Crise Ibérica: uma exposição luso-espanhola na Mundo Fantasma

crise ibéricaNo âmbito de um estágio do Programa FARO GLOBAL da Fundação Geral da Universidade de Vallallolid, enquadrado pela Turbina Associação Cultural, vai estar patente na livraria Mundo Fantasma a exposição “Crise Ibérica“.

A exposição tem obras de Álvaro Nofuentes; Daniel Casal del Rey; Diniz Conefrey; Don Rogelio; Elias Tano; Jorge Mateus; Martin Lopez Tan; Paco Roca; Pedro Serpa; Santiago y Pepo e Ximo Abadia

A exposição é comissariada por Daniel Casal del Rey que apresenta a do seguinte modo:

CRISIS (del latín crisis, a su vez del griego κρίσις) es una coyuntura de cambios en cualquier aspecto de una realidad organizada.

A actual crise económica adquiriu uma dimensão internacional. A sua profunda repercussão afecta-nos a todos e assim sendo os cidadãos podem e devem opinar sobre ela. Aliás, como a cise impregna tudo, surge continuamente na nossa vida quotidiana.

Esta situação tem sido abordada de diversos pontos de vista, desde o político ao económico, desde o sociológico ao artístico. O mundo da Banda Desenhada e da Ilustração não é excepção.

Se esta crise está também designada como “ibérica” é porque muitos dos efeitos que produz são comuns em Espanha e em Portugal e, também aqui os autores os tem reflectido na sua obra.

Assim pareceu-nos muito interessante conhecer como se vive e como se expressa esta tremenda situação nas BD’s realizadas por artistas de ambos os países.

A inauguração da exposição será no dia 14 de Setembro, às 17 horas, ficando os trabalhos em exposição até dia 03 de Novembro.

Actualização: a página do evento no Facebook tinha inicialmente o nome de “Relatos da Crise” tendo sido posteriormente alterado para “Crise Ibérica” e divulgado o cartaz que ilustra este texto.

Written By
More from Bruno Campos

Amadora BD na Intersecção da Cultura e da Politica em Portugal

É na intersecção da cultura e da política que se define o...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *