Comic Con Portugal 2016 com Claremont, Bendis e Harry Potter

Comic Con Portugal 2016
Durante quatro dias a Exponor vai acolher de Chris Claremont, Brian Michael Bendis, André Lima Araújo, Miguel Mendonça, Rafa Sandoval, Alex Maleev, Aché e um painel de Harry Potter, para além de outros convidados da Comic Con já estão confirmados.

Anteriormente realizada ao longo de três dias, a convenção decorrerá agora durante quatro. As datas escolhidas para a Comic Con Portugal 2016 são os dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro. Desta forma, o evento inicia-se na quinta-feira (dia 8, feriado), proporcionando um fim de semana prolongado de imersão na pop culture.

A Exponor, em Matosinhos, volta a ser o local escolhido, sendo que alguns espaços do recinto vão estar interditos por motivos de renovação. Contudo, a organização da Comic Con Portugal encontra-se  a trabalhar em toda a logística e produção necessárias para que estas intervenções não afetem de forma alguma o bom funcionamento da convenção, sendo que se prevê uma melhoria significativa da experiência do visitante.

Durante os quatro dias, vão passar pelo espaço artistas nacionais e internacionais de cinema, séries e banda desenhada, que estarão presentes em painéis com os fãs, sessões de autógrafos e meet&greet. Para além disto, os aficionados podem contar com exposições temáticas, antestreias exclusivas, torneios de videojogos, concursos de Cosplay, merchandising e muitas surpresas por parte das marcas de entretenimento presentes.

All-New X-Men por Stuart Immonen
All-New X-Men por Stuart Immon

Ícones da Marvel na Comic Con Portugal

Os aficionados da Cultura Pop, mais especificamente de banda desenhada, foram surpreendidos com confirmações entusiasmantes, vão  estar presentes no evento dois dos argumentistas que redefiniram a Casa das Ideias.

Brian Michael Bendis

brian michael bendis na comic con portugal 2016Conhecido por ser um dos principais criadores da linha Ultimate da Marvel, Bendis  escreveu todas as edições de Ultimate Spider-Man.  Colaborou em 100 números de X-Men, incluindo o primeiro série de All New X-Men e Uncanny X-Men.

O escritor de Daredevil é também co-criador e consultor da série Jessica Jones da Marvel TV e criador de Powers, que lhe garantiu o prémio Eisner. O galardoado autor, que recentemente lançou Words of Pictures, conta já com várias obras nas listas de bestsellers.

Chris Claremont

chris claremont na comic con portugal 2016O argumentista é globalmente reconhecido pelo seu papel preponderante na saga da Marvel Comics: X-Men, tendo sido o co-criador de muitos dos principais protagonistas deste universo.

Claremont guiou os destinos dos mutantes ao longo de décadas tendo escritos os principais títulos de X-Men e lançado várias séries derivadas, sendo um dos principais responsáveis pela transformação de X-Men num dos maiores sucessos de vendas.  As sagas que escreveu foram  serviram de inspiração para as várias versões dos mutantes no cinema e em séries de animação.

Emigrantes Portugueses

autores portugueses em destaque na comic con portugal 2016
Excerto do terceiro número de Man Plus

Nos últimos anos vários autores Portugueses têm vindo a trabalhar para o mercado de BD norte-americano, este ano a Comic Con destaca dois dos autores publicados pelas duas maiores editoras do EUA.

André Lima Araújo

Formado em arquitetura, André Lima Araújo enveredou pela ilustração em 2011 começando a colaborar, posteriormente, com a Marvel Comis em títulos como: FF, X-Treme X-Men, Fantastic Four, Age of Ultron, Avengers A.I e ilustrou as aventuras do Homen-Aranha nos títulos Spider-Verse e Spidey.

Recentemente publicou Man Plus (Titan Comics), escrito e desenhado por si.

Miguel Mendonça

O autor algarvio desenvolveu vários trabalhos para a DC Comics com destaque para diversas edições de Wonder Woman e ainda Teen Titans.

Miguel Mendonça começou a trabalhar profissionalmente em BD nas séries Grimm Fairy Tales Unleashed #1, Oz, Tales from OZ, Warlord of Oz e The Little Mermaid. Foi um dos autores em destaque na Festival Internacional de BD de Beja em 2014.

Outros Autores  Confirmados

Estão confirmados também a presença de outros autores estrangeiros. São nomes menos sonantes mas que seriam, na maioria dos casos, cabeças de cartaz em outros certames.

Alex Maleev

o ilustrador búlgaro responsável por Daredevil (vol. 2) da Marvel. Para além de Daredevil, Maleev contribuiu para diversas edições, entre Civil War: The Confession, New Avengers #26, #50, New Avengers: Illuminati, Spider-Woman #1-7 ou Mighty Avengers #12-13, todos em colaboração com Brian Michael Bendis.

Alex Maleev na Comic Con Portugal
Capa alternativa de Alex Maleev para o terceiro número de Inhumans Attilan Rising

Para além disto, Maleev tem no portfólio trabalhos para a Dark Horse Comics, Image Comics e DC Comics.

Achdé

O artista francês é responsável pela saga Lucky Luke, desde o desaparecimento do seu criador, Morris.

Achdé cresceu dentro da banda desenhada através de diversos trabalhos para revistas e outras publicações. Em 2003, surgiu a oportunidade de realizar um sonho de infância e desenhar o famoso Lucky Luke, personagem que celebra este ano 70 anos.

Gabriel Hernández Walta

Estudou Belas Artes em Granada e após terminar os estudos dedicou-se à pintura e à ilustração infantil.  Após receber o prémio de banda desenhada INJUVE em 2002, decidiu dedicar-se profissionalmente à ilustração de banda desenhada, levando a cabo uma série de trabalhos para a editora norte-americana IDW Publishing, entre os quais se destacam Clive Barker’s The Thief of Always, The Veil e The Suicide Forest, estes dois últimos com argumento de El Torres.

Também elaborou o argumento e as ilustrações de The Werewolf of Fever Swamp para a editora Scholastic e realizou trabalhos para a Vertigo

Em 2009, começou a trabalhar para a MARVEL, ficando responsável pela ilustração de várias histórias curtas, de fill-ins e do one-shot X-Men: Smoke and Blood”. Em 2012, assinou um contrato exclusivo com A Casa das Ideias e começa a ilustrar, regularmente, Astonishing X-Men e posteriormente Magneto e The Vision.

Rafa Sandoval

Autor envolvido na área da animação, ilustração e storyboards conta com projetos como Fantaghirò e La Hija del Corsário Negro. O seu percurso artístico é marcado por trabalhos em banda desenhada como Hercules, Avengers: The Initiative, X-Men Legacy para a Marvel Comics. Atualmente é um dos artistas artistas de um novo projeto para o renascimento da DC Comics: Hal Jordan and the Green Lantern Corps, tendo anteriormente trabalhado no títulos da editora como Catwoman, Action Comics e Suicide Squad.

Esad Ribic

Possui diversos trabalhos de relevo para a Marvel Comics, incluindo Loki, Silver Surfer: Requiem e o crossover Secret Wars.

Thor por Esad Ribic convidado
Thor por Esad Ribic

Painel Harry Potter

Cinco anos após o último filme de Harry Potter, e com o lançamento de um novo livro sobre o mesmo em julho deste ano, a Comic Con Portugal assinala a ocasião trazendo dos atores da saga, como forma de relembrar a magia deste universo.

Jason Isaacs

jason-isaacsO actor deu vida ao bajulador Lucius Malfoy nos filmes de Harry Potter, ao Coronel Tavington em O Patriota, ao Capitão Gancho e ao Sr. Darling em Peter Pan, ao Capitão Steele em Cercados, a D.J. – o médico de bordo – no clássico de culto O Enigma do Horizonte, a Major Briggs em Green Zone: Combate pela Verdade e ao homem mais inteligente do planeta, o Professor Quincy, em Armageddon.

A nível televisivo, deu vida ao criminoso reincidente Michael Caffee na série Brotherhood da Showtime, a um agente do FBI chamado Peter Connelly na séria norte-americana Dig, a Jackson Brodie em Case Histories, uma série galardoada da PBS, e ao detetive Michael Britten em Awake, uma série dramática caracterizada pelas suas duas realidades paralelas.

Além disso, deu voz ao Inquisidor na versão inglesa de Star Wars Rebels, ao almirante Zhao em Avatar: The Last Airbender, bem como a centenas de personagens em dezenas de videojogos dos quais não se consegue lembrar (deu voz a Satanás duas vezes!).

David Bradley

david-bradleyEm Harry Potter, David Bradley interpreta Argus Filch, o temperamental encarregado de Hogwarts que nunca se separa da sua gata, Mrs. Norris. Para além disto, Bradley é reconhecido pelo seu papel como Walder Frey na série Game of Thrones, e ainda como Abraham Setrakian na série The Strain.

Outros dos filmes em que participou incluem: Capitão América: O Primeiro Vingador,  Um Ano Mais, realizado por Mark Leigh, Nicholas Nickleby, The World’s End e muitos mais.

David ganhou o Prémio Laurence Olivier para Melhor Ator graças ao seu papel secundário na peça Rei Lear, que esteve em cena no National Theater. A sua extensa carreira no teatro inclui um grande número de peças para a Royal Shakespeare Company e colaborou também com o Royal National Theatre.

Foi ainda premiado com o prémio de Melhor Actor Secundário nos BAFTA pelo seu papel na série Broadchurh. A ator participou ainda em outras séries como Doctor Who, Waking The Dead,  Taggart e Blackpool, entre outras.

David Bradley  e Jason Isaacs vão estar presents na Comic Con nos dias 10 e 11 de Dezembro.

Outros Convidados

Ivana Baquero

ivana-bakeroIvana nasceu a 11 de junho de 1994 e frequentou a The American School of Barcelona, completando o ensino secundário em 2012.

Teve a sua grande oportunidade em 2006 quando Guillermo Del Toro lhe deu o papel principal em  O Labirinto do Fauno, o seu aclamado thriller de fantasia.

Em 2007, Ivana recebeu o prémio Goya para Melhor Atriz Revelação, devido ao seu papel em O Labirinto do Fauno, tendo sido também recebido o prémio para Melhor Atriz Revelação por parte da Unión de Actores y Actrices, o Prémio Saturno para Melhor Jovem Atriz e o Prémio Imagen para Melhor Atriz.

Alguns dos seus projetos mais recentes incluem Another Me, um filme da Fox International  realizado por Isabel Coixet, um filme espanhol intitulado El Club de los Imcomprendidos e está preste a lançar dois novos filmes independentes intitulados Gelo e Sister of Mine.

Em 2015, deslocou-se à Nova Zelândia para gravar a série da MTV entitulada As Crónicas de Shannara. A série é baseada no best-seller de Terry Brooks As Pedras Élficas de Shannara.

A actriz vai estar presente na Comic Con no dia 09 de Dezembro.

Rila Fukushima

fukushima-rila-primaryA actriz de Arrow e Ghost In The Shell tem ao longo de mais de uma década tendo participado em campanhas da D&G, da Calvin Klein, da Diesel, da Kenneth Cole e da GAP.

Durante o período em que viveu em Nova Iorque, começou a interessar-se pela representação. Graças a esse interesse, começou a frequentar aulas de representação e participou em audições para diversos papéis. Após um longo e moroso conjunto de audições, conseguiu o seu primeiro papel, vestindo assim a pele de Yukio, a tradutora e guarda-costas de Wolverine (Hugh Jackman).

Após esse primeiro papel, tem trabalhado regularmente tanto para o cinema japonês, como para a televisão japonesa. Mais recentemente, tornou-se uma das atrizes favoritas do público, graças ao seu desempenho no papel de Katana em “Arrow”, a serie de sucesso da CW. Além disso, também teve uma breve participação em A Guerra dos Tronos.

O seu mais recente projeto, onde contracena com Scarlett Johansson, intitula-se Ghost in The Shell e é baseado numa popular manga japonesa.

Durante o período em que viveu em Nova Iorque, começou a interessar-se pela representação. Graças a esse interesse, começou a frequentar aulas de representação e participou em audições para diversos papéis. Após um longo e moroso conjunto de audições, conseguiu o seu primeiro papel, vestindo assim a pele de Yukio, a tradutora e guarda-costas de Wolverine (Hugh Jackman).

Após esse primeiro papel, tem trabalhado regularmente tanto para o cinema japonês, como para a televisão japonesa. Mais recentemente, tornou-se uma das atrizes favoritas do público, graças ao seu desempenho no papel de Katana em “Arrow”, a serie de sucesso da CW. Além disso, também teve uma breve participação em “A Guerra dos Tronos”. O seu mais recente projeto, onde contracena com Scarlett Johansson, intitula-se Ghost in The Shell e é baseado numa popular manga japonesa.

Brian Muir – Star Wars Memoboralia

Um dos escultores mais respeitado na indústria cinematográfica. Durante a sua extensa carreira de 48 anos na indústria cinematográfica, Brian trabalhou em mais de 70 grandes filmes, todos listados no seu site com uma seleção de fotografias impressionantes.

É conhecido do grande público em particular devido ao trabalho que realizou para Star Wars, tendo esculpido o agora famoso Darth Vader. Também esculpiu a armadura dos Storm Troopers, o Death Star Droid, CZ 3 e os acabamentos do C3PO.

Building Star Trek – Documentário

Um documentário que comprova que Star Trek continua a ser o único programa televisivo a alterar o curso da nossa história, mesmo 50 anos depois do seu começo!

O documentário irá mostrar cenas espetaculares das series originais destacando as inovações cientificas e todos os equipamentos e aparelhos que inspiraram gerações. Através do uso de arquivos e grafismos, o documentário irá proporcionar uma viagem no tempo recuando até aos anos 60, que nos permitirá comprar e verificar o contraste existente entre os EUA da altura e o universo de Star Trek.


São estes os nomes que já estão confirmados para a Comic Con Portugal 2016, sendo possível que ainda existam alguns nomes por anunciar.

Tags from the story
,
Written By
More from aCalopsia

Outcast Volume 3: Uma Pequena Luz

Toda a vida, Kyle Barnes foi perseguido por influências demoníacas, e, para...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *