O Cemitério dos Sonhos de Miguel Peres

Cemitério dos Sonhos é o novo álbum do argumentista Miguel Peres, publicado pela Bicho Carpinteiro, e ilustrado por quatro novos valores da BD brasileira.

Se tivesses oportunidade, lutarias pelo teu sonho de infância?  Para alguns a resposta a essa pergunta seria simples mas para Dre Amos, protagonista de Cemitério dos Sonhos ela é mais complexa.

Um dia, uma entidade estranha dá-lhe a oportunidade de ele recuperar o seu sonho de infância, mas para isso, Dre Amos terá de mergulhar nos recantos da sua própria mente e enfrentar os seus fantasmas e traumas interiores, se quer chegar ao Cemitério dos Sonhos.

Acompanhado por Coral, guia no mundo estranho em que (se) imerge, Dre vai ter que enfrentar os seus medos e ansiedades, reprimir o que o limita e dar curso ao que imagina e aquilo a que aspira, para se reencontrar e à vida com que um dia sonhou, com a certeza de que nada acontece de um dia para o outro e que cada nova escolha, vai (re)condicionar cada momento a viver.

paginas_cemiterio_1d

O passado, dá saudades, o presente, dissabores, e o futuro, receios.

Cemitério dos sonhos é escrito por Miguel Peres – argumentista de As Cinzas da Revolta, álbum ilustrado por João Amaral e editado pela Asa – estando a arte a cargo de quatro desenhistas brasileiros: Rodrigo Martins dos Santos,  Marília Feldhues, Rômulo de Oliveira  e Cinthia Fujii.

Porque em Cemitério dos Sonhos, cada jornada equivale a um estado mental diferente, motivo pelo qual o argumenista  optou por não se cingir ao traço de um ilustrador preferindo apostar em ilustradores distintos cujo estilo expressa o próprio nível mental onde o protagonista se encontra.

O livro conta com prefácio de André Oliveira e uma galeria de convidados especiais como o português Ricardo Ladeira Carvalho  e os brasileiros Doug Lira, Fernanda Sevaroli, Marcel Calbusch  e Tainan Rocha.

Miguel Peres tem a coragem de mergulhar na fragilidade das memórias e das frustrações pessoais, arriscando entrar num mundo onde vozes singulares como Charlie Kaufman ou Michel Gondry – em filmes como “O Despertar da Mente” ou “A Ciência dos Sonhos” – já marcaram o território. Nem que seja por isso, pela ambição de Miguel e pela coragem demonstrada por Dre na luta contra os seus próprios demónios, “Cemitério dos Sonhos” merece ser lido.”

– Tiago R. Santos

Argumentista de Amor Impossível, Os Gatos Não Têm Vertigens

cemiterio_sonhos3 cemiterio_sonhos1

Cemitério dos Sonhos é uma edição da Bicho Carpinteiro, chancela editorial de Miguel Peres e André Morgado, argumentista de A Vida Oculta de Fernando Pessoa, estando  já está à venda no Facebook e na BDMania em Lisboa. Em Dezembro, o livro é lançado na Comic Con São Paulo pela editora SESI-Quanta e durante o Amadora BD 2016 está à venda no stand da Comic Heart.

Após ter sido realizada um sessão de lançamento no Gerador Trampolim 2016, vai existir uma apresentação conjunta dos projectos da Bicho Carpinteiro no domingo, 30 de Outubro, às 16:30 no Fórum Luís de Camões. No mesmo dia das 15 às 16:30 e das 17 às 19 vão decorrer sessões de autógrafos com o argumentista.

cemiterio-dos-sonhos-capa
Cemitério dos Sonhos, 96 páginas, 170×246 mm, capa mole, 12,99€.

Para mais informações sobre o álbum podem ler as crónicas do autor aqui no aCalopsia, a primeira já está publicada, as outras surgirão em breve. Originalmente, o aCalopsia tinha a intenção de as publicar antes do álbum estar editado, mas devido às “férias” do editor atrasaram-se um pouco… mas ainda vamos a tempo!

Written By
More from aCalopsia

Harley Quinn: Miúdas Sem Regras

Miúdas Sem Regras é o segundo da colecção Harley Quinn publicada pela...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *