Ferozes Transparências: Underground Comix

A génese da banda desenhada alternativa norte-america em exposição de 14 de Outubro a 10 de Dezembro na Amadora.

Está patente na Bedeteca da Amadora uma mostra da arte original dos grandes fundadores do “Underground comix”, um dos mais importantes capítulos da história da banda desenhada moderna norte-americana.

Movimento de uma influência ímpar e que, em larga medida, contribuiria para as mudanças em torno da percepção social, possibilidades estéticas e alcances temáticos da banda desenhada como um todo.
A exposição apresenta peças provenientes da magnífica colecção privada de Glenn Bray, o qual foi testemunha e impulsionador do movimento underground comix, e que inclui obras de toda uma geração de autores.

Ferozes Transparências
S. Clay Wilson

Esta exposição apresenta alguma da arte original de um dos mais importantes capítulos da história da banda desenhada moderna norte-americana, que seria decisiva nas transformações de cariz social desta arte naquele país e que se revelaria influente além fronteiras. A exposição contém trabalhos de Bill Griffith, Bobby London, Gilbert Sheldon, Jay Lynch, Jim Osborne, Justin Green, Kim Deitch, Manuel Spain Rodriguez, Rick Griffin, Robert Crumb, Ron Cobb, Rory Hayes e S. Clay Wilson, dando a conhecer algumas das publicações da época, antologias e retrospetivas, assim como títulos portugueses que editaram alguns desses trabalhos.

Ferozes Transparências
Rick Griffin

Em exposição até 10 de dezembro de 2016 na Bedeteca da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, localizada na Galeria Piso 2 Av. Conde Castro Guimarães nº6  na Venteira.

vernissage oficial terá lugar durante o Festival da Amadora (data a anunciar), para poder contar com a presença de G. Bray.

 

Written By
More from aCalopsia

Nos Bastidores de Astérix e a Transitálica

Astérix e Obélix estão de partida para uma nova aventura em todas...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *