Crónicas de Arquitectura na Ordem dos Arquitectos

cronicas de arquitectura pebApós terem estado em exibição no Porto na Galeria Mundo Fantasma, as Crónicas de Arquitectura de Pedro Burgos chegam a Lisboa, à Galeria da Ordem dos Arquitectos no próximo dia 8 de Outubro às 19:30.

Durante o Triénio de 2009-2012, Pedro Burgos publicou a sua Crónica Desenhada no Jornal Arquitectos ao ritmo de trimestral de 1 página. Respondendo ao convite do arquitecto Manuel Graça Dias, que então assumiu a direcção editorial do JA.

Estas crónicas constituíram uma colaboração regular sob a forma de banda desenhada, transformando os sucessivos temas lançados pela revista em pequeno ensaios gráficos, o que permitiu abordar as convenções, ambições e frustrações do meio arquitectónico, num registo aparentemente “lúdico” e naturalmente autocrítico visto Pedro Burgos ser arquitecto de formação e profissão.

A exposição Crónicas de Arquitectura mostra as pranchas originais publicadas no Jornal Arquitectos e os esboços que antecederam o desenho final de cada uma das páginas.

Crónicas de Arquitectura foram publicadas numa compilação homónima editada pela Turbina Associação Cultural e a Mundo Fantasma em Março de 2013. O álbum inclui uma nova crónica inédita escrita por Manuel Graça Dias.

 

5399733818_41b2e4821d_b

A exposição vai estar patente na galeria da Ordem dos Arquitectos, na Travessa do Carvalho 23, em Lisboa de 8 a 18 de Outubro de 2013.

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons