Cozinha da Noite, de Sendak, chega a Portugal

A editora Kalandraka lança agora em Portugal, postumamente, o segundo livro da “trilogia solta”, como o próprio Maurice Sendak a baptizou

A frase com que se inicia a sinopse de Cozinha da Noite assombrava Maurice Sendak desde os 11 anos, quando a leu na montra de uma pastelaria em Nova Iorque: “Nós forneamos para ti enquanto dormes”. Mais tarde, explicou que escreveu “In The Night Kitchen” como vingança, já que era agora “suficientemente crescido para ficar acordado à noite” e imaginar o que se passava para lá daquela montra…

cocina portada.fh11
NA COZINHA DA NOITE
Maurice Sendak
48 Pág. 21,5 x 28 cm. Cores,
Capa Dura
Preço: 14,50 €

É esta a premissa de Cozinha da Noite, original de 1970 e o segundo da trilogia que o próprio autor definiu como “solta”, seguindo-se a O Sítio das Coisas Selvagens (publicado em Portugal também pela Kalandraka e recomendado para o Plano Nacional de Leitura do 1º Ciclo) e precedendo Outside Over There.

Lançado originalmente em 1970, esta é uma obra infantil de referência que aborda os maiores medos das crianças e onde Sendak faz uma homenagem a Little Nemo, de Winsor McCay, e a Oliver Hardy (o Bucha do dueto humorístico Bucha e Estica).

Apesar dos prémios recebidos e de ser largamente aclamado, Na Cozinha da Noite foi inicialmente proibido nas escolas e bibliotecas públicas devido ao protagonista – Miguel, na edição portuguesa – ser representado nu em algumas passagens do livro.

Maurice Sendak faria hoje, 10 de Junho, 86 anos. Faleceu em 2012, no seguimento de um acidente vascular cerebral, mas não sem antes criar um imaginário muito próprio que foi, inclusivamente, adaptado para cinema e séries televisivas.

 

Written By
More from Sara Pereira

Ideia Fixa: Sara-a-Dias foi trocada à nascença?

A minha mãe achava que eu tinha sido trocada. Melhor, achava que...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *