A Propaganda LGBT de Joana Estrela é gratuita online

Propaganda é um livro da Plana Press, da autoria de Joana Estrela que narra a sua estadia na Lituânia, naquele que a autora considera o seu “ano mais gay” da sua vida.

propaganda-1Entre 2012 e 2013, Joana Estrela foi voluntária na LGL (Lithuanian Gay League – Liga Gay Lituana) na cidade de Vilnius, uma cidade “cheia de coisas aparentemente contraditórias” que lhe permitiu ir à sua “primeira festa lésbica de sempre, e logo no país mais homofóbico da União Europeia.” Quem pegar em Propaganda para satisfazer um desejo voyeurístico de sexo lésbico é capaz de ficar desapontando. O livro não é uma banda desenhada erótica mas um diário gráfico que, segundo Pedro Moura no Ler BD, nem chega a ser uma propaganda pró-LGBT, mas um simples registo da vivência da autora e das situações mais caricatas por ela vivida, derivado à descriminação existente na Lituânia.

Com efeito, a autora não parece particularmente preocupada em construir uma autobiografia. No fundo, acabamos por “saber pouco” dela, não se apresentando formalmente, nem criando narrativas que fossem buscar uma narrativa de “origem da personalidade” ou “da sexualidade”, nem coloca um qualquer trauma ou grande acontecimento no centro dos acontecimentos. Há uma pausa na sua estada na Lituânia, em que ela regressa a Portugal, para passar o Natal no Porto: três páginas elípticas concentradas numa amnésia provocada pelo álcool e nada mais. E praticamente nenhuma das relações – familiares, de amizade, até amorosas – são escavadas com pormenores.

Joana Estrela, nasceu em 1990. Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto, actualmente trabalha como ilustradora e escreve ocasionalmente para a revista IP4, começou a desenhar aos sete anos retratos da família e a escrever na legenda as coisas que eles diziam. Segundo a editora, ”o seu método de trabalho não mudou muito desde então”.

Propaganda tem 112 Páginas , no formato 17 x 24 cm , capa mole a cor e Miolo em P/B em impressão offset, a 1ª edição (de 300 exemplares numerados) data de Maio 2014, pela Plana Press com um preço de 10€. O livro está agora disponível para download gratuito através do site da editora.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

Apocryphus Volume 2 no Fórum Fantástico

Um ano após a sua apresentação a antologia Apocryphus regressa ao local...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *