Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação em exposição

Encontra-se em exibição na Casa da Cultura de Setúbal, até 11 de Março, a exposição Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, obra adaptada à BD por José Ruy.

Encontra-se em exibição na Casa da Cultura de Setúbal, até 11 de Março, a exposição Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, obra adaptada à BD por José Ruy.

Estão também em exibição outros trabalhos de José Ruy e objectos ligados à história da litografia em Portugal.

No BD no Sotão existe uma pequeno apontamento sobre a inauguração da exposição e a obra.

As pranchas, primeiro publicadas a preto e branco, entre Dezembro de 1957 e Junho de 1959, na revista Cavaleiro Andante, deram origem ao álbum Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, a cores, com a primeira edição pela Meribérica-Líber em 1987.

José Ruy, um apaixonado pela História de Portugal, já adaptou outros clássicos da literatura portuguesa como Os Lusíadas de Luís de Camões (Jornal da BD ,1983; Âncora Editora, 2009) ou Auto da barca do inferno de Gil Vicente (Jornal da BD, 1985), entre muitos outros.

Para assinalar a efeméride dos quatro séculos da obra do cronista português, uma quarta edição de Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação vai estar disponível brevemente, acompanhada por um DVD que conta a epopeia lusitana através dos desenhos de José Ruy em sincronização com a música de Fausto, do álbum “Por Este Rio Acima”, de 1982.

Written By
More from Bruno Campos

Um pequeno balanço de 2017

Terminou um ano que foi pelo menos, aparentemente, um bom ano para...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *