30 Dias, 30 artistas: Penim Loureiro

Tendo iniciado a sua carreira no final da década de 70 e regressado à poucos anos à edição de BD, Penim Loureiro é o hoje o autor em destaque.

Penim Loureiro (1963). Passou a infância nos subúrbios de Lisboa – dos quais não tem qualquer saudade – e iniciou o seu percurso autodidático na Ilustração, aos 16 anos, no suplemento Juvenil do jornal “O Diário” onde trabalhou como repórter e ilustrador.

1979-80: vê as suas primeiras Bandas Desenhadas publicadas nos fanzines “Amargem”, “Ruptura”, “Ritmo” e “Boletim do Clube Português de Banda Desenhada”. Histórias de que foi autor do desenho e do argumento, como Lenda dos Cavaleiros de Snakkar (1979), 40º Negativos (1980) ou Erros do Admirável Novo Mundo (1980) surgiram em diferentes versões (a preto e brancocores) em edições aperiódicas. Bandas desenhadas como Noite de Ópera (1978) ou A Era dos Deuses (1979) nunca seriam, porém, publicadas.

1982-84: fez parte da “geração 80” – como foi denominada pelo crítico Jorge Colombo – que assumiu naturalmente que a BD não é um género menor, dirigindo-a ao público adulto. Destacou-se com uma múltipla produção de narrativas gráficas publicadas em variados periódicos como o “Sete”, “Tintin”, “Jornal da BD”, “Boletim do CPBD” e a revista espanhola “Un Fanzine Llamado Camello”, das quais constituem exemplo O Mundo Imaginário de Leo Macário (1981), Agá de Triple-Gê: História de Gandulos, Gandaias e Ganzações (1982), Indícios do Acaso (1982), Aquamanil (1982) e a história humorista A Culpa Foi do Anzol (1983) que perfez nove capítulos publicados na revista “Ritmo”.

Penim Loureiro

1983: desenhou A História do Peixe Pato baseado no conto de Jorge de Sena que, apesar de ser um dos seus trabalhos preferidos, permanece inédito. Participou em várias dezenas de exposições coletivas desde a patenteada no Centro Cultural Roque Gameiro, Amadora, (1981) atá à na Nauticampo – 3º Festival de Banda Desenhada, de Lisboa (1984).

  • Várias das suas BDs foram reconhecidas com galardões entre os quais se distinguem:
  • 1º Prémio – Concurso de Desenho Promovido pelo Ministério dos Transportes e Comunicações (1979),
  • Menção Honrosa Desenho Realista – Concurso de Banda Desenhada e Cartoon Promovido pela A.E.I.S.T., Lisboa (1980),
  • Melhor Argumento História Fantástica – 1ª Concurso de Banda Desenhada e Cartoon de Vila Nova de Tázem, Gouveia (1981),
  • Melhor Argumento Fantástico – 1º Concurso Nacional de Banda Desenhada promovido pela C.C.J./F.A.O.J. de Faro (1981),
  • 1º Prémio, Concurso de Banda Desenhada de Amora (1982),
  • Distinção pela Qualidade do Conjunto – Concurso – Exposição de BD da E.S.B.A.L./Arq., Lisboa (1983),
  • 1º Prémio – Concurso Nacional de Banda Desenhada “Os Descobrimentos”- Lisboa Capital da Cultura (1983).

Penim Loureiro

1984: abandonou esta atividade por completo para dedicar-se à arquitetura. Colaborou ainda, na área da ilustração, nos jornais “O Diário”, “Notícia”, “Diário Popular” e “O Sete” até 1985.

1986: conclui a licenciatura de Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e passa a coordenador área de produção do projeto de arquitetura do atelier Vão – Arquitectos Associados, Lda. onde já era colaborador desde 1982. Nesse mesmo ano, entra para o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa na qualidade de Assistente.

1992: adquiriu ampla experiência no Registo Arqueológico enquanto membro da equipa na Campanha Évora – Templo de Diana, (Instituto Arqueológico Alemão com coordenação do Prof. Theodor Hauschild) e na Campanha de Stª Catarina – Basílica Paleocristã em Monsaraz; (Coordenação de Arqº Mário Varela Gomes). Criou a sua própria equipa de levantamento arqueológico, participando regularmente em campanhas nas regiões do Magrebe até 1996.

Penim Loureiro
1999: obtém a categoria de Professor Adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, responsável pelas cadeiras de Desenho Geral, Desenho e Computação Gráfica, Arquitetura e Urbanismo. Na sequência da criação do Curso em Engenharia Civil na Cidade da Praia Cabo Verde, Lecionou a cadeira de Geometria Descritiva e deu formação a docentes na Universidade de Cabo Verde, Praia. No âmbito do International Project-Neptune foi Professor Supervisor representante do ISEL nas seguintes universidades europeias: 1997-99: Noordelijke Hogeschool, Leeuwarden, Países Baixos. 2000: Università degli Studi de L’Aquila, Itália. 2001: John Moores University, Liverpool, Reino Unido. 2009: Mikkeli University of Applied Sciences, Built Environment and Environmental, Finlândia. 2011: NHL University of Applied Sciences, Leeuwarden, School of the Built Environment, Países Baixos.

1999: sai do gabinete Vão – Arquitectos Associados, Lda para formar, em conjunto com a sua mulher, o atelier de reabilitação: Penim Loureiro-Arquitetura.

2003-04: concebe quatro prospetos ilustrados acerca da segurança do consumidor editado pelo Instituto do Consumidor.

2013: conclui o doutoramento na Especialidade de Ciências da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

2014: Após três décadas de interrupção, regressou à Banda Desenhada como desenhador e argumentista do álbum de BD semi-biográfico Cidade Suspensa editado pela Polvo, em versão portuguesa e Inglesa. Este livro teve pré-lançamento e exposição individual no X Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Nesse mesmo ano organiza uma nova exibição individual intitulada Penim à transparência na Galeria El Pep em Lisboa.

Penim Loureiro

2015: participação no livro de Banda Desenhada Portugal 2055. Coordenador e docente do Curso de Banda Desenhada do Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa.
2016: Desenha o livro Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal, com argumento de Bruno Pinto e cores de Quico Nogueira.
2017: participação no projeto expositivo intitulado 24 Weeks com curaria de Lawrence Klein, fundador do MoCCA (Museum of Comic and Cartoon, New York), onde dois banda-desenhistas – Penim Loureiro (Portugal) e Luke McDonnell (EUA) – foram convidados a fazer um desenho por semana durante 24 semanas, cada um com um tema pré-determinado, recriando momentos e personagens da mitologia do comic norte-americano.
As imagens, agora postadas na Acalopsia, pertencem ao projeto expositivo 24 Weeks.

 

Penim LoureiroPenim LoureiroPenim LoureiroPenim LoureiroPenim Loureiro

 

Written By
More from Sérgio Santos

30 Dias, 30 artistas: Diogo Carvalho

Natural de Pardilhó (1979), faz parte do mundo da BD portuguesa desde...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *