aElipse

O prémio do Cabetula

by

Em Angola, no passado dia 10 de Novembro, o Núcleo de Jovens Angolanos de Banda Desenhada, que integra os autores Olímpio de Sousa, Lindomar…

Os Pesadelos de Ramsay e a BD

by

Na última semana, atrasei-me na entrega desta crónica. Durante o fim de semana, um inspirador zapping levou-me até ao programa Os Pesadelos de Ramsay,…

Carolina Beatriz Ângelo e os Heróis de BD de José Ruy

by

Há uns tempos, escrevi aqui neste espaço que A BD de José Ruy é uma BD de causas, muitas vezes reconhecendo heróis improváveis, sempre profundamente humanos. O novo álbum, com lançamento no âmbito do Amadora BD, é mais um exemplo desta BD de autor.

Outro Ponto de Vista sobre o Amadora BD 2016

by

A edição de 2016 do Amadora BD, festival internacional de banda desenhada da Amadora é, seguramente, uma das menos bem conseguidas. Vale, como sempre, a visita, mas não ficará guardado na memória como outras edições anteriores.

Sobre Os Vampiros – III

by

A leitura do livro Os Vampiros, recém-publicado pela Tinta da China, sugere-me vários temas de reflexão. Por isso, esta é já a terceira de um conjunto de crónicas sobre o novo álbum de Filipe Melo e Juan Cavia, e os seus autores. Hoje, falo do tema.

Sobre Os Vampiros – II

by

Não deixa de ser curioso que a banda desenhada seja o espaço de encontro para Juan Cavia e Filipe Melo, dois artistas que, fora…

Sobre Os Vampiros – I

by

A leitura do livro Os Vampiros, recém-publicado pela Tinta da China, sugere-me vários temas de reflexão. Por isso, esta é apenas a primeira de um conjunto de crónicas sobre o novo álbum de Filipe Melo e Juan Cavia, e os seus autores. Para começar, falo de Filipe Melo.

O Regresso da Liga dos Cavalheiros Extraordinários

by

Catorze anos depois da exposição apresentada na Amadora que dava a conhecer a obra de Alan Moore, o mês de Junho de 2016 assinala finalmente a edição portuguesa de alguns títulos fundamentais da obra do autor britânico, incluindo Século, o regresso da Liga dos Cavalheiros Extraordinários numa altura em que Moore se afastara da BD.

Watchmen

by

Catorze anos depois da exposição apresentada na Amadora que dava a conhecer a obra de Alan Moore, o mês de Junho de 2016 assinalou finalmente a edição portuguesa de alguns títulos fundamentais da obra do autor britânico, e em Julho chega Watchmen, a melhor história de super-heróis contada em banda desenhada.