As Noites Sem Fim do Sandman de Neil Gaiman

Destiny by Frank Quitely
Sete contos, um para cada um dos Perpétuos,  revelam estranhos segredos e surpreendentes verdades, explorando sentimentos distintos.

Antes de se tornar um autor best-sellers do New York Times, Neil Gaiman revolucionou a indústria da banda desenhada norte-americana com Sandman. Uma das séries mais aclamadas e premiadas da banda desenhada, onde se cruza a mitologia moderna e fantasia sombria, entrelaçadas com ficção contemporânea, o drama histórico e lendas de outros tempos.

Publicada entre Janeiro de 1989 a Março de 1996,  em 75 edições mensais pela Vertigo, Sandman tornou-se num marco da BD moderna. Tendo sido posteriormente publicado em dez volumes e, mais tarde, em quatro edições Absolute. Foi um dos primeiros romances gráficos a entrar para a lista do New York Times Best Seller, juntamente com Maus, Watchmen e O Regresso do Cavaleiro das Trevas. Entre outras distinções que acumulou ao longo dos anos. Contudo o sucesso de Sandman, nunca chegou a terras lusas.

A série, descrita por Norman Mailer como sendo “uma banda desenhada para os intelectuais”, só teve uns parcos volumes editados Portugal pela Devir. Agora fruto da distribuição de edições brasileiras, da Panini Books, nas livrarias nacionais, ficou disponível em Agosto de 2015 o álbum Sandman: Noites Sem Fim  (Endless Nights, no original). Uma obra onde Neil Gaiman regressa ao convívio com os personagens que fizeram sua fama, ao lado de grandes artistas internacionais, para brindar os leitores com novos sonhos ou pesadelos.

Sandman Noites Sem Fim Capa

Noites sem Fim com sabor europeu

A personagem principal de The Sandman é o Sonho, também conhecido como Morpheus, entre outros nomes. Ele é um dos dos Perpétuos, uma das formas como a família de Sandman é conhecida; as outras são Eternos ou Sem Fim, uma família de irmãos e irmãs que são manifestações físicas dos conceitos metafísicos: Morte, Desejo, Destruição, Delírio, Desespero e Destino.

Esta obra, editada pela primeira vez em 2003, ganhou o prémio Bram Stoker para Melhor Narrativa Ilustrada, e é composto por sete contos escritos por Gaiman, um para cada membro dos Perpétuos.

MorteArte por P. Craig Russell

Uma história sobre a Morte e sobre um dia, duzentos anos atrás, em uma ilha de Veneza – um dia que dura para sempre.

Sandman Noites Sem Fim

Desejo por Milo Manara

Sensualidade, mistério e violência, no traço do papa do BD erótica: Milo Manara. Em alguma época não mencionada do tempo, uma mulher procura a andrógina Desejo para conseguir conquistar o homem por quem se apaixonara. O preço a pagar, porém, é caro demais.

Sandman Noites Sem Fim

Sonho por Miguelanxo Prado

Novos factos do passado de Sandman são revelados nesta inusitada história que o Sol conta para à Terra. Miguelanxo Prado nos transporta a um Sonho na aurora dos tempos, quando as estrelas falavam e até mesmo os Perpétuos eram jovens. Um conto que e mostra a origem das desavenças de Lorde Morpheus com sua irmã,  Desejo.

Sandman Noites Sem Fim

Desespero por Barron Storey com Dave McKean

Barron Storey cria quinze comoventes retratos de Desespero, com design de Dave Mckean.São Quinze situações do mais puro desespero, que leva à loucura e à morte; são quinze textos curtos, nos quais a presença de Desespero é quase palpável, ilustrando diferentes aspectos do desespero: a própria personagem, a emoção em abstrato ou as pessoas em estado de desespero.

Sandam Noites sem Fim

.

Delirium por Bill Sienkiewicz

Uma história sobre várias pessoas mentalmente desequilibradas, enviadas numa   uma missão para salvar ajudam uma mulher aprisionada em sua própria loucura.

Sandman Noites sem fim

Destruição por Glenn Fabry

Arqueólogos encontram artefatos do futuro enterrados numa ilha, o que desperta a ganância de gente muito poderosa, e ficam a conhecer o futuro e

Sandman Noites Sem Fim

Destino por Frank Quitely

Esta história é simplesmente um passeio pelo jardim de caminhos que se bifurcam do Destino. Frank Quitely desenha Destino, O Perpétuo mais enigmático,  em páginas belíssimas, com textos curtos, porém esclarecedores sobre o enigmático personagem.

Sandman Noites Sem Fim

Panini Books, 19 x 28 cm, 160 p., cartonado, EAN: 978-8583680703, 12,00€

Written By
More from Bruno Campos

Fernando Relvas: câmara ardente e funeral

Câmara Municipal da Amadora divulgou os detalhes relativos às cerimónias fúnebres de...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *