“Atlante”, um webcomic de Marcello Abreu

Há cinco mil anos atrás, um misterioso evento destruiu a orgulhosa ilha de Atlantis, que então reinava suprema sobre todas as terras conhecidas.
Condenados a ser um povo eternamente em exílio, os sobreviventes da catástrofe dispersaram-se pelo mundo.
Hoje, os atlantes ainda vivem entre nós.
E têm um protetor…

É com estas palavras que Marcello Abreu, escritor e ilustrador brasileiro que colaborou em antologias como Etcetera, HQ-Revista do Quadradinho Brasileiro ou Digital Webbing Presents, nos faz entrar no mundo de “Atlante”, um webcomic repleto de acção, aventura, espionagem e antigos mistérios.

atlantedetalhe

O autor revelou ao aCalopsia que a escolha do formato webcomic para contar a história de “Atlante” deve-se à liberdade de poder publicar o seu material sem a necessidade de intermediários (editora e/ou distribuidora) e ao facto de lhe permitir alcançar uma audiência maior e mais abrangente do que a de uma revista impressa independentemente.

Disponibilizar publicidade no site está nos planos futuros de Marcello, bem como fornecer capítulos completos para venda em plataformas digitais como a Comixology. Dependendo da saída, versões impressas dos capítulos também não estão postas de lado.

ATL_p1_web

O autor optou por apresentar as prancha no “paisagem” (na horizontal) e não na vertical, como é mais comum, por considerar esta opção mais apropriada para uma publicação online, uma vez que permite aos visitantes do site lerem a inteira de imediato, sem existir necessidade de realizar scroll-down.
Alguns leitores reportaram (ao autor) “a sensação de haver quebra na narrativa entre as páginas”, algo que para Marcello é derivado ao modo como a história está a ser realizada:

Atlante não é uma revista nem está sendo produzida como tal. Não é uma história completa da qual estou publicando uma fatia por semana. Atlante está sendo feita para a mídia a que se destina (internet), com a frequência de atualização que me permito. Tendo que publicar uma página por semana, procurei inspiração nas páginas de quadrinhos das edições dominicais dos jornais americanos, principalmente as antigas séries de aventura como Flash Gordon, Tarzan, Terry e os Piratas, etc. Nelas, via de regra havia um “gancho” no final para criar expectativa no leitor e fazê-lo continuar acompanhando a história no domingo seguinte. É o que tento fazer em Atlante. Atiçar em você, leitor, o interesse em retornar ao site para ver as páginas seguintes.

“Atlante” é actualizado semanalmente através do plugin Comic Easel do WordPress, com uma nova página a ser publicada todas as quartas-feiras em atlantehq.com.

More from André Mateus

Naruto vol. 10 de Masashi Kishimoto

“Naruto” é um mangá japonês escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto, sobre...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *