Amadora BD 2017 com Nuno Saraiva em destaque

Amadora BD 2017

O 28º Amadora BD 2017 – Festival Internacional de Banda Desenhada vai decorrer de 27 de Outubro a 12 de Novembro. O autor em destaque é Nuno Saraiva, sendo também o o autor do cartaz do AmadoraBD 2017, o qual ainda não foi revelado.

Nuno Saraiva começou a sua carreia a publicar em fanzines como o Banda e revistas como a LX Comics. Colaborou com os jornais satíricos O Inimigo e O Inimigo Público e produziu ilustrações para material de propaganda do Bloco de Esquerda. Com o argumentista Júlio Pinto concebeu dos maiores sucessos da BD portuguesa da década de 90: a série Filosofia de Ponta, publicada no extinto semanário O Independente e, posteriormente, publicada em três volumes. Da colaboração entre os dois autores surgiram também os álbuns Arnaldo, o pós-cataléptico e Guarda Abília.

Em nome próprio, Nuno Saraiva publicou obras como Os Dias de Bartolomeu e Zé Inocêncio, As aventuras extra ordinárias de um falo barato e Tudo Isto é Fado, obra premiado no Amadora BD com o prémio de Melhor Album Português em 2016.

Tudo isto é Fado! foi inicialmente publicado entre Novembro de 2014 e Fevereiro de 2015 na extinta revista Tabu do semanário Sol. Sendo posteriormente publicado em Dezembro de 2015 no formato álbum numa co-edição do  EGEAC – Museu do Fado e do Sol.

O tema do festival será “A Reportagem”, sendo que segundo a organização “é um género jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho directo dos factos e situações explicadas, numa perspectiva actual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto”.

Amadora BD 2017
Nuno Saraiva durante uma sessão de autógrafos de Tudo Isto é Fado! no Amadora BD

Para além de Nuno Saraiva ser o autor em destaque no Amadora BD 2017 ainda não existem mais detalhes sobre a edição deste ano do evento. Contudo uma leitura dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, atribuídos pelos festival em 2016, poderá deixar-nos com algumas pistas sobre outras exposições que irão estar patentes.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *