Balanço da Comic Con Portugal 2016

balanço da comic con portugal 2016

Foi divulgado o balanço da Comic Con Portugal 2016 realizado pelo organização, no ano em que o evento alcançou cerca de 73 mil visitantes.

A terceira edição do maior evento de Cultura Pop do país, que decorreu na Exponor em Matosinhos, nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, com a visita e participação de 72 981 pessoas, consagrando-se novamente como o maior evento do género em Portugal.

Após o sucesso da edição de 2015, que contou com mais de 53 500 visitantes, registou-se este ano um acréscimo de cerca de 20 mil pessoas, comprovando o sucesso e a enorme margem de desenvolvimento do evento. A avaliar pelo crescimento verificado, é garantida uma evolução contínua para o futuro.

Apesar do enorme aumento em termos de público, ficando a Comic Con Portugal a 19 visitantes dos 73 mil, a circulação foi bastante fluída, fruto da grande melhoria na produção e logística oferecendo um espaço bem organizado e funcional.

Entre os destaques, foi possível observar uma atmosfera única, memorável e rica em experiências que contou com mais de 200 convidados em mais de 100 painéis durante os 4 dias do evento.

O tema Música abriu a terceira edição da Comic Con Portugal com um envolvente e fantástico painel intitulado de “A influência da Música na Cultura Pop” com a presença de Zé Ricardo, o diretor artístico do Rock in Rio e a Orquestra Filarmónica das Beiras dirigida pelo maestro António Vassalo.

Todos os visitantes tiveram a oportunidade de estar envolvidos numa ambiência dinâmica proporcionada pelos milhares de cosplayers presentes, que vestiram a pele dos personagens favoritos. As experiências de realidade virtual da área Gaming concentraram muitas das atenções, assim como o gigante Wun Wun de Game Of Trones e a WestWorld Experience.

Os vários tributos à saga Harry Potter foram visíveis, transformando a Comic Con Portugal num lugar mágico.  A edição de 2016, que termina com um balanço positivo, contou com talentos nacionais como o elenco da série Os Jogadores, Nuno Markl e Refrigerantes & Canções de amor, A Mãe É Que Sabe, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, António Raminhos, Wuant, Miguel Luz, Cavaleiros do Panteão, Improvio Armandi e a MasterClass de Dobragens da BugginMedia.

Os talentos internacionais de cinema e televisão como Cobie Smulders, Kevin Sussman, Jason Isaacs & Katie Leung, Sean Teale, Rila Fukushima, Lennie James, Ivana Baquero & Junichi Masuda & Shigeru Ohmori estiveram destacados nos interesses dos participantes. Para além das atrações cinematográficas, muitos foram os artistas que deram vida à área de banda desenhada e literatura como Brian Michael Bendis, Chris Claremont, Francis Manapul, Alex Maleev, Esad Ribic, Miguel Mendonça e Filipe Melo & Juan Cavia.

Durante os quatro dias decorreram painéis Q&A, exposições, estreias e antestreias de séries como: Incorporated, Midnight Texas, Aftermath e Childhood Ends. A Paramount trouxe à Comic Con Portugal 2016 um painel dedicado aos aficionados de cinema repleto de novidades sobre as estreias para o próximo ano. Também a produtora Virginie Besson-Silla presenteou a Comic Con Portugal e os seus visitantes com um painel brilhante, repleto de conteúdos inéditos do tão esperado filme Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, que chegará aos cinemas em julho de 2017.

A convenção foi vivida por todos os fãs de forma intensa com muitos concursos, desafios, torneios de videojogos e atividades para todas as idades e todos os gostos.

balanço da comic con portugal 2016
Números oficiais Comic Con Portugal 2016

  • Dias 8,9, 10 e 11 de dezembro 2016 na EXPONOR em Matosinhos;
  • 60 mil metros quadrados;
  • 72 981 visitantes;
  • 216 convidados de várias nacionalidades;
  • 103 painéis;
  • 43 horas de convenção;
Tags from the story
, ,
Written By
More from aCalopsia

Os Vingadores Vol. 09

Um dos maiores do Universo Marvel vai atingir neste volume o seu...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *