Carolina Beatriz Ângelo – Pioneira na Cirurgia e no Voto

O 81.º álbum publicado pelo mestre José Ruy e conta com a colaboração do Dr. João Esteves, como consultor Científico.

O mais recente álbum do mestre José Ruy retrata a vida de Carolina Beatriz Ângelo (1878-1911), figura de vulto da Medicina Portuguesa, tendo sido a primeira mulher a operar  em Portugal.

Conciliou a sua actividade profissional com uma intervenção política e social intensa e marcante. Defensora dos direitos e da emancipação das mulheres, foi uma das principais activistas da sua época, tendo lutado por causas como a do sufrágio feminino.

Foi a primeira mulher portuguesa a votar nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, a 28 de Maio de 1911, após a Revolução do 5 de Outubro, tendo conseguido, ao abrigo da lei eleitoral vigente e após disputa com o poder político, favoravelmente arbitrada pelo Tribunal, a inclusão do seu nome nos cadernos eleitorais da Comissão de Recenseamento do 2.º Bairro de Lisboa.

carolinabeatriz-11

Esta edição tem o apoio da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, na pessoa do Presidente do Conselho Regional do Sul, Dr. Jaime Teixeira Mendes.

A sessão de lançamento terá lugar no dia 5 de Novembro, às 16:00 horas, no âmbito do Amadora BD 2016, onde o álbum estará à venda.

carolinabeatriz-22

Tags from the story
,
Written By
More from aCalopsia

Harley Quinn: Miúdas Sem Regras

Miúdas Sem Regras é o segundo da colecção Harley Quinn publicada pela...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *