Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação em exposição

Encontra-se em exibição na Casa da Cultura de Setúbal, até 11 de Março, a exposição Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, obra adaptada à BD por José Ruy.

Estão também em exibição outros trabalhos de José Ruy e objectos ligados à história da litografia em Portugal.

No BD no Sotão existe uma pequeno apontamento sobre a inauguração da exposição e a obra.

As pranchas, primeiro publicadas a preto e branco, entre Dezembro de 1957 e Junho de 1959, na revista Cavaleiro Andante, deram origem ao álbum Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, a cores, com a primeira edição pela Meribérica-Líber em 1987.

José Ruy, um apaixonado pela História de Portugal, já adaptou outros clássicos da literatura portuguesa como Os Lusíadas de Luís de Camões (Jornal da BD ,1983; Âncora Editora, 2009) ou Auto da barca do inferno de Gil Vicente (Jornal da BD, 1985), entre muitos outros.

Para assinalar a efeméride dos quatro séculos da obra do cronista português, uma quarta edição de Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação vai estar disponível brevemente, acompanhada por um DVD que conta a epopeia lusitana através dos desenhos de José Ruy em sincronização com a música de Fausto, do álbum “Por Este Rio Acima”, de 1982.

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons