É amanhã! O lançamento Mundial de Astérix Entre os Pictos.

É amanhã que chega o aguardado álbum “Astérix Entre os Pictos”, a nova aventura do célebre gaulês assinada por Jean-Yves Ferri, argumentista,  e Didier Conrad, desenhista, os autores a quem Albert Uderzo passo o testemunho.

Esta aventura que vai levar Astérix e Obélix até a Escócia vai ter uma tiragem inicial de 5 Milhões de exemplares, uma aventura que tem estado envolta no maior sigilo apesar de o editor françês ter estado a levar a cabo um aturada campanha de promoção do álbum.

Em Portugal, Asa vai permitir aos leitores encontrarem os personagens do novo livro, sob os mais diversos formatos, entre os quais centenas de silhuetas dos gauleses envergando os tradicionais “kilts”, não fosse a nova aventura passada na antiga Escócia. Uma das novidades da campanha serão os expositores “interactivos” nos quais foram incluídos códigos QR que permitirão aos utilizadores de smartphones o acesso à página internacional de “Asterix entre os Pictos” onde encontrarão um verdadeiro mundo de imagens e informações

A ASA celebra ainda o lançamento de “Astérix entre os Pictos” com a organização de uma intensa digressão das mascotes Astérix e Obélix, que visitarão o Festival de BD da Amadora (25 e 27 de Outubro, 9 e 10 de Novembro), e que estarão também na FNAC e no Continente do Centro Comercial Colombo, em Lisboa (26 de Outubro), na FNAC e no Continente do Cascaishpping (27 de Outubro), nos Continente de Guimarães e de Matosinhos (2 de Novembro), na FNAC do GaiaShopping e no Continente de Coimbra (3 de Novembro), no Continente de Loures (9 de Novembro), no Continente de Oeiras e na FNAC Vasco da Gama (10 de Novembro). Para dia 26 de Outubro, às 17h, está ainda agendada para a FNAC Santa Catarina, no Porto, uma sessão de apresentação do novo livro conduzida pelo jornalista especializado em BD Pedro Cleto.


Os novos autores da série Astérix podem ser ilustres desconhecidos para o público português, mas têm uma vasta carreira desenvolvida em França, apesar de nunca terem colaborado antes da aventura que amanhã chega às livrarias.

Jean-Yves Ferri – Argumentista – Em 1996, publica o seu primeiro álbum de BD, “Les Fables Autonomes” (2 volumes publicados). Continua com as aventuras do seu polícia rural, Aimé Lacapelle, uma figura que haveria de tornar-se mítica no seio da Polícia Montada do Tarn, e de que serão publicados quatro álbums entre 2000 e 2007. Em 1995 conhece, em Paris, o seu futuro co-autor para o desenho: Manu Larcenet. Este encontro leva à criação da célebre série Le Retour à la Terre, de que Ferri será o argumentista e que conta já com 7 volumes.

Didier Conrad – Desenhador – Em 1973 dá os seus primeiros passos no mundo da BD, através de uma Carte Blanche publicada no Journal de Spirou. Sob o pseudónimo de Pierce, inicia Kid Lucky, série que narra a infância do Lucky Luke de Morris, Em 2011 cria a série Marsu Kids, mais uma série derivada, desta feita a partir das aventuras do divertido Marsupilami, animal mítico inventado por Franquin.

A primeira prancha do álbum foi hoje relevada num exclusivo para Portugal pelo DN/JN. Pedro Cleto que escreveu o artigo que acompanhava a prancha, contando algumas peripécias sobre o novo álbum, publicou um scan do página do jornal (que não existe autorização para mais) assim como o artigo que rubricou.

Agora já só faltam algumas horas para estar disponível o álbum mais aguardado do ano.

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons