Comic Con Portugal 2015 com Azzarello, Risso, Canales e Pellejero

Já são conhecidos os primeiros convidados da segunda edição da Comic Con Portugal, que se vai realizar de 4 a 6 de Dezembro de 2015.

Brian Azarrello e Eduardo Risso – a dupla da premiada e aclamada série 100 Bullets, publicada pela Vertigo  – são os primeiros nomes da BD norte-americana que foram anunciados.

AzzarelloAzzarello, começou a sua carreia com editor da Comico, tendo começado a trabalhar para a DC Comics em 1997 tendo inciado no ano seguinte um prolifera e bem sucedida colaboração com Eduardo Risso com a publicação da mini-série Johnny Double, para o selo editorial Vertigo. Em 1999 a dupla iniciou a publicação da série 100 Bullets, série que ao longo de cem números foi uma referência da Vertigo, tendo inclusivé sido galardoada com o prémio Eisner.

A parceria de Azzarello e Risso também se estendeu por outros trabalhos como Batman: Broken City, e numa história para a Wednesday Comics, Spaceman e na sequela de 100 Bullets, Brother Lono.

Em colaboração com Lee Bermejo, Azzarrello realizou Joker, Lex Luther e Roscharch, uma das prequelas de Watchmen, tendo também escrito a prequela Comedian, ilustrada por J.G. Jones. O argumentista colaborou com Jim Lee em Superman: For Tomorrow, e escreveu entre outros títulos Hellblazer, Deathblow, e várias histórias curtas.
Em 2011 quando a DC Comics relançou toda a sua linha editorial como “Os Novos 52”, Azzarrello e Cliff Chiang reinventaram a Mulher Maravilha no título Wonder Woman.

Actualmente o argumentista está a colaborar com Frank Miller na sequela de Batman: O Cavaleiro das Trevas: The Dark Knight III: The Master Race.

rissoEduardo Risso é um autor argentino que nasceu em 1959 e que tem uma prolifera carreira, na Argentina, Europa e Estados Unidos.

Risso começou a trabalhar como autor de BD em 1981 para o jornal La Nación e para as revistas Eroticón e Satiricón. Em 1987 publicou o álbum Parque Chas, com argumento de Ricardo Barreiro, a história foi originalmente serializada nas revista Fierro na Argentina, pela Totem em Espanha, Comic Art em Itália e posteriormente editada no formato álbum em vários países.

Em 1988 Risso começou a colabora com Carlos Trillo em Fulù, série realizada para o mercado europeu. A dupla colaborou ainda em outros àlbuns como Simon: An American Tale, Boderline e Chicanos.

Em 1997, Eduardo Risso estreou-se no mercado norte-americano com Aliens: Wrath, tendo no ano seguinte iniciado uma bem sucedida parceria com Brian Azzarello.

O autor argentino tem alguns do seus trabalhos editados em Portugal, tendo estado presente em 2003 no AmadoraBD, numa visita promovida pela VitaminaBD.

ProcessRisso2_1113

A BD espanhola vai voltar a estar em destaque na CCPT, sendo que os primeiros autores espanhóis a serem anunciados é a dupla responsável por suceder a Hugo Pratt na série Corto Maltese: Juan Diaz Canales e Rubén Pellejero.

CanalesArgumentista e realizador de filmes de animação, Juan Diaz Canales é conhecido por ser o argumentista da popular e premiada série “Blacksad”, ilustrada por Juanjo Guarnido.

A série antropomórfica editada actualmente pela Arcádia, e que foi originalmente editada em Portugal pela Asa, tem recebido vários prémios, incluindo o cobiçado Eisner.

PellejeroNascido na década de 1950, Rubén Pellejero é um desenhador espanhol e um nome reconhecido na banda desenhada franco-belga, tendo publicado nas revista espanholas Cimoc e Cairo Em 1982, o artista iniciou um prolifera colaboração com o argumentista Jorge Zentner, com criou a série Dieter Lumpen, para além de terem colaborado outras obras como “El silencio de Malka”, galardoado com o prémio de melhor álbum estrangeiro publicado em França em Angoulême.

Lançou-se no mercado francês com o argumentista Denis Lapière, tendo publicado grandes êxitos, como “El vals del gulag”.

6229
Inscrições e um área maior.

A segunda edição da Comic Com Portugal vai contar com mais 10 mil metros quadrados do que em 2014, pelo que irá ocupar uma área de 45 mil metros quadrados. Já se encontram abertas as inscrições para os autores e expositores que queiram participar na edição deste ano do evento.

Formas de participação no evento:

  1. Expositor.
  2. Bancas Amadoras (micro-empresas e empresários em nome individual ou amadores que se enquadram no âmbito do evento).
  3. Artists’ Alley ( Autores de BD / ilustradores profissionais ou amadores ).
  4. Game Dev ( micro-empresas e empresários em nome individual dedicados ao desenvolvimento de vídeo-jogos ).

O prazo de inscrição que termina a 26/06/2015, após o qual o valor de participação será mais elevado.

Para informações sobre participação no Artists’ Alley , enviar e-mail para artistsalley@comic-con-portugal.com

Para informações sobre participação como Bancas Amadoras, Game Dev ou Expositor, enviar e-mail para expositores@comic-con-portugal.com

O site do evento já tem algumas informações sobre a edição deste ano que podem ser consultadas em www.comic-con-portugal.com.

Written By
More from Bruno Campos

Um pequeno balanço de 2017

Terminou um ano que foi pelo menos, aparentemente, um bom ano para...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *