Infinity 4: capa alternativa de Skottie Young

Os planos da Marvel (da Panini) para Portugal em 2014

Já foram divulgadas informações adicionais sobre o plano editorial da Panini, para as edições de Marvel em Portugal, desde os conteúdos das revistas mensais até às edições especiais,

Num país em que todos se queixam da falta de divulgação de BD, existem os que preferem dar informações sobre novas edições de BD numa secção de comentários do que enviar uma pequena nota informativa para divulgação.

Infinity_6_Dodson_Variant
Capa alternativa de Terry Dodson para Infinity

No blog As Leituras do Pedro, existe um artigo de Pedro Cleto sobre o plano editorial da Panini para as edições de Marvel em Portugal até ao final de 2014, feito com base nos comentários de José Hartivg de Freitas realizados no mesmo blog.

As revistas mensais continuam, como seria de esperar, a ser três, sendo que a revista Homem-Aranha Superior irá mudar de nome quando terminar a fase em que o Dr. Octopus ocupa o corpo de Peter Parker, à semelhança do que aconteceu nos Estados Unidos, onde Superior Spiderman deu lugar a Amazing Spiderman.

A revista Os Vingadores tem estado a publicar alternadamente arcos narrativos das revista Avengers e New Avengers, em Setembro começam a co-habitar em simultâneo na mesma edição. Em Outubro começa a ser publicado o primeiro número de Infinity, um crossover entre as duas revistas e a mini-série homónima, que é o culminar das fundações que Jonathan Hickman tem estado a construir para a série.

Convém salientar que nos casos de crossovers – como Infinity – apesar de as histórias terem sido publicadas, originalmente, em diversas revistas são todas parte da mesma história.

Caso as vendas o justifiquem, poderá vir a ser editada uma mini-série para complementar a saga Infinity, apesar de as histórias essenciais do eventos já terem lugar cativo em Os Vingadores.

Em X-Men, que publica All New X-Men e Uncanny X-Men, as duas séries vão continuar a ser publicadas alternadamente até Setembro, devendo a partir daí passar a co-existir na mesma revista, assim como as histórias do crossover Battle of the Atom.

Arte interior de Capitão América por John Romita Jr.
Arte interior de Capitão América por John Romita Jr.

As edições especiais, quer lhe chamemos de álbuns ou TPB, vão continuar a um ritmo quase mensal, sendo que a aposta continua a ser em séries de personagens que surgem no grande ecrã,  a única excepção o título Vingadores-X… que reúne personagens de duas das mais populares franquias da Marvel: X-Men e Vingadores.

As edições especiais previstas até ao final do ano são as seguintes:

  • Capa alternativa de Guardians of the Galaxy 5
    Capa alternativa de Guardians of the Galaxy 5

    Maio – Guardiões da Galáxia 1:  Vingadores Cósmicos; com argumento: Brian Michael Bendis, desenho de Steve McNiven e outros.

  • Junho – Capitão América: Perdido na Dimensão Z, com argumento de Rick Remender e desenho de John Romita Jr.
  • Julho – Homem de Ferro: Acreditar; com argumento de Kieron Gillen e desenho de Greg Land.
  • Setembro – Thor: Deus do Trovão; com argumento de Jason Aaron e pintura de Esad Ribic.
  • Novembro – Guardiões da Galáxia 2: Ângela; com argumento: Brian Michael Bendis; desenho e: Sara Pichelli e outros (que poderá incluir Francisco Francavilla). Ainda não está definido exactamente quais os números que serão reeditados neste volume. De salientar que a personagem que dá título a esta edição, é uma criação de Neil Gaiman, que tem um cargo de consultor num dos capítulos.
  • Dezembro – Vingadores-X 2: Os Gémeos do Apocalipse; com argumento de Rick Remender e desenho de Daniel Acuña.

Em 2015, a maioria das séries deverá continuar a ser publicada, com a excepção de Guardiões da Galáxia, cujo futuro depende do sucesso dos álbuns por cá e da relevância que ganhem na Marvel, que passa em grande parte pelo sucesso cinematográfico do filme que estreia em breve.

Thor por Esad Ribic
Thor por Esad Ribic

Algo que fica visível no plano editorial da Panini é uma colagem (expectável) às personagens que têm presença no grande ecrã, aquelas que a maioria do público reconhecerá automaticamente quer seja leitor habitual das histórias de BD ou não. É também um plano editorial que permite publicar as principais séries (e sagas) da Marvel, sem publicar todas as revistas que são editadas nos Estados Unidos, mas permitindo (teoricamente) ao leitor acompanhar os principais eventos que afectam o Universo ficcional da casa das ideias.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

Apocryphus Volume 2 no Fórum Fantástico

Um ano após a sua apresentação a antologia Apocryphus regressa ao local...
Read More

11 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *