books, no Chiado, acolheu o Conversas Imaginárias, versão comprimida do Fórum que manteve viva a tradição anual de um encontro multidisciplinar sobre ficções fantásticas.

Culturas Multidisciplinares

Este lado multidisciplinar tem sido a principal característica que distingue este evento dos restantes que por cá celebram as culturas de género ficcional. Não se centrando numa área específica, reúne criadores e personalidades ligadas à literatura, música, cinema, banda desenhada, artes visuais, investigação académica, ciência e tecnologia que se dedicam à Ficção Científica, Fantasia e seus sub-géneros.

Fórum Fantástico 2016 cartaz
Cartaz da décima edição do Fórum Fantástico, da autoria de Pedro Piedade Marques.

Programa do Fórum Fantástico

O programa desta décima edição mantém o espírito de cruzamento de estéticas e campos de intervenção. Sexta-feira, dia 23, será dedicado à investigação académica nas ciências e literatura. Estas sessões contam com a presença de investigadores que virão ao Fórum falar de projectos em desenvolvimento, e da ligação entre Ciência e Ficção Científica. Este dia conta ainda com sessões ligadas à música e narrativa radiofónica.

Sábado, 24, é o dia mais dedicado à literatura, com painéis incidindo sobre comunidades de fãs, temas literários, oficinas de escrita e apresentação de antologias literárias. Conta ainda com um workshop de Introdução à Impressão 3D e um painel dedicado às indústrias criativas. Encerra com o jantar mensal da tertúlia Devoradores de Livros, que reúne habitualmente no espaço da livraria Leituria.

O terceiro dia do evento prevê sessões dedicadas à Banda Desenhada e cinematografia, com exibição de curtas metragens produzidas pela Take It Easy. Conta ainda com paineis dedicados aos jogos de computador, lançamento de livros e a tradicional conversa de João Barreiros com os seus sobrinhos, onde estes apresentam o melhor e o pior das suas leituras e visionamentos do ano.

Credo quia Absurdum Fórum Fantástico
As t-shirts da Credo quia Absurdum poderão ser encontradas nas bancas do Fórum Fantástico.

Ao longo do evento estará disponível uma feira do livro fantástico, com espaços assegurados pela livraria Dr. Kartoon, editoras Divergência e Saída de Emergência, autores independentes e roupas da Credo quia Absurdum.

O Fórum Fantástico é organizado por Rogério Ribeiro e João Morales, numa parceria entre a Épica, Junta de Freguesia do Lumiar e Biblioteca Orlando Ribeiro. O programa completo da décima edição está disponível na página do Fórum Fantástico 2016.

Written By
More from Artur Coelho

SINtra, de Tiago Cruz e Inês Garcia

Sob a cobertura da noite, seres amaldiçoados percorrem o arvoredo em busca...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *