As Exposições do AmadoraBD 2013 (Programa Final)

Após os destaques e as informações gerais chega finalmente o programa final das exposições que vão estar patentes no núcleo central do Amadora BD 2013, no Fórum Luís de Camões, de 25 de Outubro a 10 de Novembro.

A grande novidade nas exposições que foram agora divulgadas é o facto de Ricardo Cabral também ter trabalhos presentes na colectiva “Comic-Transfer” e a exposição dedicada ao japonês Yoshiyasu Tamura. As restantes exposições já tinham sido anunciadas. fica aqui a listagem completa e algumas informações adicionais.

RICARDO CABRAL
PNBD2012: Melhor Desenho de Autor Português, “Pontas Soltas – Cidades”, Edições ASA.

Autor da ilustração que serve de base à imagem global do Amadora BD. A exposição comissariada por Sara Figueiredo Costa apresenta “um percurso pela obra de Ricardo Cabral a partir de um olhar sobre o espaço e o papel que esta categoria assume no trabalho do autor.”

DAVID SOARES
PNBD 2012: Melhor Argumento de Autor Português, “O Pequeno Deus Cego”, de David Soares  (arg) e Pedro Serpa (des), Kingpin Books

Uma retrospectiva de uma carreira de 13 anos sobre a qual Pedro Moura escreveu o ensaio “O Acto da Escrita é um Acto de Autor”, para o catálogo do evento. Após ter vencido o PNBD 2012 na categoria de Melhor Argumento de Autor Português, David Soares volta a estar nomeado este ano nessa categoria pelo álbum “Palmas para o Esquilo”. O álbum também recebeu nomeações para Melhor Álbum Nacional e Melhor Desenho Nacional (Pedro Serpa).

DOG MENDONÇA E PIZZABOY, HERÓIS DO SUB-MUNDO
PNBD 2012: Melhor Álbum de Autor Português, “As

Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II – Apocalipse”, de Filipe Melo (arg) e Juan Cavia (des), Tinta da China.
Uma nova exposição da série que terá o seu terceiro volume publicado durante o Amadora BD 2013.

RELVAS A TRÊS TEMPOS
PNBD 2012: Clássicos da Banda Desenhada, “Sangue Violeta e Outros Contos”, de Relvas, Edição El Pepe.

A obra de Relvas é classificada pela organização como sendo “estética, temática e narrativamente inovadora”.
O novo álbum de Relvas, “Delta Sem Saída”, que se encontra nomeado na categoria de Clássicos da Banda Desenhada no PNBD 2013 começa a ser comercializado durante o Amadora BD pela Polvo.

MADALENA MATOSO
PNBD 2012: Melhor Ilustração de Livro Infantil, Todos Fazemos Tudo, de Madalena Matoso, Planeta Tangerina

MUTTS
PNBD 2012: Melhor Álbum de Tiras Humorísticas, Mutts, de Patrick McDonald, Edições Devir

A aclamada série Mutts de Patrick McDonnell diz muito mais sobre nós do que sobre os bichos que representa, e talvez aí resida a explicação para o seu sucesso mundial.  É uma oportunidade de ver originais do autor norte-americano.

75 ANOS COM O SUPER-HOMEM
Uma co-produção com o Cartoon Art Museum dos EUA, comissariada por Luís Salvado, que homenageia os 75 anos de uma das mais famosas personagens da BD.

SPIROU 75 ANOS DE GRANDES AVENTURAS
Uma exposição onde se poderá ver algumas das pranchas originais de Franquin e
Jijé, dois dos mais consagrados desenhadores de Spirou, fruto de uma parceria com o Wallonie-Bruxelles International e Centre Belge de la Bande Dessinée.

Pedro Franz
Yoshiyasu Tamura

SEIS ESQUINAS DE INQUIETAÇÃO (AUTORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS)
Uma exposição colectiva de André Diniz, Marcelo D’Salete, Pedro Franz, Diego Gerlach, André Kitagawa e Rafael Sica, comissariada por Pedro Moura. São seis retratos do Brasil actual, das suas tensões sociais e do exercício da política.
André Diniz que tem o álbum “Morro na Favela” nomeado para o PNBD 2013 de Melhor Álbum de Autor Estrangeiro, vai no Amadora BD nos dias 2 e 3 de Novembro para promover o lançamento de “Duas Luas“, álbum ilustrado por Pablo Mayer que será editado pela Polvo.
COMIC-TRANSFER
Em parceria com o Goethe Institut o Amadora BD apresenta “A Minha Cidade Vista pelos Teus Olhos”, um resumo final do intercâmbio luso-alemão e reúne os trabalhos elaborados por Ricardo Cabral e Till Laßmann (2012) e Marco Mendes e Bo Soremsky (2013).  O álbum “Comic-Transfer” de Ricardo Cabral e Till Laßmann será editado durante o festival pela Polvo.

YOSHIYASU TAMURA
Em parceria com a Ochacaffè Associazone Italia Giappone o Amadora BD apresenta o trabalho de Yoshiyasu Tamura. Um autor japonês que “é um artista muito versátil que não se cinge apenas ao universo manga.” No site do festival de Lucca existem alguma ilustrações do autor bastante interessantes.

ANO EDITORIAL PORTUGUÊS
Apesar de estar longe de representar todo o “Ano Editorial Português” será possível conhecer todas as edições de BD nomeadas para os Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2013.

CONCURSOS NACIONAIS DE BD E CARTOON
Exposição dos oitenta e um trabalhos a concurso de banda desenhada e cartoon do 24º Amadora BD.

CONCURSO MUNICIPAL INFANTIL DE BD E ILUSTRAÇÃO
Os desenhos participantes no concurso com o tema “Onde se passou a tua história?”.

O Amadora BD revelou também como se encaixam as diversas peças que formam a imagem gráfica do Amadora BD 2013, que tem como base uma excelente ilustração de Ricardo Cabral.

Devido aos diversos núcleos que compõem o Festival vão existir diversas inaugurações nos dias 25 e 26 de Outubro. Fica aqui a lista:

25 de Outubro ás 18:30
Geraldes Lino, Militante da BD e dos Fanzines
Galeria Municipal Artur Bual (C.M.A)

25 de Outubro ás 21:30
Inauguração do 24º Amadora BD 2013
Fórum Luís de Camões

26 de Outubro ás 16:00
Ana Biscaia (Prémio Nacional de Ilustração)
na Casa Roque Gameiro

26 de Outubro ás 17:30
Amadora Cartoon (Carlos Rico, Henrique Monteiro e Alessandro Gatto)
Recreios da Amadora

26 de Outubro ás 19:00
Animações, Cada Filme é um Caso Retrospectiva de Isabel Aboim Inglez
Centro Nacional De Banda Desenhada E Imagem

Após ficar conhecida a programação do festival, convém relembrar que o tema do mesmo é “Cenários”.

Tags from the story
,
Written By
More from Bruno Campos

Fernando Relvas: câmara ardente e funeral

Câmara Municipal da Amadora divulgou os detalhes relativos às cerimónias fúnebres de...
Read More

2 Comments

    • André Diniz vai estar nos dias 2 e 3 de Novembro, a equipa do Dog Mendonça também vai estar nesse fim de semana. Geral et Derradé e David Soares vão estar um dia de cada fim-de-semana do Amadora, não me estou a recordar de quais, foi informação divulgada pelos autores.

      Ainda não existe uma listagem divulgada pelo Amadora. Se não existir uma até quinta-feira é provável que publique uma não oficial com informações disponibilizadas pelos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *