A Banda Desenha Nacional no Festival de Inovação e Criatividade

 

Ricardo Cabral, André Oliveira e Joana Afonso vão ser alguns dos autores portugueses que vão estar presentes no Festival IN – Festival Internacional de Inovação e Criatividade, de 14 a 17 de Novembro na Fil. Esta presença é fruto da programação realizada pela Ncreatures para o evento, que vai para além do mangá (a que esta “editora” é habitualmente conectada).

Festival IN integra de forma prática, dinâmica e consequente, os principais conceitos associados à Criatividade e à Inovação, ancorando experiências sensoriais (interacções físicas e virtuais), cruzadas com diferentes áreas das Indústrias Criativas.

O maior evento agregador de inovação e criatividade realizado em Portugal é um espaço que envolve pessoas, ideias e experiências e que promove, nacional e internacionalmente, o que Portugal tem de mais criativo, impulsionando os seus autores, criadores e empreendedores a uma escala mundial. Existem diversos actividades, das mais variadas áreas, que irão acontecer a partir de amanhã e cuja programação completa pode ser consultada no site do evento.

Relativamente à BD vão existir exposições, sessões de autógrafos e apresentações. As exposições permanentes (de banda desenhada) que vão estar patentes no festival são as seguintes:

BANZAI / http://banzai.ncreatures.com
A influência do Japão na arte e na banda desenhada tem sido cada vez mais forte. Banzai foi a resposta a esta evolução e ao desenvolvimento do projecto de mentoria “Senpai Project”. Assume-se como um veiculo de divulgação de talentos, entre os quais os autores manga e dos ilustradores portugueses no estilo japonês.

LIVING WILL / http://averaracomics.tumblr.com/
Living Will é uma série de 7 mini-comics de 16 páginas, integralmente em inglês, com argumento de André Oliveira e arte de Joana Afonso. Cada uma das edições desta série será a duas cores (preto e um tom distinto, respeitando a ideia de arco-íris). Este conceito está relacionado com a narrativa e representa a emoção primordial da parte da história em questão. O primeiro número, a introdução, é vermelho. E é o pontapé de saída numa aventura que promete uma mensagem forte, com momentos surpreendentes.

RICARDO CABRAL / http://ricardopereiracabral.blogspot.pt/
Ilustrador e autor de banda desenhada de 34 anos reconhecido inclusivamente pelos seus trabalhos realizados em Israel e no Kosovo. Apresenta aqui várias das suas obras, focando o destaque no seu mais recente livro, “Comic Transfer” erroneamente chamado de “Urban Transfers” na programação do evento.

SAKURA
A exposição SAKURA é um concurso de ilustração que começou em 2009 com o objectivo de dar a conhecer excelentes ilustradores japoneses ao mundo. A exposição ocorre na época do desabrochar das flores de cerejeira. Esta tem sido apresentada em cada vez mais cidades e paises, ampliando a sua acção. O número de participantes tem aumentado e como consequência, a qualidade dos trabalhos tem aumentado. Cada vez mais entidades tem exibido a exposição SAKURA em todo o mundo.

THE LISBON STUDIO / http://thelisbonstudio.blogspot.pt/
Dos mais produtivos e exemplares colectivo de autores de bd, profissionais da animação, ilustradores, argumentistas e realizadores que partilham um atelier em Lisboa. Entre outros os autores Jorge Coelho (artista de Venom da Marvel), Filipe Andrade (um dos desenhistas de “Captain Marvel” da Marvel), PepedelRey, Joana Afonso, Ana Branco, João Maio Pinho e Nuno Saraiva entre outros

Da restante programação d Ncreatures faço os seguintes destaques:

14 e 15 de Novembro  no Stand Ncreatures
15h – 22h: BANZAI – autores portugueses manga (banda desenhada no estilo japonês)
19h – 22h: The Lisbon Studio – autores portugueses de banda desenhada

16 de Novembro, Sábado
16h40 às 17h00:  apresentação do projecto BANZAI, revista de manga de autores portugueses.
18h00: Apresentação da obra “Living Will” do argumentista André Oliveira e da Ilustradora Joana Afonso (Editora Ave Rara).
19h00: Assinatura de autógrafos pelos autores da obra “Living Will”.
20h – 22h: Ilustração manga com os autores da revista BANZAI.

17 de Novembro, Domingo
21h às 22h: Ilustração manga com os autores da revista BANZAI

Informações adicionais em http://www.festivalin.pt/

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons