Amadora BD 2016 com Marco Mendes e Lucky Luke

“O Espaço e o Tempo na Banda Desenhada”, explorado através da obra de Hergé, Pratt e Moebius, é exposição Central do 27ª do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora

Dentro de uma semana, o Amadora BD 2016 irá abrir as portas, contudo a informação disponível ainda é parca. O festival, mais uma vez, atrasou-se na divulgação do evento.

Registamos aqui as informações que nos foi possível apurar.

Marco Mendes

Este ano, o autor em destaque é Marco Mendes, vencedor do Prémio de Melhor Álbum Português de Banda Desenhada 2015, com o álbum Zombie.

Marco Mendes é também o responsável pela ilustração que serve de base para a imagem do festival.

Hergé, Pratt e Moebius

A exposição central terá como tema este ano O Espaço e o Tempo na Banda Desenhada. Os visitantes poderão explorar a evolução dos conceitos de Espaço e Tempo, enquanto sistema conceptual, através da obra de três autores de referência:

  • Hergé enquanto ícone do Classicismo, reflectindo a visão do mundo que herdámos de Aristóteles e Euclides;
  • Hugo Pratt, cujo traço de ruptura o inclui no cânone de um Modernismo despoletado por Newton e Monge;
  • Jean Giraud/Moebius com o seu estilo Contemporâneo que transporta para a a Banda Desenhada as visões fluídas do tempo e da matéria de Einstein e Heisenberg.

70 Anos de Lucky Luke

Morris foi o primeiro convidado do Amadora BD -à altura, com nome de Salão – e foi quem lhe deu a projecção inicial além-fronteiras. Este ano o seu trabalho volta a estar em destaque, com a celebração dos 70 anos de Lucky Luke. A exposição dedicada ao cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra é organizada pelo Festival, em conjunto com o Clube Português de Banda Desenhada.

Exposições e autores com Chili

A Chili Com Carne anunciou no seu blog que iria apresentar no Amadora BD exposições de Nunsky, vencedor do PNBD de Melhor Desenho para Álbum Português em 2015 com Erzsebet, e Anton Kannemeyer, vencedor do PNBD de Melhor Álbum de Autor Estrangeiro em 2015 com Papá em África.

Kannemeyer deverá estar presente no Festival de 28 a 31 Outubro, antevendo-se o lançamento do seu livro O meu Nelson Mandela e outros contos no dia 29.

Outros Autores

Segundo o Sapo Mag, no Amadora BD deste ano estão confirmadas as presenças de António Altarriba e Kim, autores da BD A asa quebrada, os brasileiros Eloar Guazzelli Filho e Marcelo Quintanilha, Tony Sandoval e os irmãos Gary e Warren Pleece, bem como dos autores autores britânicos Hunt Emerson e Savage Pencil e do colecionador Glenn Bray.

incognegro_warren-pleece
Incognegro escrito por Matt Johnson e ilustrado por Warren Pleece

Concursos e Prémios AmadoraBD 2016

A ligação do festival à Infraestruturas de Portugal, empresa parceira do Amadora BD 2106, inspirou o tema dos concursos de BD e Cartoon, com desafio lançado aos criadores individuais e às escolas.

Os 50 anos da ponte 25 de Abril norteia o 27º Concurso de Banda Desenhada e 25º Concurso de Cartoon – AmadoraBD 2016, cujos regulamentos foram divulgados a 23 de Setembro. O prazo final de entrega é a 17 de Outubro, quatro dias antes do início do festival.

O 25º Concurso Municipal de BD e/ou Ilustração Amadora, outra das iniciativas ligadas ao Festival, decorre até ao dia 17 de Outubro de 2016.

O prazo para o envio de obras para os Prémios Nacionais de Banda Desenhada (PNBD) terminou no dia 10 de outubro

abd2016-horizontal

O Amadora BD 2016 vai decorrer de 21 de Outubro a 6 de Novembro. O seu núcleo central será no Forum Luís de Camões, existindo ainda áreas de exposição nos espaços da Bedeteca, Recreios da Amadora, Casa Aprígio Gomes – Galeria Artur Bual e Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea.

No site do festival é possível encontrar informação adicional. Contudo convém salientar que ainda não está disponível a programação do evento relativa às exposições, autores presentes, lançamentos e sessões de autógrafos, apesar de faltar apenas uma semana para o início do 27º Festival de Banda Desenhada da Amadora.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

Hora de Aventuras — Volume 4

  Uma “Mano-ventura na masmorra”, onde Jake, o cão, Finn, o humano...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *