75 Anos Com o Super-Homem no AmadoraBD

O Amadora BD 2013 associa-se ao aniversário do 75 aniversário da personagem com a exposição “75 anos com o Super-Homem”

Em 1938, chegava às bancas Action Comics e o Super-Homem obteve um sucesso instantâneo junto dos leitores. Os seus criadores, Jerry Siegel e Joe Shuster, amigos de infância, tentaram antes e sem sucesso, publicar a personagem como uma tira para os jornais.

Ao fim de vários anos, acabaram por vender a personagem à National Allied Publications, que mais tarde se tornaria a DC Comics. Ao longo destes 75 anos, o Super-Homem tornou-se conhecido por todo o mundo, aparecendo em histórias de Banda Desenhada, filmes de animação, programas de rádio, filmes de acção ao vivo e diverso merchandising.

ml_dc_comics_all_covers_11_1080O Amadora BD 2013 associa-se ao aniversário do 75 aniversário da personagem com a exposição “75 anos com o Super-Homem”, que vai percorrer as mais importantes fases do percurso da personagem na BD, através de reproduções de páginas e de capas simbólicas de momentos relevantes, e também de um conjunto significativo de originais, emprestados pelo Cartoon Art Museum, de San Francisco, e por alguns coleccionadores particulares.

Entre 11 de Maio e 29 de Setembro de 2013, esteve patente no Cartoon Art Museum, uma exposição dedicada aos 75 anos do Super-homem que incluía trabalhos de talentos que se distinguiram durante a “Golden Age” da BD norte-americana como Fred Ray, Wayne Borin, Curt Swan – frequentemente citado como o artista “definitivo” do Super-Homem – o lendário Neal Adams, John Byrne e Jerry Ordway, que revitalizaram o personagem na década de 80 do século passado. Incluia ainda trabalhos dos artistas responsáveis pela “Morte do Super-Homem” que deu origem a um fenómeno mediático e de vendas no início de 1990: Jon Bogdanove, Jackson Guice, Dan Jurgens, entre muitos outros.

Infelizmente, nem todos os originais que estavam na exposição estarão patentes em Portugal. Muitos deles não pertenciam ao Cartoon Art Museum e eram empréstimos de coleccionadores individuais, pelo que não puderam vir. Quais são os originais que vão estar presentes no Amadora BD? É algo que se ficará a saber dia 25 quando abrirem as portas do festival. Contudo,  exista a certeza de que será possível apreciar alguns dos originais que marcaram a vida de uma das personagem mais emblemáticas da BD mundial.

Andrew Farago, um dos responsáveis do Cartoon Art Museum, estará presente no Amadora BD deste ano, Jon Bogdanove também deverá estar, apesar do autor ter alegado desconhecimento do convite para vir a Portugal. A organização efectou dois contactos directos com o autor e ele terá aceite o convite. Pelo pelo que deverá estar presente no Amadora BD, a menos que exista algum imprevisto…

Agora, o que estará presente no Amadora BD será uma selecção das publicações que marcaram a história do Super-Homem (tanto as publicadas no nosso país como as chegadas via Brasil) e do merchandising em redor da personagem.

155707_4619535249462_852653667_n

“75 Anos Com o Super-Homem” é uma das exposições que vão estar em exibição no Fórum Luis de Camões, no Amadora BD 2013, entre 25 de Outubro e 10 de Novembro.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

Um pequeno balanço de 2017

Terminou um ano que foi pelo menos, aparentemente, um bom ano para...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *