ExpoSyfy, Claudio Castellini, Pia Guerra e Ricardo Cabral entre as primeiras confirmações da Comic Con Portugal.

ExpoSyfy, novidades e atracções e Comic-Con Kids são os primeiros destaques do evento, sendo Pia Guerra, Claudio Castellini e Ian Boothby os primeiros autores de BD estrangeiros anunciados para a Comic Con Portugal.

Começam finalmente a surgir informações concretas sobre a Comic Con Portugal, com o lançamento do site do evento, www.comic-con-portugal.com.

ExpoSyfy, novidades e atracções e Comic-Con Kids são os principais destaques do canal oficial de comunicação do evento, sendo Pia Guerra, Claudio Castellini e Ian Boothby os primeiros autores de BD estrangeiros anunciados.

gray_93261405419830Neste momento os principais focos do site são o anúncio oficial da presença da Expo Syfy, exposição de objectos de cena originais de alguns dos títulos mais representativos da história do cinema actual e a presença de artistas nacionais e internacionais. Surge também a confirmação da área Comic-Con Kids como uma das atracções do evento.

A Exposyfy apresenta peças originais de filmes míticos do cinema fantástico.
Uma exposição com mais de 200 objectos retirados de títulos mais destacados do cinema, desde a espada de “Blade”, o Hydrobot de “Exterminador Implacável”, a moto de Will Smith em “I Robot”, o tabuleiro de “Jumanji”, as lâminas de Freddy em “Pesadelo de Elm Street” ou a armadilha dos “Caça-Fantasmas”, são algumas peças que poderás encontrar nesta fantástica exposição.

A pistola e óculos do agente Smith (Hugo Weaving) em “Matrix Reloaded” e “Matrix Revolution”, a arma de “Predadores”, a máscara original de “Scream” ou o storyboard original de “Exterminador” também estão nesta exposição.

Alguns objectos pertencem a filmes tão míticos como “Homens de Negro 1 & 2”, “Alien vs. Predator”, “X-Men”, a saga “Exterminador”, “Regresso ao Futuro”, “Jurassic Park”, ou “Guerra das Estrelas”.

Capitão Falcão, o projecto de TV que virou filme vai estar na CCP com o elenco do filme, painel de perguntas e respostas, conteúdos exclusivos, fotografias e sessão de autógrafos.

Os autores de BD Presentes

Guerra-Pia-Y-the-Last-Man
e6daa5282cbf0a81a60c794700b7608a

Pia Guerra é uma artista canadiana de banda desenhada mais conhecida pelo seu trabalho como ilustradora e co-criadora de  Y – The Last Man, série da Vertigo escrita por Brian K. Vaughan. Vencedora de vários prémios entre eles, Spike TV’s Scream Award, um Harvey, um Shuster e, em conjunto com Jose Marzan Jr. de dois dos prémios Eisner Award. Também foi nomeada para outros prémios, como o Hugo 0 Prix Du Scenario no Festival de Angoulême.

Desenhou histórias para Doctor Who, Torchwood Magazine, Comic Book Tattoo, Simpson’s Treehouse of Horror Comics e Spider-Man Unlimited, ilustrou o manual para o jogo White Wolf e produziu o storyboard para o anúncio do mesmo. Também trabalhou como produtora de design num canal televisão dedicado à ficção científica.

5311405367049

Ian Boothby é mais conhecido na banda desenhada pelos seus trabalhos em Simpsons Comics e Futurama Comics. Em Vancouver, Ian é conhecido pelos seus espectáculos de stand-up comedy.

Escreveu para várias séries de televisão como Switchback, Street Cents e Popular Mechanics for Kids. Actualmente, actua com o grupo de comédia de Titmouse. Apareceu ainda no filme de Adam Sandler Happy Gllmore e na série 21 Jumpstreet.

gray_48601405435856Claudio Castellini é um veterano da International Comicdom que se estreou na BD na editora italiana Sergio Bonelli nas páginas de Dylan Dog tendo, também, colaborado na série Nathan Never.

Em 1993, colaborou com a Marvel realizando as capas do Fantastic Four Unlimited e ilustrando a graphic novel “Dangerous Artifacts”, protagonizada pelo Surfista Prateado e Ron Marz, . Castellini foi o primeiro autor italiano a trabalhar para a Marvel, pioneiro de uma futura invasão italiana. Foi premiado com o principal troféu italiano, para a BD, o Yellow Kid.

Foi um dos artistas do crossover Marvel vs. DC, a revista mais vendido do ano, realizou inúmeras capas para as publicações dos principais ícones da banda desenhada americana, como o Homem-Aranha ou Conan. Também colaborou com a Dark Horse na mini-série Predator: Demon’s Gold, nomeado para o prestigiado Eisner Award em 1998, e na história de Darth Vadder entitulada “Extinction”, publicada na revista Star Wars Tales.

Em 2001 desenhou “The Call” na mini-série Batman Black & White, sendo que em 2003 voltou para a Marvel para realizar a miniserie Wolverine: The End, escrita por Paul Jenkins.

Mais tarde torna-se o artista oficial das capas da serie Batman: Gotham Knights, ilustrando também algumas capas das séries Superman/Batman e Countdown to Final Crisis. Para Wildstorm desenhou as capas de Thundercats e Robotech e, ainda, do livro “The many worlds of Tesla Strong”, escrito por Alan Moore. O seu último trabalho para a DC foi uma mini-serie do Super-Homem, escrita por Marv Wolfman, que ainda não foi publicada

Os autores portugueses que estão de momento confirmados são Ricardo Cabral, (Evereste, Pontas Soltas – Cidades) e Miguel Montenegro (Psicopatos).

Para além de Ricardo Cabral, também estarão presentes outros autores do The Lisbon Studios. Dog Mendonça e Pizzaboy são outra das atracções, embora ainda não exista qualquer informaçãos sobre o formato em que estarão presentes.

Tendo em conta que a Banzai surge como uma das parcerias do evento é provavel que também estejam presentes algumas autoras deste colectivo.

A nível dos jogos está indicada a presença de Autódromos Virtuais da GT Competizione, que pretendem tornar o automobilismo acessível e atraente a um público mais amplo. Existindo a indicação de que “Brevemente teremos mais novidades sobre a Competição!”

A Fox, RTP, Rádio Comercial e BGamer assumem-se como media partners oficiais deste evento que “pretende destacar-se pela qualidade e inovação”. O evento contará ainda com a presença do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave) como parceiro institucional, promovendo o desenvolvimento pedagógico dos seus alunos.

De sublinhar também a parceria da Comic Con Portugal como projecto de solidariedade social Associação do Joãozinho, que confere ao evento o carácter de responsabilização social, contribuindo de forma activa e positiva para a comunidade.

A Comic Con Portugal vai realizar-se na EXPONOR em Matosinhos, nos dias 5, 6 e 7 do próximo mês de Dezembro. Pretende ser o primeiro grande evento de cultura pop em Portugal.

Expositores de jogos, editoras, merchandising, brinquedos, concursos e torneios de jogos, divulgação e lançamento de novos filmes e séries de televisão, concursos de COSPLAY, workshops, banda desenhada ocidental e oriental (manga), anime, artistas convidados de cinema, televisão e jogos é o que se pode esperar deste evento. Com uma área total prevista superior a 35 mil m2 promete ainda um impacto económico na região e nas marcas que a se associem ao evento.

Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More