30 Dias, 30 artistas: Rita Alfaiate

Rita Alfaiate nasceu em 1992 na cidade de Lisboa. Licenciada em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, frequenta o mestrado de Desenho na mesma instituição.

Rita Alfaiate começou a fazer BD no secundário, mas desenhou desde muito cedo por influência do avô, que era também um artista. Contudo só começou a fazer BD mais a sério quando terminou a licenciatura em pintura.

Os seus autores favoritos são Moebius, Michael Zulli, Dave McKean, Quino, Tony Sandoval, Miquelanxo Prado, Akira Toriyama, J. M. Ken Niimura.

Os géneros de BD que gostaria de explorar é a aventura e o fantástico, mas “sem muito exagero”, aprecia também de temas mais surrealistas, abordados de uma forma mais contida.

As suas influências fora do universo da 9º arte são o escritor Kafka, Murakami, e alguns artistas plásticos como Jenny Saville, Lucian Freud, Michael Borremans, Goya e os filmes do Alien.

 

 

Embora a pintura seja um dos seus grandes interesses, é na banda desenhada e na ilustração que encontra a sua principal realização como artista.





O livro No Caderno da Tangerina, publicado pela Escorpião Azul, foi o primeiro álbum de BD  publicado por Rita Alfaiate.

Written By
More from Sérgio Santos

30 Dias, 30 artistas: Diogo Carvalho

Natural de Pardilhó (1979), faz parte do mundo da BD portuguesa desde...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *