Collider, o filme, a BD e a colisão com a DC Comics

“Collider” é o nome de um projecto multiplataformas que incluí um filme e uma BD. Concebido por  Nuno Bernardo, fundador da BeActive, em 2009 e desenvolvido nos últimos meses, numa co-produção internacional com irlandeses e norte-americanos.

“Collider” é uma história de ficção científica sobre uma viagem no tempo para resgatar a Humanidade da extinção. A história é protagonizada por seis personagens, que acordam no futuro, em 2018, num hotel abandonado e num mundo prestes a colapsar, onde tentarão encontrar a solução para reverter esse cenário e regressar ao presente.

Para a versão da história em BD, o produtor português entregou o projecto a uma equipa internacional de autores, liderada por Mike Garley (texto) e Gareth Gowran (desenho). Estiveram envolvidos doze artistas na concepção gráfica e na produção desta banda desenhada durante um período de 10 meses.

No Outono de 2012 a banda desenhada foi transformada em curtas-metragens usando a técnica de motion comics e divulgadas no YouTube, tendo obtido mais de 250.000 visualizações. Recentemente, estes filmes de curta-metragem foram exibidos no Festival Internacional de Cinema de Galway, na Irlanda.

O livro de BD relata o passado de cada personagem antes de acordar no hotel abandonado no campus do CERN no ano 2018 (o momento em que o filme começa). As diversas histórias foram editadas em fascículos no início do ano, tendo chegado recentemente às lojas da especialidade nacionais a compilação desse material.

Em Julho DC Comics publicou, através do selo editorial Vertigo, o primeiro número da revista mensal Collider, escrita por Simon Olivier com arte de Robbi Rodriguez e capaz de Nathan Fox, pouco depois foi anunciado que a série iria mudar o nome para “FBP: Federal Bureau of Physics”, devido ao facto de a produtora portuguesa já ter registado previamente a marca para uso a nível global. A mudança do título de revistas por estes motivos não é incomum, contudo costuma acontecer antes de serem comercializadas.

O filme, cujas rodagens decorreram em Dublin em 2012, é realizado pelo irlandês Jason Butler e conta com a participação dos actores portugueses Teresa Tavares e Marco Costa.

O filme estreia nas salas de cinema nacionais em Novembro.

Sinopse:

Quando uma experiência científica corre da pior maneira possível, o mundo enfrenta os dias mais negros da história da humanidade, já à beira da extinção. Peter, Alisha, Carlos, Fiona Luke e Lucia acordam num hotel abandonado em 2018, perto do CERN, onde se encontrava o maior acelerador de partículas do mundo, o Collider. Eles vão tentar descobrir a verdadeira história por detrás das experiências do Collider, que desencadearam o início do Apocalipse, enquanto lutam para reverter a linha do tempo, antes que tudo esteja perdido

Para mais inforamçõe: Facebook, site.
Tags from the story
,
Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *