Este fim-de-semana: Cultura Oriental no Areeiro e no Cais de Sodré.

Os eventos dedicados à cultura Oriental – em particular a japonesa, com enfoque no mangá e anime – têm vindo a multiplicar-se, com eventos com já existem há vários anos. Este fim-de-semana realizam-se dois eventos que vão para a segunda edição, e este ano se realizam simultaneamente nos dias 20 e 21 de Setembro: Anifest e Asian Culture Party.

anifest 2014O Anifest 2014 realiza-se na ETIC, no Cais de Sodré. No Sábado. o destaque vai para a eliminatória portuguesa de ECG (European Cosplay Gathering), cujos vencedores irão estar presentes na Japan Expo (em França).

Para os fãs de animação, e não só de anime, vai existir um painel de dobradores com algumas vozes conhecidas do público nacional.

  • Carlos Freixo, director de dobragens de filmes de animação da Disney, como Frozen – O Reino de Gelo, Brave Indomável ou O Rei Leão.
  • Carla Garcia, Candace em Phineas e Ferb; a Sininho, a Aurora, a Caroline, Hanon (Mermaid Melody), Malina (A Nova Escola do Imperador), London Tipton (Hotel Doce Hotel), entre outras.
  • Cristina Cavalinhos que deu a voz em séries como Dragon Ball ou Sailormoon a Bulma, Pan, Lunch, Chaos, C-18 ou Artemisa.
  • Ana Vieira que para além de fazer dobragens é também cantora, interpretando canções de alguns animes como Digimon 3 Tamers. Emprestou a sua voz para a parte musical de Vanessa Doofenshmirtz, e dobrou Tiana (A Princesa e o Sapo) e Sargento Calhoun (Wreck it, Ralph!) entre outras personagens.

Vai existir ainda um Bonus Round com Peter Michael, que deu voz a personagens como Kuzko (Pacha e o Imperador), Doofenshmirtz e Ferb (Phineas e Ferb), Sid (A Idade do Gelo).

A BD (ou, se preferirem: o mangá) marca presença com o lançamento de Eu Mato Gigantes (I Kill Giants) da autoria de Joe Kelly (Ben 10, Deadpool) e JM Ken Niimura, editado pela Kingpin Books. Apresentação estará a cargo do editor Mário Freitas, quem pretender contactar com os autores, terá de aguardar pelo AmadoraBD, onde estará presente o hispano-nipónico ilustrador Niimura.

Existe mais cosplay com um desfile e um concurso de Skits. Existem vários workshops, Torneios TCG da TCG Empire, Gaming e outras actividades. O evento termina com o concerto de Lionskin.

asian culture party 2014
O Asian Culture Party, realiza-se no Pavilhão Municipal Casal Vistoso, no Areeiro, é “um evento Multicultural que junta a cultura de 3 Países, China, Coreia e Japão”. Onde para além do inevitável Cosplay vais contar também com concertos de Lu Yanan e Hitt.

Fernando Pedroso, presidente da Inspiroptions Associação, que organiza o evento falou com a Cinematic sobre os destaques desta edição do Asian Culture Party. A programação completa pode ser consultada no site do evento.

Written By
More from Bruno Campos

Um pequeno balanço de 2017

Terminou um ano que foi pelo menos, aparentemente, um bom ano para...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *