A Nova Marvel em Portugal

As revistas Marvel regressam às bancas nacionais em português (Portugal) pelas mãos da Panini Espanha.

tumblr_mhjydt2chm1qg1iejo1_500Apesar de em Portugal a Panini ser mais conhecida pelas suas edições coleccionáveis, como as cadernetas de cromos, a multi-nacional tem já um longa tradição na edição de BD, tendo-se afirmado em particular na última década como um dos líderes na publicação de comics americanos de super-heróis, em muitos mercados e línguas diferentes.

Desde 2005 que a Panini Espanha edita os comics da Marvel no país vizinho, e tem distribuído as edições brasileiras da Panini Brasil de há uns anos para cá. Agora inicia-se uma nova: a edição dos super-heróis da Marvel em português de Portugal, com um plano editorial de raiz, composto pelas aventuras mais populares dos autores mais aclamados da Marvel.

Nos últimos anos, a Marvel tem vindo a ter um sucesso estrondoso com os seus filmes, e só este ano estão previstos quatro filmes, que são suposto serem blockbusters.

A nível da edição de BD, a Marvel iniciou em Outubro de 2012 um renovação profunda das suas linhas editoriais intitulada Marvel NOW! que teve um sucesso assinalável. Esta iniciativa que no Brasil foi apelidada de Nova Marvel, vai manter o terminologia inglesa no português, de Portugal.

As novas revistas que a Panini vai editar pertencem à Marvel Now! que permite aos leitores um ponto de partida para conhecerem (ou regressarem) ao universo Marvel.

Vão ser em três revistas regulares, dedicadas ás principais franchises da Marvel (Homem-Aranha, Vingadores e X-Men) complementadas por alguns volumes adicionais.

Na revista regular Os Vingadores os leitores poderão acompanhar a reconstrução e reorganização da equipa, quando o Homem de Ferro e o Capitão América decidem aumentar o número dos heróis e preparar os Vingadores para a próxima geração de super-ameaças.

As histórias seguem as revistas Avengers vol. 5 (com arte de Jerome Opeña) e New Avengers (ilustrada por Steve Epting), Jonathan Hickman ( que escreve ambos os títulos) indicou a quando do seu lançamento que que ambos os título eram na “realidade dois lados do mesmo livro, da mesma história. Estando, também, alinhados temáticamente.”

No final do ano será publicada nas páginas de Os Vingadores o evento Infinity, também ele escrito por Jonathan Hickman ilustrado por Jim Cheung, Jerome Opeña e Dustin Weaver, entre outros.

Os X-Men estão nas mãos do aclamado Brian Michael Bendis, um dos maiores argumentistas da actualidade, e com histórias das revistas All-New X-Men (com arte de Stuart Immonen) e Uncanny X-Men (com arte de Chris Bachalo). Estas histórias desenrolan-se no rescaldo da da maior crise que os mutantes já viveram: a morte do Professor Xavier e a ruptura dos X-Men em dois grupos opostos.

Homem-Aranha Superior é um dos maiores sucessos da Marvel dos últimos anos e uma das histórias mais polémicas da personagem. A revista regular acompanha as histórias de Superior Spiderman, escritas por Dan Slott e ilustradas por vários desenhistas.

Os eventos que levaram ao surgimento do Homem-Aranha Superior são narrados na edição especial: Homem-Aranha Superior: Último Desejo, da autoria de Dan Slott, Richard Elson e Humberto Ramos. Este volume que marca o fim duma era: a saída de cena de Peter Parker como Homem-Aranha, e a chegada de Otto Octavius, o Dr. Octopus, como o Homem-Aranha Superior..

Vão ainda ser publicadas outras histórias que complementam os arcos das revistas regulares, como de Vingadores-X (Uncanny Avengers), a equipa que junta mutantes e Vingadores, escrita por Rick Remender e ilustrada por John Cassaday, Olivier Coipel, Daniel Acuña e Steve McNiven, que será editada em dois volumes, sendo o primeiro publicado em Março.

Os Guardiões da Galáxia que são heróis obscuros do Universo Marvel, são uma das grandes apostas da Marvel que entregou o título a Bendis e Steve McNiven, vão ter publicados dois volumes em Portugal, o primeiro dos quais será editado a tempo da saída do filme.

Vão existir ainda alguns volumes adicionais dedicados a heróis dos Vingadores, entre os quais a saga do Capitão América Castaway in Dimension Z, de Rick Remender e John Romita Jr.

A revistas regulares terão entre 64 e 72 páginas e um preço de capa de 3,5€ as edições especiais terão entre 112 e 136 páginas, e preço variável consoante o número de páginas, tendo Homem-Aranha Superior: Último Desejo e Vingadores-X um preço de capa de 8,95€. São edições a preços acessíveis, uma revista com 3 histórias é mais barata que uma das edições originais, com lançamentos semanais de histórias recentes Universo Marvel.

A nova aventura portuguesa da Marvel inicia-se no próxima quarta-feira, dia 5 de Fevereiro, nas bancas nacionais.

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

8 Comments

    1. Existir publicidade nos meios de comunicação seria algo benéfico não sei se vai existir, contudo as edições Brasileiras e da Levoir já foram uma boa publicidade, porque já existe um público que vai às bancas à procura de edições de super-heróis.

      Para além disso quer a Panini, quer a equipa que trabalhou com a Levoir tem um boa noção do público que existe para estas edições uma vez que tem dados sobre as vendas das edições brasileiras da Marvel e das colecções vendidas com os jornais.

      1. olha que não sei e revistas e sobras da Panini e muito diferente de revista especias só para aqui aonde falham sempre.A Panin Espanha tambem já editou tpbs antes e esfumou-se e ainda deixou o Aranha MK sem fim.
        Nunca é igulas com jornais tem principio meio e fim e as sobras brasileiras idem são publicos diferentes.

      2. As sobras é um bom ponto de referência, acredito que tem de vender mais com as revista portuguesas do que com as sobras, mas se as vendas não fossem suficientemente boas eles não iam estar a lançar as revistas.

        Mas daqui a uns tempo já se terá um será possível ter uma ideia mais concreta sobre a viabilidade do projecto.

      3. Não vai acontecer em 10 bancas mesmo algumas que vendem Disney ou sobras panini não se ve nada.A nova Marve lvai ter o mesmo fim que os Tpbs panini e Espetacular Homem-Aranha.

      4. Distribuiçao nota 0.Ou corrigem isso rapidamente ou não vai durar.Lojas especializadas e fnacs porque nas bancas nao se ve.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons