Bartoon 25 de Luís Afonso na Abysmo

Inaugura na próxima quinta-feira, 17 de Setembro, às 19 hora na Abysmo Galeria a exposição Bartoon 25, dedicada à tiras humorísticas de Luís Afonso que são publicadas no jornal Público.

bartoon 29 abr 13

O pequeno mundo que Luís Afonso (Aljustrel, 1965) criou há 22 anos para o Público mantém um capital explosivo que nem sempre é fácil de explicar. A simplicidade de Bartoon é, talvez, o principal dos componentes.
Não procurou o autor o esplendor gráfico, apenas uma cadência minimal repetitiva que serve de baixo contínuo para as inúmeras e pirotécnicas variações da palavra escrita. Nada nos perturba nos minutos, se tanto, que demora o despertar da gargalhada.

Com extremo cuidado ético, quase sempre levando ao máximo as consequências do que é dito na esfera mediática, acentuando de modo único o absurdo dito sobretudo pela política, afinal o satélite mais querido da tal esfera. Mas aquela simplicidade deixa esconder um jogo, de linguagem claro, mas que usa um sem número de personagens, orquestrada pelo barman, que estimula, provoca e comenta (também com o corpo mínimo).

Desenho e língua, tudo neste palco de papel se ajusta em mecanismo de relojoeiro para nos atirar do material mais explosivo que a criação possui: uma ideia.

bartoon1

Esta exposição – que aproveita a data redonda dos 25 anos do jornal que a publica – visa celebrar, ao mesmo tempo, a arte de um autor completo, e a força que o humor editorial ainda possui nos jornais de referência. Apesar da violência que procurará sempre tolher a liberdade. E revela ainda a influência desta linguagem e do olhar de Luís Afonso na nossa vida quotidiana nas últimas décadas Ou não fosse pelo Bartoon que começam muitos dos nossos dias.

Esta exposição encontra-se integrada no Bairro das Artes,um evento de arte contemporânea, gratuito que se realiza anualmente desde 2010.

Written By
More from aCalopsia

Harley Quinn: Miúdas Sem Regras

Miúdas Sem Regras é o segundo da colecção Harley Quinn publicada pela...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *