Colecção Jonathan

Colecção Jonathan do Público e Asa

O PÚBLICO e a ASA trazem uma selecção de 10 títulos inéditos em álbum com algumas das melhores aventuras de Jonathan, o herói de Cosey.

Sem ser nem herói nem anti-herói, Jonathan encarnou, desde o seu aparecimento na revista Tintin em 1975 (em 1976, na edição portuguesa), uma banda desenhada nova, onde a aventura é também interior. Esta singularidade fica naturalmente a dever-se ao criador da série, Cosey, que tão bem soube plasmar no protagonista os seus próprios sentimentos, as suas interrogações, as suas impressões de viagens e os seus gostos artísticos, dando assim azo a uma espécie de ficção auto-biográfica.

Esta colecção apresenta uma selecção das melhores histórias do personagem e será distribuída às quartas-feira, a partir do dia 27 de Abril, com o jornal Público por mais 5,50€.

As capas e sinopses da Colecção Jonathan

Jonathan_01

01 – Lembra-te, Jonathan…

Distribuição: 27 de Abril

Algures no coração dos Himalaias, nos confins do Nepal e do Tibete, Jonathan deambula em busca da sua memória. Fugido de uma clínica psiquiátrica onde esteve internado três meses, ele não tem qualquer recordação do seu passado. Sente apenas uma força interior que o impele rumo ao Tibete e que, à medida que Jonathan se vai aproximando dos Himalaias, lhe vai dando cada vez mais a certeza de que o seu destino está intimamente ligado ao dos seus habitantes. Mas o caminho é ainda longo e as recordações, por vezes dolorosas…

Jonathan_02

02 – E a Montanha Cantará para Ti

Distribuição: 04 de Maio

Três anos volvidos sobre a sua primeira aventura, Jonathan, ainda nos Himalaias, é apanhado por uma tempestade de neve. Refugiado numa gruta, ouve um misterioso som que ressoa várias vezes na montanha e que acaba por o guiar até um oásis verde, banhado por uma nascente de água quente, onde ele encontra uma jovem que tem tanto de encantadora como de inquietante. Mas, mais ainda, acaba por o levar a partilhar, em plenos Himalaias, uma surpreendente amizade com um homem que ele deveria odiar profundamente…

Jonathan_03

03 – Descalça sob os Rododendros

Distribuição: 11 Maio

Jonathan encontra-se agora instalado na aldeia de Purang, participando na vida comunitária a troco de guarida e alimentação. Certa noite tem a sensação de estar a ser observado e, tentando perceber o que se passa, cedo conclui que não está sozinho: há uma criança selvagem a rondar a sua casa. Com muita paciência, Jonathan consegue conquistar a sua confiança e dispõe- se a ajudá-la. E, através das páginas do seu diário, ir- nos-á narrando a descoberta desta insólita personagem, simultaneamente surpreendente e cativante.

Jonathan_04

04 – O Berço do Bodisatva

Distribuição: 18 de Maio

Em Leh, capital do antigo reino tibetano de Ladakh, Jonathan e Drolma encontram Nancy, uma antiga enfermeira da clínica psiquiátrica. Ela propõe-lhes servirem de guias a uma expedição da Cruz Vermelha Internacional que tem por objectivo o mosteiro budista de Theksey, na zona fronteiriça do Tibete ocupado. A missão, contudo, é altamente secreta, pois transporta também medicamentos destinados à Resistência tibetana. Pelo caminho, Drolma faz uma descoberta sur preendente… Qual será, afinal, o segredo de Theksey Gompa?

Jonathan_05

05 – O Espaço Azul entre as Nuvens

Distribuição: 25 de Maio

Em Srinagar, capital da Caxemira, Jonathan decide escolarizar Drolma, sempre ávida de conhecimentos. Enquanto espera pelo fim do trimestre encontra um velho coronel inglês, enclausurado num castelo perdido no meio das montanhas. Durante a sua estadia em casa de Lord Stamford, conhece uma jovem rebelde tibetana, sua protegida. Pouco a pouco, descobre a razão do isolamento do velho inglês e a sua dedicação à causa tibetana: os erros do passado são por vezes fardos bastante pesados que somos obrigados a carregar para o resto da vida…

Jonathan_06

06 – Douniacha, há quanto tempo…

Distribuição: 01 de Junho

Jonathan continua as suas deambulações pelos Himalaias, desta feita numa região remota do Tibete, próxima da fronteira com a China. Drolma, a jovem tibetana que o acompanha, sonhou que numa pequena aldeia chinesa há um europeu doente que lhes pede socorro. Sem hesitar, ambos se dispõem a ajudar o desconhecido e, após uma arriscada incursão em território chinês, acabam por o localizar. Que fará um cidadão russo naquele fim de mundo? E como ajudá-lo a regressar ao seu país sem serem capturados pelo Exército chinês?

Jonathan_07

07 – Kate

Distribuição: 08 de Junho

Jonathan pretende comprar uma belíssima thanka no mercado de Srinagar, mas Kate, uma jovem americana, oferece ao vendedor o dobro do preço e acaba por arrematá-la. Para se desculpar, a jovem convida o nosso herói para uma recepção na Embaixada dos E.U.A., a fim de lhe oferecer uma outra thanka da sua colecção. Aí, ambos descobrem uma paixão comum pela cultura indiana e Jonathan deixa-se convencer a alinhar numa expedição em busca do lendário “Castelo do Pássaro Branco”. Pelo caminho, Kate manifesta receios inexplicados…

Jonathan_08

08 – Neal e Sylvester

Distribuição: 15 de Junho

Com o início da monção, Jonathan dirige-se para a planície. Pelo caminho encontra Neal e Sylvester, sendo que o primeiro é filho de um artista e o segundo é o amigo imaginário do primeiro. O rapaz anda à procura do pai, desaparecido enquanto realizava uma gigantesca escultura de tela na montanha. Foi descoberto um corpo com os documentos do artista, mas Neal não acredita nesta morte. E a verdade é que, quanto mais Neal se aproxima do seu objectivo, mais Sylvester se apaga do seu espírito…

Jonathan_09

09 – Atsuko

Distribuição: 22 de Junho

Preparando-se para abandonar a Birmânia, actual Myanmar, Jonathan conhece Atsuko, uma turista japonesa que anda à procura do local onde viveram os seus avós durante a ocupação nipónica da Segunda Guerra Mundial. A busca centra-se sobretudo na tia-avó da jovem, Hisa, misteriosamente desaparecida nas vésperas do seu casamento. A troco da ajuda do nosso herói, a jovem promete dar-lhe a conhecer o Japão. E Jonathan nunca foi homem de recusar um convite para uma viagem, sobretudo não sabendo onde esta última o poderá levar…

Jonathan_10

10 – Aquela que foi

Distribuição: 29 de Junho

Aquela que foi Num mercado no Sul da Índia, Jonathan é surpreendido pelo canto de um mainá que lhe traz à memória tempos passados. Depois comprar o pássaro falante, Jon decide partir à procura da jovem indiana sua proprietária, April, que ele conhecera vinte anos atrás. Esta, por sua vez, anda em busca de uns documentos que, uma vez na sua posse, lhe permitirão incriminar e fazer condenar o assassino dos seus pais, de nome Tigre Vermelho. Uma busca assaz perigosa, mas para a qual ela vai contar com a preciosa ajuda do seu amigo de infância.

Written By
More from aCalopsia

Kenshin Vol. 8

Kenshin parte para Quioto para se encontrar com Sishio Makoto, o hirokiri...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *