AniComics. Cultura japonesa e Independentes portugueses

Aproxima-se a passos largos aquele que é já um dos acontecimentos mais esperados do ano para os fãs de BD e, sobretudo, para os admiradores da cultura japonesa: O AniComics traz este fim-de-semana (12 e 13 de Abril) à Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Telheiras, animação, música, dança, cosplay e, claro, banda desenhada.

A organização este ano voltou a focar-se sobretudo nos autores a publicam em Portugal e num conjunto de jovens valores emergentes que surgiram, de forma que não há presenças estrangeiras em termos de autores de BD. No piso 0 da Biblioteca, estará patente uma exposição de originais de BD dos autores  Osvaldo Medina & Inês Falcão Ferreira (“Hawk”), Joana Afonso (“Living Will” #2), João Sequeira (“F(r)icções”) e do colectivo QCDA (Afonso Ferreira, André Pereira, Rudolfo e Zé Burnay).

anicomics lisboa 2Aliás, a tarde de sábado será consagrada às apresentações de “Living Will” nº2, com os autores André Oliveira e Joana Afonso, do álbum de BD “F(r)icções” (El Pep), com os autores Nuno Duarte e João Sequeira e da antologia QCDA #1000 (Chili Com Carne), com os autores Afonso Ferreira, André Pereira, Rudolfo e Zé Burnay. É de esperar, também no sábado, uma antevisão do ano editorial da Kingpin, com a presença dos autores André Oliveira, Bernardo Majer, Mário Freitas e Osvaldo Medina, entre outros. A fechar a ronda de apresentações de sábado, às 16h30 será feita a apresentação dos nomeados para os Prémios Profissionais de BD 2014.

Para além disso, teremos a estreia de um Concurso de Dança J-Pop/K-Pop, e ainda o primeiro painel de dobradores que o AniComics terá, com João Loy (Vegeta, em Dragon Ball Z), Rui Quintas (Brock, Pokémon, entre outras) e Bárbara Lourenço (Hinata, em Naruto, e vocalista de algumas theme songs de anime nas versões portuguesas).

Um dos pontos que se espera alto, porém, acontece somente no domingo: a eliminatória nacional do EuroCosplay, que irá apurar o representante nacional no concurso final, a acontecer entre dia 25 e 26 de Outubro de 2014 no MCM’s London Comic Con. Embora durante o AniComics haja outro concurso de cosplay, um difere do outro pelo facto da eliminatória do EuroCosplay ter regras mais exigentes, o que normalmente resulta numa maior qualidade dos concorrentes.

Mas a organização do Anicomics 2014 promete mais novidades. Face à afluência das últimas edições, o que levou com que houvesse quem se queixasse por não conseguir entrar no Auditório (onde, acrescentamos, serão feitas as apresentações), este ano será possível acompanhar o que se passa lá dentro através da transmissão audiovisual para ecrãs no exterior. São esperados cerca de 2200 visitantes nos dois dias do AniComics.

[hr]
LANÇAMENTOS, APRESENTAÇÕES E ANTEVISÕES

Sábado, dia 12, no Auditório

14h00 “Living Will” nº2 (Ave Rara), com os autores André Oliveira e Joana Afonso;

14h20 “F(r)icções” (El Pep), com os autores Nuno Duarte e João Sequeira

14h40 Antologia QCDA #1000 (Chili Com Carne), com os autores Afonso Ferreira, André Pereira, Rudolfo e Zé Burnay.

16h30 Apresentação dos nomeados para os Prémios Profissionais de BD 2014.

doiscarecascomoculosdemassapretos
AUTORES COM EXPOSIÇÕES DE ORIGINAIS

Biblioteca, Piso 0

SESSÕES DE AUTÓGRAFOS

Na Biblioteca, Piso 2, no Sábado, dia 12, às 16h00 e no Domingo, dia 13, às 16h00.

André Oliveira, Inês Falcão Ferreira, Joana Afonso, Nuno Duarte, Osvaldo Medina, João Sequeira, André Pereira, Afonso Ferreira, Rudolfo e Zé Burnay.

Licenciada em jornalismo, passou pelo I, gosta de escrever em blogues e não gosta de escrever sobre si. Entre os seus muitos interesses destacam-se campos tão vastos como a cultura gamer, literatura e aviação.

1 Comment

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons