A Evolução de Batman: Ano Um de Miller, Mazzucchelli e Lewis

Batman: Ano Um, é uma história com argumento de Frank Miller, arte de David Mazzucchelli, com cores de Richmond Lewis e que na versão original foi “legendada” por Todd Klein.

Publicada em 1987 na revista Batman, editada pela DC Comics, dos números 404 a 407, a história tornou-se na origem “definitiva” do personagem sendo uma das suas histórias mais aclamadas. Dos trabalhos realizado por Miller para as Duas Grandes editoras norte-americanas, Ano Um é aquele que melhor encaixa no seu género de ficção favorito: o policial negro.

Batman: Ano Um

3º Capítulo (Batman nº 406) – página dois

batman-YO-3-1
A arte a preto e branco de David Mazzucchelli.
batman-YO-3-2
A versão colorida por Richmond Lewis, publicada em Batman nº 406.

Quando Ano Um foi finalmente compilado num único volumem, a história foi recolorida. Richmond pintou manualmente a cor em separado da arte a preto e branco de Mazzuchelli.

batman-YO-3-3
A nova palete de cores para a edição de 2005.
batman-yo-3-4
A página publicada na edição de 2005.

Batman: Ano Um é uma das história mais republicadas do personagem em Portugal, primeiro esteve disponível na revista Batman (editada pela Abril no Brasil e distribuída em Portugal), posteriormente na edição em formato americano que compilava a história, também ela editada no Brasil e distribuída em Portugal.

A Devir editou a história posteriormente, incluindo a versão “definitiva”, com vários extras, onde é possível ver o processo criativo por detrás desta obra fundamental da BD.

A colecção Batman: 75 Anos, volta a reeditar esta história numa edição que também incluí alguns dos extras, presentas na edição da Devir, excepto umas 8 ou 9 páginas.

Written By
More from Bruno Campos

Um pequeno balanço de 2017

Terminou um ano que foi pelo menos, aparentemente, um bom ano para...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *