3ª Mostra do Clube Tex Portugal

3ª Mostra do Clube Tex Portugal

A 3ª Mostra do Clube Tex Portugal a realiza-se nos dias 23 e 24 de Abril no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, contando com a presença de Massimo Rotundo e Maurizio Dotti.

O Clube Tex Portugal, único Clube em Portugal dedicado exclusivamente a um herói da Banda Desenhada e o primeiro Clube oficial de Tex no mundo, trará este ano novamente dois conceituados desenhadores italianos a Portugal.

O evento a realizar em 23 e 24 de Abril em plena capital da Bairrada (Anadia), para além da presença dos consagrados desenhadores italianos Massimo Rotundo (desenhador do mais recente Tex Gigante: “Tempestade em Galveston“) e Maurizio Dotti (após uma longa militância no staff de desenhadores de Zagor e de Dampyr, recentemente pôs-se à disposição do Ranger, onde é já um dos autores mais aclamados pelos fãs de Tex) contará também com DUAS mostras pessoais dos próprios autores com a exposição de várias pranchas das suas histórias de Tex.

Depois dos estrondosos sucessos ocorridos com a 1ª Mostra do Clube Tex Portugal, realizada em Agosto de 2014 e que contou com a presença do consagrado desenhador italiano Pasquale Del Vecchio e da 2ª Mostra ocorrida em Maio do ano passado com as ilustres participações dos desenhadores Pasquale Frisenda e Stefano Biglia, ambas as Mostras ocorridas no Museu do Vinho Bairrada localizado na capital bairradina, a direção do Clube Tex Portugal dá a conhecer a todos os fãs e colecionadores da personagem Tex, assim como aos amantes da banda desenhada e ao público em geral que a 3ª Mostra do Clube Tex Portugal, irá realizar-se novamente na cidade de Anadia, no próximo mês de Abril, mais precisamente no fim de semana de 23 e 24 de Abril.

3ª Mostra do Clube Tex Portugal
Pelo terceiro ano consecutivo a Mostra vai realizar-se em Anadia, devido ao interesse e apoio da autarquia bairradina, disponibilizando novamente Museu para a realização de mais esta Exposição Texiana. Cada um dos autores italianos, como forma de agradecimento por este convite português fez uma magnífica ilustração a cores EXCLUSIVA para o evento de Anadia, numa tradição já habitual e que ocorre sempre que um autor de Tex nos visita de modo a registar a sua passagem por Portugal!

Os Convidados

Maurizio Dotti

3ª Mostra do Clube Tex PortugalNa história de Tex, não são muitos os desenhadores que entram na série de modo pujante e sem deixar grandes dúvidas das suas reais capacidades.

Com El Supremo, Maurizio Dotti chegou, viu e venceu, agarrando personagens e ambientes com um sucesso só ao alcance dos dotados. Nascido em 10 de outubro de 1958 em Limbiate (na região da Lombardia), Dotti começa na banda desenhada em 1976, colaborando no estúdio de Giancarlo Tenenti.

Em 1982 o teatro colhe as suas atenções, mantendo uma intensa atividade com uma importante companhia milanesa de marionetas, a Carlo Colla & Figli, onde terá oportunidade de ser cenógrafo, ator e figurinista. Em 1983 abandona o teatro e opta por regressar ao desenho, alternando trabalhos publicitários com uma colaboração com Il Giornalino, onde terá oportunidade de adaptar em 1995 Os Sete Magníficos, para a série 100 Anos de Cinema, e trabalhar em séries como Lassie e Águia Azul.

Ainda em 1995, realiza os esboços de Glorieta Pass para Alarico Gattia, aventura de Tex que foi publicada no Almanacco del West 1998, passando então a colaborar mais ativamente com a Sergio Bonelli Editore, desenhando dois episódios para Zagor, até chegar a Dampyr, onde terá oportunidade de revelar toda a sua capacidade ao serviço de um género muito específico, fantástico e de terror, onde predomina o escuro e as atmosferas inquietantes. Talvez por isso, a sua entrada na série normal de Tex em 2013, com El Supremo, tenha colhido ainda mais o elogio unânime, porque ao passar para um género completamente diferente, Dotti revela ser um desenhador pleno, seguro e muito habilitado.

Pela sua densidade, pelos seus diversos ambientes, pela constante alternância de cenários e situações, El Supremo afigurava-se como um desafio extremamente difícil para um autor que se estreava na série. Mas Dotti revelou-se um desenhador multifacetado, compondo ambientes perfeitos, seja o velho oeste como montanhas, pradarias, o deserto, assim como urbanos (São Francisco) e até marítimos, jogando plenamente com efeitos, com movimentos e com enquadramentos, sempre em busca de uma monumentalidade cinematográfica, influenciada por autores como Giraud e Ticci, de quem o autor é admirador.

Rio Quemado e Carovana di Audaci são os seus trabalhos seguintes em Tex, encontrando-se atualmente a desenhar uma nova aventura escrita por Mauro Boselli e que recuperará a personagem do Mestre.

Aventura de Tex na arte de Maurizio Dotti

Massimo Rotundo

3ª Mostra do Clube Tex PortugalNascido em Roma em 1955, Rotundo é um dos fundadores e docentes da Scuola Romana dei Fumetti e trabalha também para o cinema e teatro, onde já colaborou com nomes como Martin Scorcese ou Paul Verhoeven.

Na banda desenhada conta com uma vasta e larga experiência, fruto de uma carreira eclética iniciada no já longínquo ano de 1978. Para além de muitos outros trabalhos, destaque para a sua participação em revistas como L’Eternauta, Comic Art, Orient Express, Heavy Metal e L’Ècho des Savanes, assim como trabalhos para as editoras francesas Delcourt, Glénat e Albin Michel.

Na Sergio Bonelli Editore vai desenhar para as séries Brendon, incluindo as respetivas capas a partir do nº 45, Volto Nascosto e Shanghai Devil, sendo também o autor de todas as capas destas duas mini séries escritas por Manfredi. Já foi distinguido por várias vezes, com destaque para o prémio Yellow Kid de 1990 como melhor desenhador italiano e o Gran Guinigi em Lucca. E ainda hoje cultiva uma paixão pela criação pictórica, assinando sob o nome de Max Grecoriaz.

Artista de grande exuberância criativa, Rotundo vai alternando a sua atividade pelos vários campos da arte, uma exigência pessoal que não lhe permite especializar-se em determinado setor. Necessitado de estímulos constantes, a possibilidade de desenhar para Tex vai permitir-lhe enfrentar um género ainda pouco frequentado pelo autor, o western.

Aventura de Tex na arte de Massimo Rotundo

Written By
More from aCalopsia

Revista Donald nº 2

O segundo número da revista Donald chegará às bancas amanhã, 3ªf, dia...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *