AmadoraCartoon 2015 na Galeria Artur Bual

A Galeria Municipal Artur Bual acolhe, a partir do próximo sábado (dia 24 de outubro), uma exposição de cartoon e caricatura do português Rui Duarte e do asturiano Fernando Ruibal, inserida na edição deste ano do AmadoraBD. A inauguração está agendada para as 16 horas.

Fantasia e irreverência são o ponto central da exposição que une dois talentosos artistas desta área do humor gráfico. Nesta sociedade de comunicação global, onde a aparência é uma rainha a nadar no dilúvio das imagens, temos cada vez mais dificuldade de percecionar onde está a fronteira da realidade e a da manipulação, da vivência e da fantasia, do total e do parcial. Nas margens de cada foto-reportagem, ilustração, “selfie”, caricatura, de cada “post” nas redes sociais, há muito mais histórias para contar do que a que está sugerida, há mais mundos para além do simples olhar.

AmadoraCartoon3Esta duplicidade no campo da visão e do pensamento, sempre foi a arma técnica do criador humorista que em alegoria, paródia, contraste ou incongruência esboça um olhar alternativo para construir “o” mundo, na desconstrução das realidades.

Além desta exposição, a Galeria Municipal Artur Bual terá patente uma outra mostra – OXI e o Cartoon Grego – que junta 16 artistas gregos que, com irreverência, foram seguindo os acontecimentos políticos na sua terra natal relacionados com o referendo. Na inauguração estará presente o cartoonista Ioannis Dimopoulos.

Duas exposições que estarão patentes até ao dia 8 de novembro e que podem ser visitadas todos os dias (excepto 2ª feiras), entre as 10 e as 18 horas.

No dia 31 de outubro, entre as 15 e as 18 horas, está, desde já, agendada a Festa da Caricatura para este espaço, com a presença dos artistas Rui Duarte, Rui Pimentel, Cesarina Silva, Ricardo Galvão e Pedro Ribeiro Ferreira que vão fazer caricaturas ao vivo, gratuitamente, para o público visitante.

Tags from the story
, ,
Written By
More from aCalopsia

Kenshin Vol. 8

Kenshin parte para Quioto para se encontrar com Sishio Makoto, o hirokiri...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *