Biblioteca Nacional promove encontro com Carlos Alberto dos Santos

O ilustrador Carlos Alberto dos Santos, autor da “História de Portugal em Cromos”, estará na Biblioteca Nacional no dia 18 de Outubro, às 18 horas, no âmbito da exposição “História de Portugal em Cromos” que comemora os 60 anos da primeira edição da obra. Esta exposição inclui os originais das capas das cadernetas e publicações que reproduzem várias ilustrações da colecção.

O encontro será iniciado por Leonardo de Sá, especialista em BD e ilustração, que fará uma curta introdução ao trabalho de Carlos Alberto dos Santos como pintor, ilustrador e desenhador.

João Manuel Mimoso, coleccionador e comissário da exposição em conjunto com Leonardo de Sá, explica que preparou “cerca de 40 imagens para 15 a 20 minutos sobre o trabalho do Carlos Alberto nos cromos, incluindo alguns cromos desenhados para adaptar colecções estrangeiras a Portugal, capas de colecções alheias, ilustrações para o interior de cadernetas e para carteiras de cromos”.

A exposição na Bilblioteca Nacional de Portugal / Foto de Ana Nogueira

Carlos Alberto dos Santos nasceu em 1933 e cedo iniciou o seu percurso nas artes como desenhador. Aos 20 anos completou a “História de Portugal em Cromos” para a Agência Portuguesa de Revistas, a mais conhecida obra da editora e que hoje atinge o estatuto de objecto de culto após 20 anos nas bancas.

O autor estará disponível para responder a perguntas do público, embora haja igualmente disponibilidade por parte de Leonardo de Sá e João Manuel Mimoso para responder a perguntas que lhes sejam dirigidas acerca do tema.

Carlos Alberto Santos no seu estirador de trabalho, na Agência Portuguesa de Revistas, em Dezembro de 1957 / Foto: Biblioteca Nacional de Portugal

O encontro fecha-se com uma visita guiada à mostra, uma oportunidade única de visitar as peças em exposição com explicações e comentários adicionais.

A exposição na Biblioteca Nacional de Portugal / Foto de Ana Nogueira

O catálogo da exposição (em formato digital) já se encontra disponível para compra, pelo preço de 2,50€, no site da Biblioteca Nacional. A exposição “Histórias de Portugal em Cromos” está em patente até ao dia 31 de Outubro.

Licenciada em jornalismo, passou pelo I, gosta de escrever em blogues e não gosta de escrever sobre si. Entre os seus muitos interesses destacam-se campos tão vastos como a cultura gamer, literatura e aviação.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons