Derradé sem Geral no Diário Digital

O Diário Digital tem vindo a publicar uma série de entrevistas realizadas por Pedro Justino Alves a autores de BD portugueses, após André Pereira e Penim Loureiro o último foi Derradé, tendo como base o “Há Piores 3 – Até ao Âmago!”

capaHp3O livro foi a 100ª publicação da Polvo, e não foi por acaso. O livro marca também o fim oficial da dupla Geral et Derradé.

“Bubas”: foi uma história que eu tentei escrever a tempo do «Há piores 2 – Ainda mais profundo!», mas que não me saía como eu queria. bem que a deixei amadurecer a tempo do «Há piores 3 – Até ao âmago!». E é uma história bastante invulgar neste formato de tiras; “Geral et Derradé”: porque é oficialmente a despedida da dupla e porque demonstra o génio envergonhado que é o Geral: aquilo são piadas feitas na hora para autógrafos, muitas delas girando à volta do nome de quem pede o autógrafo…

Um fim, que já se tinha começado à algum tempo, desde 2002 – altura em que foi editado o «A 25 Sempre a Abril» (Edições Polvo) – que a dupla é o Derradé com uma colaborações de esporádicas de Geral, em uma tira ou outra e no slimzine “Vini, vidi, Vinte” para comemorar os 20 anos dos BadSummerBoys (em 2009).

Portanto, mais do que o término da colaboração, é mais o oficializar desse mesmo término.
Contudo, como fica implícito na entrevista, o Derradé ainda vai ficar por cá. Afinal, se a HL Comix não o ensinou a ter juízo, o que é que o iria fazer parar?

Written By
More from Bruno Campos

Hora de Aventuras — Volume 4

  Uma “Mano-ventura na masmorra”, onde Jake, o cão, Finn, o humano...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *