Colecção Blake e Mortimer da Asa e Público

A colecção Blake e Mortimer trás de volta, ao público português, dois súbditos de Sua Majestade britânica estão no centro de uma banda desenhada que têm fascinado sucessivas gerações de leitores. Blake e Mortimer são os heróis dessas aventuras fantásticas e envolventes, criadas por Edgar Pierre Jacobs e continuadas pelas duplas Benoit-Van Hamme e Juillard-Sente.

Editada em parceria entre a Edições Asa e o jornal Público, a colecção Blake e Mortimer, marca o regresso da série numa edição de luxo, composta por 18 livros de capa dura, lombada forrada a tecido e gravada a dourado.

A colecção Blake e Mortimer começa a ser publicada a partir de 08 de Outubro de 2008.


01. O Segredo do Espadão Tomo I: A Perseguição Fantástica

colecção Blake e Mortimer vol. 0108-10-2008

Em 1947, fala-se de paz em todo o mundo. Excepto no misterioso e pouco conhecido Império Amarelo de Basam Damdu, que mantém o Tibete sob uma ditadura férrea. Em poucas horas, uma ofensiva fulgurante das suas tropas neutraliza a resistência nas principais capitais mundiais, que ficam reduzidas a escombros.

Na base militar britânica de Scaw-Fell, o professor Philip Mortimer trabalha dia e noite no desenvolvimento de uma arma secreta com capacidade para neutralizar os exércitos do ditador asiático.

Informado pelos seus espiões, Olrik, um aventureiro inteligente e pouco escrupuloso que pôs o seu talento ao serviço de Basam Damdu, desencadeia um ataque aéreo contra a base. Mas é demasiado tarde: Mortimer e o capitão Francis Blake conseguem fugir a bordo do Golden Rocket. O seu destino é uma instalação secreta onde podem continuar a desenvolver o misterioso Espadão. O destino, porém, é longínquo e os caminhos estão repletos de perigos…

02. O Segredo do Espadão Tomo II: A Evasão de Mortimer

colecção Blake e Mortimer vol. 0215-10-2008

Olrik consegue capturar Mortimer após uma perseguição tenaz. Antes de ser detido, o cientista esconde os planos do ambicionado avião-foguete de combate. Apesar das ameaças e pressões, o herói resiste a revelar o que sabe. O capitão Blake consegue infiltrar Nasir, um sargento do Makran Levy Corps, na prisão de alta segurança onde foi colocado Mortimer e passar-lhe instruções no sentido de fingir que colabora com Olrik.

O cientista convence os seus carcereiros que perdeu os planos do projecto, mas que está disposto a reconstituí-lo – ganha assim um preciso tempo para que Blake organize a evasão. Mortimer fornece falsas informações enquanto tenta comunicar aos amigos o local onde está escondido o projecto. Basam Damdu é que não está disposto a esperar mais e Mortimer começa a ficar em perigo.

Nasir avisa Blake de que a libertação do cientista, tal como a recuperação do plano perdido, se tornou uma questão de vida ou morte…

03. O Segredo do Espadão Tomo III: SX1 Contra-Ataca

colecção Blake e Mortimer vol. 0322-10-2008

Depois de uma fuga espectacular, Blake e Mortimer chegam à base secreta da resistência nas falésias do Makran, algures no Médio Oriente. A coberto das suas temíveis defesas, e enquanto Blake se encarrega da segurança, o professor Mortimer termina o primeiro protótipo do espadão: o SX1.

Olrik, caído em desgraça após a fuga de Mortimer, ainda não disse a última palavra. Introduz-se sob identidade falsa na fortaleza subterrânea, fazendo-se passar por um especialista em energia atómica, a identidade ideal para lhe abrir as portas dos pontos mais nevrálgicos da base secreta. Debaixo de terra e do mar, inicia-se então uma empolgante corrida contra-relógio entre Olrik e os dois heróis.

Conseguirão desmascarar o logro e neutralizar o traidor antes que seja demasiado tarde?

Terão tempo para terminar o Espadão, última esperança do mundo livre, antes que Basam Damdu envie as suas tropas para um ataque final e devastador às falésias do Makran?

04. O Mistério da Grande Pirâmide Tomo I: O Papiro de Máneton

colecção Blake e Mortimer vol. 0429-10-2008

Philip Mortimer decidiu passar férias no Cairo com Nasir, o seu fiel empregado. Encontra-se com o velho amigo Ahmed Rassim Bey, conservador do Museu das Antiguidades Egípcias, que lhe dá a oportunidade de satisfazer a sua paixão pela egiptologia.

O professor convida-o a ajudar a decifrar as suas últimas descobertas: papiros provenientes do invólucro de uma múmia da época ptolemaica. O seu entusiasmo é tal que nem dá atenção às suspeitas de Nasir que, desde a sua chegada ao aeroporto, tem a impressão de que são seguidos por um misterioso Lincoln preto. Mortimer mergulha na investigação e fica estupefacto ao descobrir que um dos fragmentos parece ter sido escrito por Manethon, o único historiador egípcio conhecido cuja obra se encontrava desaparecida há dois mil anos.

A surpresa é total quando Mortimer e Bey se apercebem de que o fragmento em questão fala da “câmara de Hórus”, a mítica cripta na qual estariam guardados tesouros incalculáveis…

05. O Mistério da Grande Pirâmide Tomo II: A Câmara de Hórus

colecção Blake e Mortimer vol. 0505-11-2008

O capitão Francis Blake é assassinado no Aeroporto de Atenas, quando procurava juntar-se ao seu amigo Mortimer.

Olrik parece ter vencido a primeira batalha pela posse do legado de Hórus. Desesperado, Mortimer jura vingar o seu amigo e entra em acção. Mas as pistas são poucas e incompreensíveis.

Um enigmático cidadão egípcio, Abdel Razek, adverte Mortimer de que deve ter cuidado com a equipa de arqueólogos chefiados pelo professor Grossgrabenstein, um colérico egiptólogo que efectua escavações perto da Grande Pirâmide. O seu encarregado, um brutamontes chamado Sharkey, tenta agredir o ancião, mas Mortimer impede-o, conquistando assim a estima de Razek. Estranhos acontecimentos ocorrem no local das escavações.

Com a ajuda de Blake, que simulou a sua morte para melhor iludir Olrik e os seus cúmplices, Mortimer vai até ao centro da Grande Pirâmide, onde nem tudo é o que parece e onde ocorrem estranhos e inexplicáveis acontecimentos…

06. A Marca Amarela

colecção Blake e Mortimer vol. 0612-11-2008

As incríveis proezas da Marca Amarela, um misterioso criminoso, fazem as primeiras páginas dos jornais londrinos e animam a vida na City. E não é caso para menos: assalto ao Banco de Inglaterra, roubo de um Gainsborough na National Galery e, para terminar, furto da coroa real de Inglaterra… Nada parece detê-lo.

O capitão Francis Blake é o homem escolhido pelo Governo para ajudar a Scotland Yard a esclarecer o caso e a descobrir a identidade da Marca Amarela. Blake recorre ao seu amigo Philip Mortimer, cujos conhecimentos científicos se revelarão preciosos para deslindar este caso.

Depois dos roubos começam os raptos – um médico de renome, um editorialista famoso e um juiz eminente desaparecem sob o olhar impotente da polícia. Os três homens pertenciam ao Centaur Club e eram amigos, tal como o professor Septimus, um célebre psiquiatra. Este último está convencido de que a Marca Amarela é um génio do mal e que ele será a sua próxima vítima…

07. O Enigma da Atlântida

colecção Blake e Mortimer vol. 0719-11-2008

De férias nos Açores, o professor Mortimer faz uma descoberta espantosa. Ao explorar uma gruta encontra um metal desconhecido com surpreendentes propriedades radioactivas e luminescente. Lembra-se imediatamente do oricalco, o misterioso metal que, na narrativa de Platão, os atlantes consideravam tão precioso como o ouro.

A descoberta é suficientemente importante para que avise o seu amigo, o capitão Blake, que se desloca até à ilha de S. Miguel. Os acontecimentos precipitam-se quando alguém rouba a amostra que Mortimer tinha deixado em casa.

Os dois heróis decidem voltar à gruta para fazer novas recolhas. Vão acompanhados por um guia e o assistente que, na realidade, é Olrik, o mortal inimigo dos heróis. Inicia-se uma descida às entranhas da terra, onde vão viver uma extraordinária aventura.

Encontram os habitantes do continente perdido da Atlântida e arriscam a vida para salvaguardar a paz no império atlante antes de regressarem ao nosso mundo.

08. S.O.S. Meteoros

colecção Blake e Mortimer vol. 0826-11-2008

A Europa ocidental é assolada por fenómenos meteorológicos de alarmante amplitude, que afectam a vida de milhões de homens. O professor Mortimer foi incumbido pelo Governo britânico de investigar as causas desta situação e desloca-se a Paris para se encontrar com o seu colega e amigo Labrousse, director dos serviços de meteorologia franceses.

Um estranho acontecimento desvia Mortimer das suas preocupações científicas: o motorista de táxi incumbido por Labrousse de o ir buscar à estação desaparece misteriosamente numa noite de tempestade. O herói foi o último a vê-lo com vida e torna-se assim o principal suspeito da polícia.

O cientista decide desvendar o novo enigma e pede ajuda ao capitão Blake que também está em França. Este último, chefe do serviço de espionagem britânico MI5 está na pista de uma rede de espionagem, cuja base parece situar-se em Paris. Mas não chegam a encontrar-se porque, entretanto, Mortimer também desaparece sem deixar rasto…

09. A Armadilha Diabólica

colecção Blake e Mortimer vol. 0903-12-2008

O cientista Miloch, inventor de uma máquina que controlava as condições atmosféricas (SOS Meteoros), nomeia Mortimer seu herdeiro universal.

Esquecendo toda a prudência e ignorando os avisos do seu amigo Blake, o herói toma contacto com o Cronóscafo, uma máquina de viajar no tempo concebida por Miloch. Como o herói irá descobrir à sua própria custa, o engenho encerra uma armadilha para fazer Mortimer desaparecer.

A curiosidade científica sobrepõe-se à prudência e o herói experimenta a máquina, mas vê-se obrigado a percorrer os séculos passados e futuros antes de regressar ao seu tempo: confronta-se com animais pré-históricos, enfrenta uma sublevação camponesa na Idade Média e debate-se com um tirano cruel que escravizou a humanidade num tempo futuro pós-apocalíptico.

Mortimer quase sucumbe nas viagens, mas o seu espírito analítico e racional consegue identificar a anomalia na máquina, controlar a situação e evitar a morte que lhe estava destinada.

10. O Caso do Colar

colecção Blake e Mortimer vol. 1010-12-2008

Blake e Mortimer deslocam-se a Paris para uma acareação com o seu velho inimigo Olrik. Mas, no trajecto para o tribunal, o coronel consegue evadir-se de forma espectacular.

O episódio não surpreenderia sobremaneira os dois amigos se o seu antagonista não os desafiasse a detê-lo antes de voltar a cometer novo crime. Sir Williamson, um riquíssimo coleccionador britânico, tenciona oferecer à rainha Isabel o colar de Maria Antonieta que dera origem ao estrondoso escândalo que, no final do Antigo Regime, prenunciara a Revolução Francesa.

A célebre jóia será exibida numa recepção oferecida na mansão do joalheiro Duranton. É o momento escolhido por Olrik para atacar, roubando o colar nas barbas de Blake e Mortimer. Para deslindar este caso, os dois heróis vão conduzir uma investigação nas ruas e no subsolo da capital, percorrendo as catacumbas, montando dispositivos de vigilância e organizando perseguições, em busca do esconderijo de Olrik e dos seus cúmplices.

11. As 3 Formulas do Professor Sato Tomo I: Mortimer em Tókio

colecção Blake e Mortimer vol. 1117-12-2008

Um ryu (dragão voador das lendas japonesas) provoca um acidente mortal com um avião militar em Tóquio. O acontecimento desperta a curiosidade de Mortimer, que se encontra em Quioto para dar conferências e é alvo de uma tentativa de rapto. As duas situações têm em comum Sato, especialista em cibernética e amigo de Mortimer.

O cientista japonês inventou uma máquina destinada a substituir o homem nas fases mais perigosas da exploração cósmica – um andróide voador que é possível multiplicar através de um processo de partenogénese electrónica. Sato pede ajuda a Mortimer. Revela-lhe que o essencial do seu invento se resume a três fórmulas, inutilizáveis separadamente, que ele teve o cuidado de guardar em três bancos diferentes.

Sentindo-se ameaçado, entrega a Mortimer as procurações que, em caso de necessidade, lhe permite o acesso aos preciosos documentos. Kim, o assistente de Sato, surpreende esta conversa e avisa Olrik, o eterno adversário de Blake e Mortimer…

12. As 3 Formulas do Professor Sato Tomo I: Mortimer em Tókio

colecção Blake e Mortimer vol. 1224-12-2008

A pedido de Mortimer, Blake desloca-se a Tóquio com o objectivo de resolver um caso que, segundo o cientista lhe transmitiu, poderá ser da competência do MI5. Ignorando a presença de Olrik no Japão, Blake fica bastante surpreendido por não ter o amigo à espera no aeroporto.

A ida ao hotel no qual Mortimer se hospedou também não o tranquiliza, pois o professor não está lá. Após uma rápida busca ao quarto, Blake não tarda a convencer-se de que Mortimer voltou a meter-se em trabalhos. Com efeito, o cientista encontra-se sob a apertada vigilância de um robô concebido por Sato, do qual Olrik conseguiu apropriar-se. Kim, o traidor assistente do cientista japonês, fabrica um segundo robô à imagem de Mortimer que Olrik tenciona utilizar, não para iludir os bancos e recuperar as três fórmulas de Sato, mas para eliminar definitivamente Blake.

No laboratório, a linha de montagem de andróides descontrola-se, produzindo uma série de réplicas disformes de Mortimer…

13. O Caso Francis Blake

colecção Blake e Mortimer vol. 1331-12-2008

O escândalo rebenta na imprensa londrina: há uma toupeira no Intelligence Service. Uma fotografia tirada pelos agentes do MI5 revela o rosto de Francis Blake.

A estupefacção é geral. Mortimer teima em acreditar que o seu amigo agiu contra vontade, mas os primeiros dados da investigação afastam essa hipótese: com um nome falso, Blake abriu uma conta para a qual são transferidas grandes quantias provenientes das Bahamas, e da qual ele levantou 30 mil libras esterlinas, dez vezes mais do que o seu vencimento anual. Para complicar ainda mais a situação, Mortimer encontra aquele dinheiro escondido no apartamento partilhado pelos dois amigos.

O MI5 quer julgar Blake por alta traição, ou até abatê-lo, se necessário, mas Mortimer decide procurar o amigo por sua conta e risco. Só tem uma pequena pista: a última vez que se encontraram no Centaur Club Blake mencionou o “local ideal para fugir às preocupações”: o cottage de uma prima no Yorkshire…

14. A Conspiração Voronov

colecção Blake e Mortimer vol. 1407-01-2009

Em 1957, os EUA e a União Soviética travam uma guerra sem tréguas pela conquista do espaço. Na base aeroespacial de Baikonur, e apesar do risco iminente de uma chuva de meteoritos, o comandante militar obriga o professor Ilioutchine, chefe do projecto científico, a lançar um foguetão.

Atingida por meteoritos, a nave espacial despenha-se e a equipa incumbida de recolher os destroços é dizimada por um misterioso vírus. Moscovo ordena a destruição de qualquer vestígio do agente mas Voronov, chefe da clínica do KGB situada na base, isola o organismo vindo do espaço. Utiliza-o para assassinar os dirigentes do Kremlin que, segundo ele, atraiçoam o pensamento do líder Estaline, e também os chefes de Estado ocidentais.

A sua assistente consegue passar para o Ocidente uma amostra do vírus mortal. Inicia-se um dramático contra-relógio entre a dupla Mortimer e Blake e o sinistro Voronov, que tem em Olrik uma segunda arma secreta…

15. O Estranho Encontro

colecção Blake e Mortimer vol. 1514-01-2009

Em Outubro de 1777, um pequeno grupo de soldados britânicos vagueia pelas densas florestas dos montes Adirondacks, nos Estados Unidos.

Perseguidos pelas tropas americanas e pelos índios oneidas, são chefiados pelo major Lachlan Mcquarrie, um fidalgo escocês sem fortuna. Ao anoitecer refugiam-se numa clareira isolada mas durante a noite uma luz irreal invade a floresta. Procurando a origem do estranho fenómeno, Mcquarrie vê três raios coloridos cair do céu. Aproxima-se e desaparece no meio de um clarão, ao mesmo tempo que os misteriosos raios.

O corpo do oficial é encontrado 177 anos depois no Estado do Colorado. Estranhamente, parece ter morrido por asfixia minutos antes. Traz consigo uns óculos escuros feitos de um material desconhecido na terra e uma mensagem falando de plutónio, choupos e um misterioso rei amarelo. Blake e Mortimer viajam até aos Estados Unidos, onde descobrem uma das mais aterradoras conspirações com que foram confrontados…

16. Os Sarcófagos do 6º Continente Tomo I: A Ameaça Universal

colecção Blake e Mortimer vol. 16

21-01-2009

A capital belga prepara-se para receber os países que vão exibir a sua cultura e projectos científicos. Quando a Exposição Universal de Bruxelas de 1958 está prestes a abrir, uma terrível ameaça paira sobre o mundo. Violentos fenómenos eléctricos, de origem desconhecida, destroem os pavilhões.

Dirigido por um misterioso imperador índio ressuscitado, um movimento terrorista do Terceiro Mundo escolheu a exposição para levar a cabo os primeiros actos de desestabilização do Ocidente. Philip Mortimer foi designado pelo seu país para dirigir o pavilhão da British Industry. Este estará ligado a Halley, a base científica britânica situada na Antárctida e os visitantes poderão ouvir, em directo, os batimentos do coração do 6º continente.

A partir de uma base secreta chamada Gondwana, também localizada na Antárctida, os terroristas vão usar as ondas da ligação estabelecida entre Halley e Bruxelas para tentar destruir a exposição universal com uma nova e temível arma.

17. Os Sarcófagos do 6º Continente Tomo II: Duelo de Espíritos

colecção Blake e Mortimer vol. 1728-01-2009

A inauguração da Exposição Universal de Bruxelas está comprometida pelas manifestações sobrenaturais que destroem os diversos pavilhões. Blake, Mortimer e Nasir põem-se a caminho da Antárctida para descobrirem a misteriosa origem dos terríveis dilúvios eléctricos.

No entanto, ignoram ainda o terrível segredo oculto no gelo do 6º continente.nMortimer, em particular, interroga-se se o seu caminho vai voltar a cruzar-se com o de Açoka, o milenário imperador indiano pai de Gita, a princesa cuja memória continua viva no coração do cientista britânico. Após uma escala na África do Sul, os três protagonistas embarcam no navio La Madeleine e rumam ao oceano Antárctico.

Nesta região desértica e glacial vão enfrentar mil e um obstáculos, lutar contra a fúria dos elementos, sofrer violentos abalos sísmicos e reencontrar os seus velhos inimigos. Vão também conhecer o fantástico invento do professor Labrousse, um submarino revolucionário capaz de se deslocar sob o gelo.

18. O Raio «U»

colecção Blake e Mortimer vol. 04-02-2009

É a única aventura desta colecção que não tem como protagonistas Blake e Mortimer, os heróis criados por Jacobs. Esta história decorre numa Terra imaginária dividida entre os estados inimigos da Norlândia e da Austrádia.

Na pacífica Norlândia, o professor Marduk e a sua assistente, a bela Sylvia Hollis, inventaram uma arma inovadora, o poderoso Raio “U”, mas precisam de urádio para a pôr a funcionar.

Com a ajuda de Lord Calder, um célebre explorador local, e do seu fiel Adji, Marduk inicia uma expedição pelas regiões selvagens da Norlândia em busca do tão desejado minério. Ao longo da expedição enfrentam dinossauros, serpentes e tigres gigantes, além de uma tribo de homens-macacos. Têm ainda de se haver com os malévolos ardis de Dagon, um espião austradiano.

Apesar das vicissitudes e atribulações da viagem, acabam por encontrar urádio em Urakowa, uma ilha vulcânica habitada por uma civilização semelhante à dos astecas.

Nota informativa disponibilizada pelo autor, editor ou promotor do evento, pertencendo-lhes a responsabilidade pela informação divulgada.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons