Células Estaminais de Borla com o Público

O livro contém crónicas de vários investigadores, ilustradas por Fernando Correia, e "Uma Aventura Estaminal", que é uma Banda Desenhada escrita por João Ramalho-Santos e desenhada por André Caetano.

As células estaminais são células indiferenciadas, o que significa que não possuem a especialização funcional que caracteriza as células adultas de um organismo vivo, apresentando a capacidade de poderem gerar os diversos tipos celulares que constituem um organismo.

As células estaminais reproduzem-se por um processo de divisão contínua, durante longos períodos de tempo, ou seja, indefinidamente. A estas duas características, recentemente foi acrescentada a plasticidade. Através de trabalhos experimentais provou-se que as células estaminais podem ser manipuladas em laboratório sem perderem as capacidades funcionais.
Na quinta-feira,  dia 5 de Dezembro, será distribuído com o jornal PÚBLICO um livro duplo de divulgação científica sobre células estaminais. O livro é duplo porque de um lado temos investigação científica e do ouro a banda desenhada, que é o que motiva a sua divulgação neste espaço.

Este livro é um Projeto COMPETE/QREN/Ciência Viva, organizado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, local onde João Ramalho-Santos, que poderá ser mais conhecido por ser crítico de BD, realiza investigação científica.

O livro contém crónicas de vários investigadores, ilustradas por Fernando Correia, e “Uma Aventura Estaminal”, que é uma Banda Desenhada escrita por  João Ramalho-Santos e desenhada por André Caetano.

Para além do livro o projeto implicou a produção de outros conteúdos, como vídeos, crónicas e  entrevistas.

O livro é gratuito, bastando adquirir o jornal, o que é um preço simpático nos tempos que correm.

Written By
More from Bruno Campos

Um pequeno balanço de 2017

Terminou um ano que foi pelo menos, aparentemente, um bom ano para...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *