AmadoraBD 2013 | André Diniz, Ricardo Cabral e 75 anos de Super Homem

Começam a aparecer a primeira informações, escassas, sobre o Amadora BD 2013 que se vai realizar entre 25 de Outubro e 10 de Novembro.

O primeiro autor estrangeiro a ser confirmado é André Diniz, autor brasileiro, que já foi galardoado no Brasil com diversos prémios incluindo: melhor argumentista, melhor graphic novel, melhor edição de quadrinhos, melhor site de quadrinhos, entre outros. Em 2012 venceu o conceituado prémio HQ MIX, como melhor roteirista nacional, através de “Morro da Favela”, editado em Portugal pela Polvo, em 2013.

André Diniz estará presente no evento nos dias 02 e 03 de Novembro, para promover o lançamento do álbum “Duas Luas”, ilustrado por Pablo Mayer e que será editado pela Polvo. Estar-ao em exibição trabalho dos álbuns “Morro na Favela”, “Duas Luas”, e de outro projecto de André Diniz na exposição colectiva “Seis esquinas de inquietação”.

Comissariada por Pedro Moura, “Seis Esquinas de Inquietação” reúne trabalhos de seis autores brasileiros contemporâneos: André Diniz, Marcelo D’Salete, Pedro Franz, Diego Gerlach, André Kitagawa e Rafael Sica.  No blog Ler BD está disponível mais informação sobre esta exposição, assim como um exclarecimento sobre a imagem gráfica do festival deste ano.

A estratégia de comunicação deste ano leva a que em cada instrumento de divulgação (cartaz, banner, MUPI, badana, capa, brochura do programa, etc.) surja apenas um fragmento da imagem total, ainda em consonância com o tema, interrompido por simples formas geométricas informativas que criam ainda mais vontade de revelar a imagem na totalidade, um jogo muito próximo de Baldessari, que cria um desejo particular sobre as imagens que eram dele desprovidas.

As duas imagens oficiais já divulgadas, não são O cartaz do festival, mas dois materiais promocionais do Amadora BD para divulgação em pequenos formatos. O cartaz “oficial” onde se pode apreciar a imagem completa realizada por Ricardo Cabral ainda não foi divulgado, apesar de já estar disponível um imagem não oficial da ilustração.

Ricardo Cabral para além de ser o autor do ilustração do cartaz, vai ter um exposição individual, devido ao prémio de melhor desenho que recebeu pelo álbum “Pontas Soltas” na última edição do Amadora BD. Durante o evento deste ano será editado o álbum “Comic-Transfer”, em parceria com Till Lassman, pela Polvo. Algumas imagens desse álbum já foram reveladas no último número do TLS Webmag.

Depois de em 2012 ter celebrado os 50 Anos do Homem-Aranha, este ano o Amadora BD vai celebrar os 75 Anos do Super-Homem.

Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *