Cavazzano, LaFuente e Larraz na Comic Con Portugal

Giorgio Cavazzano, David LaFuente e Pepe Laraz são as mais recentes confirmações da CCCPT.

Este ano a Comic Con deixou os anúncios dos convidos para uma época mais tardia, contudo continua a surgir novos nomes, o destaque vai para um dos autores italianos que se tem destacado a ilustrar histórias da Disney.

Giorgio Cavazzano

Nasceu em 19 de outubro de 1947 em Veneza, Itália. Com a idade de doze anos, Giorgio começou a trabalhar com seu primo, o cartunista Luciano Capitanio, ajudando-o a desenhar quadrinhos para Mondadori, Dardo e uma história cómica publicada na revista Voci d’Oltremare. Ainda adolescente, iniciou a sua aprendizagem com o rconhecido cartunista italiano Romano Scarpa, e com a idade de 15 – na edição 70 de Topolino (dezembro de 1962) – tornou-se o ilustrador de Scarpa.

Giorgio estreou-se como cartunista em 1967 com Pato Donald, enquanto o seu primeiro roteiro estava numa história do Tio Patinhas, em 1985.

No início de sua carreira, seu estilo foi influenciado pelo de Romano Scarpa e de Carl Barks. Mais tarde, Cavazzano desenvolveu o seu próprio estilo distintivo, que consquistou o coração dos fãs e leitores de todas as idades. O seu estilo marca uma divisão entre o modo tradicional e moderno de desenhar patos e ratinhos da Disney.

Na sua carreira, Giorgio criou diversas personagens de Reginella para Umperio Bogarto, de OK Quack para Pandy Pap até o mais recente, Rock Sassi. Em 1981, começou a desenhar histórias da Disney para a revista semanal francesa Le Journal de Mickey e participa nas revistas Mickey Parade e Super Picsou Géant. Desde 1994, Giorgio tem desenhado capas e histórias para o editor escandinavo Egmont, entre os quais a saga de Dragon Lords (2003).

Em 1999, junto com o escritor Tito Faraci, lança a série Disney MM Mickey Mystery Magazine. A sua parceria artística leva-o a desenhar um super-herói: situado na amada Veneza de Cavazzano, Il segreto del vetro (2003) é a primeira história de Homem-Aranha realizada inteiramente por artistas italianos. Este não é o seu único tributo ao mundo Marvel. No ano seguinte, Giorgio elaborou uma capa para uma edição especial de Devil & Hulk para o 10º aniversário da Marvel Italy.

Entre muitos outros personagens, devemos mencionar pelo menos Walkie & Talkie, Oscar & Tango, Smalto & Johnny, Timothy Titan e o Capitão Rogers. Com Tiziano Sclavi, o criador de Dylan Dog, Cavazzano desenhou a saga de Altai & Jonson. Importante também foi a parceria com Bonvi, o criador de Sturmtruppen, com quem desenha Maledetta galassia e La Città, publicado pelo Sergio Bonelli Editor.

Entre as obras de Cavazzano, verdadeiramente inesquecíveis, são as paródias da Disney sobre obras-primas do cinema, como Casablanca de Michael Curtiz e La Strada de Federico Fellini, sem mencionar La vera storia di Novecento de Giuseppe Tornatore, com base no romance de Alessandro Baricco. Em 2017, Topolino publicou Topo Maltese- Una ballata del topo salato, homenagem de Cavazzano a Hugo Pratt (escrito por Bruno Enna).

Além de histórias de banda desenhada, a Giorgio produziu uma grande quantidade de ilustrações e material publicitário, entre outros para Eldorado, Fiat e

David Lafuente

David Lafuente é um artista de banda desenhada espanhol conhecido pelo seu trabalho em livros como Ultimate Comics: Spider-Man, onde trabalhou com o também convidado da Comic Con Portugal Brian Michael Bendis.

Lafuente foi descoberto pela Marvel no Dublin City Comic Con durante a busca de talentos do editor C.B. Cebulski. O seu primeiro trabalho para Marvel consistia em fazer layouts e ilustrações para Spider-Man Family # 2, publicado em 2007. O seu primeiro grande trabalho, no entanto, foi dar cor á mini-série Hellath de Kathryn Immonen 2008-2009. Depois de colaborar com o escritor Brian Michael Bendis em Ultimate Spider-Man em 2008. Foi escolhido como o artista regular para o relançamento da série de 2009, que estreou em agosto de 2009. Ele passou a ser o artista regular de New Mutants como o artista regular, a partir do número 29, qual fez parte do evento Fear Itself.

Em 9 de abril de 2011, Lafuente foi um dos 62 criadores de banda desenhada que apareceram na fase IGN no Kapow!

Em janeiro de 2015, anunciou-se que Kieron Gillen, Jim Rossignol e David Lafuente estavam ta colaborar numa história da Image Comics, intitulada The Ludocrats, um projecto que acabou por não se concretizar. David Lafuente é actualmente um autor exclusivo da Valiant Comics e é o artista regular da A & A: The Adventures Of Archer & Armstrong.

Pepe Larraz

Estudou Escultura na Escola de Arte nº 1 de Madrid e História da Arte na Universidade Complutense de Madri. Pepe Larraz, como muitos outros artistas, começou sua carreira publicando histórias curtas em fanzines e revistas. É professor nas escolas C10 de Madri e Escola Joso em Barcelona.

Ele foi para os  EUA em 2010 para começar a desenhar para Marvel, onde tem desenvolvido sua carreira exclusivamente em séries como The Mighty Thor, Wolverine and the X-Men, Inhuman, Star Wars: Kanan, The Last Padawan e Uncanny Avengers. Atualmente desenha para Marvel o crossover Avengers: No Surrender.

Written By
More from Redacção

Colecção Harley Quinn do Público e Levoir

A partir de 14 de Dezembro é editada uma nova colecção com...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *