Este fim-de-semana: Cultura Oriental no Areeiro e no Cais de Sodré.

Os eventos dedicados à cultura Oriental – em particular a japonesa, com enfoque no mangá e anime – têm vindo a multiplicar-se, com eventos com já existem há vários anos. Este fim-de-semana realizam-se dois eventos que vão para a segunda edição, e este ano se realizam simultaneamente nos dias 20 e 21 de Setembro: Anifest e Asian Culture Party.

anifest 2014O Anifest 2014 realiza-se na ETIC, no Cais de Sodré. No Sábado. o destaque vai para a eliminatória portuguesa de ECG (European Cosplay Gathering), cujos vencedores irão estar presentes na Japan Expo (em França).

Para os fãs de animação, e não só de anime, vai existir um painel de dobradores com algumas vozes conhecidas do público nacional.

  • Carlos Freixo, director de dobragens de filmes de animação da Disney, como Frozen – O Reino de Gelo, Brave Indomável ou O Rei Leão.
  • Carla Garcia, Candace em Phineas e Ferb; a Sininho, a Aurora, a Caroline, Hanon (Mermaid Melody), Malina (A Nova Escola do Imperador), London Tipton (Hotel Doce Hotel), entre outras.
  • Cristina Cavalinhos que deu a voz em séries como Dragon Ball ou Sailormoon a Bulma, Pan, Lunch, Chaos, C-18 ou Artemisa.
  • Ana Vieira que para além de fazer dobragens é também cantora, interpretando canções de alguns animes como Digimon 3 Tamers. Emprestou a sua voz para a parte musical de Vanessa Doofenshmirtz, e dobrou Tiana (A Princesa e o Sapo) e Sargento Calhoun (Wreck it, Ralph!) entre outras personagens.

Vai existir ainda um Bonus Round com Peter Michael, que deu voz a personagens como Kuzko (Pacha e o Imperador), Doofenshmirtz e Ferb (Phineas e Ferb), Sid (A Idade do Gelo).

A BD (ou, se preferirem: o mangá) marca presença com o lançamento de Eu Mato Gigantes (I Kill Giants) da autoria de Joe Kelly (Ben 10, Deadpool) e JM Ken Niimura, editado pela Kingpin Books. Apresentação estará a cargo do editor Mário Freitas, quem pretender contactar com os autores, terá de aguardar pelo AmadoraBD, onde estará presente o hispano-nipónico ilustrador Niimura.

Existe mais cosplay com um desfile e um concurso de Skits. Existem vários workshops, Torneios TCG da TCG Empire, Gaming e outras actividades. O evento termina com o concerto de Lionskin.

asian culture party 2014
O Asian Culture Party, realiza-se no Pavilhão Municipal Casal Vistoso, no Areeiro, é “um evento Multicultural que junta a cultura de 3 Países, China, Coreia e Japão”. Onde para além do inevitável Cosplay vais contar também com concertos de Lu Yanan e Hitt.

Fernando Pedroso, presidente da Inspiroptions Associação, que organiza o evento falou com a Cinematic sobre os destaques desta edição do Asian Culture Party. A programação completa pode ser consultada no site do evento.

Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *