Art&ntropia: Um programa de TV sobre BD

O Art&ntropia é um programa televisivo vocacionado para a divulgação da banda desenhada portuguesa, dos seus evento e autores. É apresentado por João Figueiredo,  estreou em Novembro de 2011, tendo sido já realizadas duas duas temporadas, devendo a terceira estrear em Outubro.   A sua existência deve-se a uma parceria entre o Grupo Entropia e a TVL.

No génese do programa encontra-se o Grupo Entropia que foi criado para divulgar autores nacionais, e que tem vindo a realizar fanzines, exposições, workshops, participado activamente em publicações de outros (nomeadamente na revista Os Escudos da Lusitânia),  e desde 2011 com o Art&ntropia.

A ideia para o Art&ntropia nasceu da vontade de divulgar os artistas nacionais, nomeadamente os autores de BD.  Em 2010 João Figueiredo já tinha tido uma ideia semelhante tendo sido gravado um piloto do mesmo, que nunca chegou a ir para o ar. Na altura, o programa era para ser realizado pelo João Figueiredo e pelo Geraldes Lino.

Paulo Marques e João Figueiredo

Em 2011, já com o Grupo Entropia envolvido no projecto, João Figueiredo e Paulo Marques ( fundador do Grupo Entropia) reuniram com a TVL, (televisão online), que alberga a Odivelas TV e os sites noticiosos odivelas.com e loures.com,  e não foi difícil convencê-los, segundo o João Figueiredo devido a motivos muito simples:

“ As televisões online poderão num futuro cada vez mais próximo ombrear com as TV’s tradicionais. Como podem fazer a diferença? Com conteúdos inovadores, marcantes e que mostrem aquilo que cada vez mais realmente interessa às pessoas. Não é por acaso que as tv’s generalistas estão a perder para os canais temáticos. E não é por acaso que cada vez mais se visualizam conteúdos online.”

O trabalho de filmagens e entrevistas a autores de BD foi inicialmente realizado por um quarteto: João Figueiredo, Adelina Menaia, Ana Saúde e Paulo Marques.  Actualmente, devido à de Paulo Marques de Portugal, estão a reorganizar as tarefas do Grupo. Assim,  João Figueiredo está a assegurar a participação do Grupo Entropia, sendo que a apresentação e concepção é sua. Da parte da TVL, a realização é de Marina Lopes e as filmagens são de António Tavares.

A recepção do programa tem sido boa no seio da comunidade bedéfila, quer em Portugal como no Brasil. Principalmente na segunda temporada (2012/2013), em que foram feitos mais programas e em que todas as semanas era emitido um (mesmo que repetição).

Entrevista a J. Mascarenhas e Marc Parchow

O programa tem tentado dar a voz a todos os tipos de autores nacionais, sendo por isso possível encontrar entrevistas a autores como Filipe Melo;  J.Mascarenhas,  Paulo Marques, Hugo Teixeira,  Ana Vidazinha,  André Oliveira, João Amaral, Osvaldo Medina  e José Ruy entre outros.

No entanto, como pretendem alargar horizontes, a existir terceira temporada, a mesma trará como novidade um novo formato de programa, deixando de ser a BD o tema exclusivo, alargando o âmbito do programa a mais áreas/artes.

Todos os programas da 1ª e 2ª temporada podem ser vistos em http://tvl.pt/category/programas/artntropia/

Caso não saibam por onde começar, sugiro a entrevista ao mestre José Ruy.

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons