DC You: A DC Comics depois da Convergência

Depois da Convergência vem a Divergência e o fim dos Novos 52 da DC Comics, com a editora a abandonar essa chancela e a adoptar a DC You para os novos títulos.

A DC Comics vai alterar a sua linha editorial durante este verão. A mudança dos escritórios da DC Entertaiment da Costa Leste dos Estados Unidos para a Costa Oeste motivou um hiato na publicação regular da editora norte-americana.

Após o sucesso dos Novos 52 que trouxe tanto as personagens como a editora para o século XXI, ao disponibilizar as revistas digitalmente na mesma data em que as suas versões impressas foram lançadas, bem como criando toda uma nova mitologia à volta do Batman pelas mãos de Scott Snyder e Greg Capullo em “Batman: The Court of Owls” e dando um novo poder ao Super-Homem, a DC embarca agora numa nova aventura.

conv1

Durante dois meses vai decorrer o evento “Convergence” (Convergência), em que toda a linha regular da editora vê o seus títulos substituídos. Ao anunciar as solicitações para o mês que antecede o evento, a DC Comics anunciou também uma longa série de cancelamentos, o que fez alguns questionar-se se a Convergência não seria um novo relançamento da linha editorial da editora.

Contudo, após serem conhecidos os planos pós-Convergência, fica claro que existe só um mini-relançamento, com novas séries e abordagens a personagens e conceitos.

Com escritores aclamados como Gene Lue Yang (American Born Chinese, Avatar: The Last Airbender) ou Garth Ennis (Preacher, The Punisher MAX) e artistas como Bryan Hitch (The Ultimates, The Authority) ou Ming Doyle (Adventures of Superman, Quantum and Woody) a encabeçar a iniciativa, a editora planeia lançar, a 3 de Junho, 24 novas séries que começam no número um, mantendo ainda 25 das suas séries actuais, o que perfaz um total de 49 séries regulares, com títulos adicionais a estrearem ao longo do ano.

A DC pretende voltar às origens com as suas personagens mais populares como Batman, Super-Homem ou Mulher-Maravilha, enquanto reinventa outras como Black Canary, Bizarro, Cyborg e Starfire, dando-lhes um tom mais contemporâneo e assegurando uma diversa oferta de géneros.

Dan DiDio, Vice-Presidente Sénior da DC e Editor-Executivo do Universo DC, declarou no press-release que “este é o começo de uma nova era para o Universo DC que nos irá permitir publicar algo para todos, sermos mais expansivos e modernos na nossa abordagem, e contar histórias que melhor reflectem a sociedade à nossa volta”, terminando com “não importa se foi um fã da DC durante toda a vida ou se só agora se está a interessar por comics – haverá um livro para si a partir de Junho.”

divergence

As Novas Séries

Batman Beyond

Dan Jurgens (arg.) / Bernard Chang (des.)
As aventuras do adolescente Terry McGinnis, o Batman de uma Gotham futurista, sob a tutelagem de um idoso Bruce Wayne.

Bat_Mite_2_RGBad_580_54d444cdd89aa2.53815519

Bat-Mite

Dan Jurgens  (arg.) / Corin Howell (des.)
Criada nos anos 50, Bat-Mite é uma personagem travessa que idolatra o Homem-Morcego e por vezes o incomoda, semelhante ao vilão do Super-Homem Mister Mxyzptlk. Mini-série de seis números.

BizarroSketches-8_RGBad_580_54d44535407c90.17957616

Bizarro

Heath Corson (arg.) / Gustavo Duarte (des.)
Com o artista brasileiro Gustavo Duarte (Birds, Monstros) encarregue das ilustrações, esta mini-série de seis números (em tom cómico) irá focar-se nas desventuras da versão distorcida do Super-Homem.

BC-Promo_580_54d4446befdcb5.53690582

Black Canary

Brenden Fletcher (arg.) /  Annie Wu & Irene Koh (des.)
Série a solo da Canário Negro, a super-heroína em meias de rede, parceira do Arqueiro Verde, capaz de produzir ondas sonoras extremamente poderosas.

O argumento está a cargo de Brendan Fletcher, co-argumentista da popular “Batgirl”, título que tem sido aclamado pelo forma que representa as aventuras de uma super-heroína num universo tradicionalmente masculino. O desenho está a cargo de duas mulheres: Annie Wu e Irene Koh.

Constantine: The Hellblazer

Ming Doyle (arg.) / Riley Rossmo (des.)
Com humor seco inglês, um maço de cigarros e um pouco de magia, John Constantine prepara-se para salvar o mundo do lado negro uma vez mais.

cyborg-sketch.150_580_54d444e41ee6b0.84559157

Cyborg

David Walker (arg.) /  Ivan Reis (des.)
David Walker, argumentista de raça negra, foi o escolhido para escrever “Cyborg”, uma série sobre Victor Stone, um atleta de futebol americano que, numa explosão, perdeu grande parte de seu corpo e, graças ao seu pai cientista, conseguiu substituir a massa perdida por componentes robóticos.

Cyborg era o único membro “original” da Liga da Justiça (versão “Novos 52”) que não tinha título próprio, apesar de já ter uma longa-metragem anunciada para 2020.

Dark Universe

James Tynion IV (arg.) / Ming Doyle (des.)
Esta série vem substituir Justice League Dark e apresenta-nos uma equipa composta por Deadman, The Spectre, Swamp Thing, John Constantine, Phantom Stranger, Zatanna, Zatar, Sargon e Etrigan, o Demónio. Esta equipa irá protagonizar um futuro filme de Guillermo Del Toro.

Green Lantern: Lost Army

Cullen Bunn (arg.) /  Jesus Saiz & Javi Pina  (des.)
Três séries centradas nos Lanternas Verdes foram canceladas e só esta as veio substituir. Será que reúne Hal Jordan, John Stewart, Guy Gardner, Kyle Rayner e Simon Baz, os terráqueos que possuem um anel do poder?

sample-cover_CMYK_Doom_580_54d444ba52acf7.23772685

Doomed

Scott Lobdell (arg.) / Javier Fernandez (des.)
Uma série sobre Doomsday, o mais temido vilão do Super-Homem!

Earth 2: Society

Daniel Wilson (arg.) /  Jorge Jimenez (des.)
Num universo paralelo, a Sociedade da Justiça Americana (Justice Society of America) defende o seu mundo, Earth-2.

Dr. Fate

Paul Levitz (arg.) / Sonny Liew (des.)
Série a solo do místico, feiticeiro e membro fundador da Sociedade da Justiça Americana.

Harley Quinn/Power Girl

Jimmy Palmiotti  & Amanda Conner  (arg.) /  Stephane Roux (des.)
Mini-série de seis números que reúne Harley Quinn, a delirante parceira do Joker, e Power Girl, uma kryptoniana de outro universo.

JLA15_PR_580_54d4445ad96bd6.91601900

Justice League of America

Bryan Hitch (arg. e des.)
As novas aventuras da equipa de super-heróis mais famosa do mundo, com membros como Batman, Super-Homem, Flash, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde.

O popular artista Brian Hitch assume também o argumento nesta série, na qual tem estado a trabalhar nos últimos dois anos, algo que poderá tranquilizar os mais cépticos quanto à regularidade da revista.
 

Justice League 3001

Keith Giffen (arg.) /  Howard Porter (des.)

A Liga da Justiça da América (Justice League of America) no início do próximo milénio. É um relançamento de Justice League 3000 e provavelmente o título mais surpreendente desta lista.

Martian Manhunter

Rob Williams (arg.) / Ben Oliver (des.)

Série a solo do marciano J’onn J’onnzz, o metamorfo vulnerável ao fogo e membro fundador da JLA.

MIDNIGHTER-color_580_54d44587ae0d50.88049035

Midnighter

Steve Orlando (arg.) / ACO (des.)
O novo herói LGBT da DC Comics com título próprio, após o cancelamento de Batwoman. Midnighter têm a particulariadade de ser único personagem da Wildstorm com um título próprio, os personagens deste antigo selo editorial desapareceram quase por completo das edições da DC Comics.

Mystic U

Alisa Kwitney (arg.) / Mauricet (des.)

Série sobre uma universidade destinada a místicos, magos e feiticeiros.

Omega-Men_580_54d4450777f9f4.99149502

Omega Men

Tom King (arg.) / Alec Morgan (des.)
Forçados a fugir do sistema estelar Vega, dominado há séculos pelos guerreiros Branx sob um regime conhecido como Cidadela, um grupo alienígena de renegados forma uma força de resistência, os Omega Men.

Prez-promo_580_54d44578755937.53182653

Prez

Mark Russell (arg.) / Ben Caldwell (des.)
A história de um Presidente adolescente num universo paralelo.

Red Hood/Arsenal

Scott Lobdell (arg.)  / Denis Medri (des.)
As aventuras de Red Hood, o ex-Robin Jason Todd, e Arsenal, o antigo parceiro do Arqueiro Verde, Roy Harper, que anteriormente partilhavam a revista com Starfire, promovida para um título próprio.

RobinSonofBatmanCover_580_54d4449ee523f9.35792855

Robin, Son of Batman

Patrick Gleason (arg. e des.)
O último Robin, Damien, filho de Bruce Wayne e Talia al Ghul, regressa dos mortos para uma série a solo.

Section Eight

Garth Ennis (arg.)/  John McCrea (des.)

Garth Ennis regressa à sua criação “Section Eight” para uma mini-série sobre uma equipa duvidosa de super-heróis mais duvidosos ainda, em Gotham City.

starfire_580_54d4455aa93ab4.02851888

Starfire

Jimmy Palmiotti & Amanda Conner (arg.) / Emanuela Lupacchino (des.)
Série a solo de Starfire ou Estelar, princesa de outro mundo e ex-namorada de Dick Grayson (Nightwing), capaz de uma fúria incinerante quando zangada.

Um título que é escrito pela dupla responsável por um dos maiores êxitos recentes da DC Comics: Harley Quinn.

WEAREROBIN-cover1-low_580_54d445a798d5b6.83642451

We Are Robin

Lee Bermejo (arg.) / Khary Randolph (des.)
Esta série planeia reunir todas as personagens que já usaram a máscara de Robin no passado, desde Dick Grayson a Damien Wayne.

As Series Que Continuam

JUSTL_Cv40_1_25_var_580_54d4452518b679

Action Comics

Greg Pak (arg.) e Aaron Kuder (des.)

Aquaman

Cullen Bunn (arg.) e Trevor McCarthy (des.)

Batgirl

Cameron Stewart (arg.), Brenden Fletcher (arg.) e Babs Tarr (des.)

Batman

Scott Snyder (arg.) e Greg Capullo (des.)

Detective Comics

Brian Buccelato (arg.), Francis Manapul (arg.) e Francis Manapul (des.)

Batman/Superman

Greg Pak (arg.) e Ardian Syaf (des.)

Catwoman

Genevieve Valentine (arg.) e David Messina (des.)

Deathstroke

Tony S. Daniel (arg. e des.)

The Flash

Robert Venditti (arg.),  Van Jensen (arg.) e Brett Booth (des.)

Gotham Academy

Becky Cloonan (arg.), Brenden Fletcher (arg.) e Karl Kerschl (des.)

Gotham By Midnight

Ray Fawkes (arg.) e Juan Ferreyra (des.)

Grayson

Tom King (arg.), Tim Seeley (arg.) e Mikel Janin (des.)

Green Arrow

Ben Percy (arg.) e Zircher (des.)

Green Lantern

 Robert Venditti (arg.) e Billy Tan (des.)

Harley Quinn

Jimmy Palmiotti (arg.), Amanda Conner (arg.) e Chad Hardin (des.)

Justice League

Geoff Johns (arg.) e Jason Fabok (des.)

Justice League United

Ainda não foi divulgada a equipa criativa.

Lobo

Cullen Bunn (arg.) e Cliff Richards (des.)

Secret Six

Gail Simone (arg.) e Dale Eaglesham (des.)

Sinestro

Cullen Bunn (arg.) e Bradley Walker (des.)

New Suicide Squad 

Sean Ryan (arg.) e Carlos D’Anda (des.)

Superman

Gene Luen Yang (arg.) e John Romita, Jr. (des.)

Superman/Wonder Woman

Peter J. Tomasi (arg.) e Doug Mahnke (des.)

Teen Titans

Will Pfeifer (arg.) e Kenneth Rocafort (des.)

Wonder Woman

Meredith Finch (arg.) e David Finch (des.)

A estreia do “novo” universo DC será na revista Divergence, a revista gratuita da DC Comics para o Free Comic Book Day em Junho. Mais informações em dccomics.com

OS novos títulos da editora vão ser lançados sob a designação genérica DC You.

More from André Mateus

Naruto vol. 10 de Masashi Kishimoto

“Naruto” é um mangá japonês escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto, sobre...
Read More

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *