Sobre

O aCalopsia é um projecto, da Sanktio Comix, de divulgação e informação de banda desenhada e artes adjacentes. Está aberto a colaborações externas e à recepção de informação para divulgação.

Quando o aCalopsia surgiu o objectivo era, basicamente, fazer aquilo que o Pedro Mota tem estado a fazer na aElipse: o editor do site pretendia só ir escrevendo sobre temas que lhe agradavam. Não existia a inteção de o transformr num projecto de divulgação. Contudo, como a generalidade da divulgação que é feita tem como base o copiar e colar notas de imprensa, pelo que esse género de textos começou também a ser publica, uma vez que não fazia muito sentido estar a dar tráfego a quem faz o mínimo possível, e por vezes de modo pouco apelativo… e sem mencionar sequer que está a publicar um texto que não é original.

A evolução do aCalopsia para um projecto informativo foi também fruto de o editor se ter cansado de as pessoas não compreenderem a diferença entre um blog e um site de divulgação. Já que a maioria, incluindo aqueles que supostamente o gramam, consideravam que ele estava a querer demonstrar como se fazia divulgação, transformo o aCalopsia num projecto realmente de divulgação e informação, dentro daquilo que considera que deve ser um projecto com essas características, e dentro das contingências – leia-se: inexistência de dinheiro para pagar colaboradores – implica, sendo que o aspecto financeiro acaba por ser mais relevante que qualquer outra contingência. Não sendo possível remunerar os colaboradores, ou sequer o editor e principal redactor, todo o trabalho desenvolvido é feito com base na disponibilidade que a vida profissional e pessoal permite.

Manter um projecto de divulgação sem se ser remunerado dá trabalho, em particular quando a concorrência é feita com base no mínimo denominador comum, e existe quem prefira privilegiar esse tipo de divulgação, por serem realizada por quem tem uma maneira de ser mais “aceitável” que a do editor do aCalopsia.

O aCalopsia é um projecto em mutação, cujo resultado final está dependente da sua linha editoral, dos colaboradores disponíveis, das cooperação das entidades envolvidas na edição e organização de eventos e dos autores, sendo que os leitores também tem uma palavra a dizer.

Actualmente o site ainda se encontra “em obras”, pelo que existem algumas incongruências e links que não funcionam, esperamos ter essas situações resolvidas em breve.

O aCalopsia encontra-se aberto a colaborações de quem pretenda divulgar banda desenhada, seja escrevendo textos noticiosos ou realizando críticas a obras.

Formulário de contacto

Os interessados podem utilizar este formulário para enviarem ou solicitarem informações adicionais.

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

(Esta página, tal como o site,  página ainda está em construção.)

Show Buttons
Hide Buttons