Apresentação da colecção “Astérix à Volta do Mundo”, com Jean-Yves Ferri

Decorreu na embaixada francesa em Lisboa, no passado dia 24 de Setembro, a apresentação da colecção “Astérix à Volta do Mundo”, que será editada pela Asa e pelo jornal Público. A apresentação contou com a presença do novo argumentista da série, Jean-Yves Ferri.

Astérix é uma das séries mais populares, e mais vendidas, em Portugal. Victor Silva Mota, o novo editor de Banda Desenhada da Leya/Asa, revelou que, desde que a Asa iniciou a publicação de Astérix em 2004, já se venderam mais de meio milhão de exemplares, algo assinalável  a nível da edição de BD, assim como de livros de prosa no geral.

A colecção “Asterix à volta Mundo” é o resultado de uma parceria entre a Asa e o Público que já dura há mais de 7 anos. Esta parceria tem tido resultados satisfatórios, quer ao nível da rentabilidade, quer do objectivo comum de alargar o mais possível o público leitor de BD em Portugal.

Jean-Yves Ferri e Asterix e Obelix

A edição de Astérix era algo que o jornal Público perseguia há algum tempo. Desde que iniciou a publicação em 1990, o jornal sempre dedicou particular atenção à cultura, tendo nos últimos anos também editado CDs de música, DVDs de cinema, livros e banda desenhada.

Após ter editado heróis como Lucky Luke; Blake e Mortimer; Marsupilami; Tintin e Corto Maltese, entre outros, Astérix era a grande série de BD que o jornal ainda não tinha tido o privilégio de editar. Este desejo vai concretizar-se em Outubro, com a edição de “Astérix à Volta do Mundo”.  Uma colecção de 16 álbuns, entre os quais a novidade deste ano, “Astérix Entre os Pictos”, que leva os dois heróis até aos mais distantes, exóticos ou misteriosos locais do mundo do seu tempo. Sob o lema da viagem e da aventura, vamos viajar todas as sextas-feiras com os heróis criados por Uderzo e Goscinny, por destinos tão variados como Roma; Suíça; Bélgica; Córsega; Egipto ou Tunísia.

A apresentação desta colecção contou com a presença de Jean-Yves Ferri, argumentista do novo álbum da série, que sucede a Goscinny e Uderzo, em conjunto com o desenhista Didier Conrad. O novo álbum da série, “Astérix entre os Pictos” encontra-se envolto no maior secretismo, o que faz com que Ferri por vezes se interrogue se está a trabalhar num álbum de BD ou numa bomba nuclear. Todos aqueles que trabalham no álbum tiveram de assinar um contracto de confidencialidade extremamente rigoroso. Algo que abrange os autores, assim como os vários editores da série, incluindo os portugueses, da editora Asa que irão editar o álbum em simultâneo em Portugal no próximo dia 24 de Outubro.

Pascal Teixeira da Silva, embaixador de França em Portugal; Victor Silva Mota, editor da Asa;
Nuno Pacheco, director-adjunto do Público. Jean-Yves Ferri argumentista de Asterix.

Jean-Yves Ferri não foi o único autor abordado pela Les Éditions Albert René para suceder a Urdezo no leme da popular série. O editor francês solicitou a diversos autores, no maior secretismo, propostas para um novo álbum da série. Urdezo seleccionou Ferri, com base no texto, sem qualquer influencia do seu trabalho anterior como argumentista e desenhista, ou saber sequer o seu nome.

Escrever a nova aventura de Astérix concedeu a Ferri o privilégio de conhecer Uderzo, uma referência desde os tempos de infância do argumentista e entenderam-se bem. Infelizmente o mesmo não sucedeu com o 1º desenhista escolhido para suceder a Uderzo.

A produção do álbum teve um início algo atribulado e o 1º desenhista, cujo nome não foi revelado,  acabou por  ser dispensado, tendo sido posteriormente contratado Didier Conrad que acabaria por terminar o álbum, mas que se viu forçado a trabalhar com um prazo muito mais apertado do que aquele que estava originalmente previsto.

Layout detalhado de Jean-Yves Ferri
A vinheta ilustrada por Didier Conrad

Neste primeiro álbum de Asterix que Ferri escreve, o argumentista quis prestar homenagem aos álbuns da série da década de 70, os primeiros que conheceu. Nos próximos álbuns pretende abordar temas mais actuais.

Um picto que é uma homenagem a Umpá-Pá

“Astérix Entre os Pictos” é editado pela Asa para o mercado livreiro no dia 24 de Outubro, uma edição simultânea com a edição francesa. Posteriormente, o álbum será editado na colecção a ser lançada pelo Público.

A colecção “Astérix à Volta do Mundo” começa a ser editada pelo jornal público no dia 25 de Outubro, saíndo um novo álbum a cada sexta-feira. A colecção é em capa mole, e tem o PVP de 6,95€. O primeiro álbum da colecção será “Astérix e os Godos”.

 
As fotos da apresentação são da autoria de Alexandra Sousa, que é autora do blogue  floresecoreseamores.blogspot.pt, e colaboradora da revista (e do blogue)  juvebede.blogspot.com. Para além de escrever, também gosta muito de fotografar.

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons