30 Dias, 30 Artistas: David Campos [actualizado]

A Galeria publicada no aCalopsia com ilustrações, informações e link para o blog de David Campos foi removida do site a pedido do autor, que não quer dar a ideia de "compactuar com sites de corte e costura".

David-Campos-removido-a-pedido-do-autor

A galeria dedicada a David Campos foi removida a pedido do autor, realizado nos comentários, e posteriormente confirmada através da sua página de Facebook.

Devo acrescentar que existem galerias que foram realizadas com a colaboração dos autores e outras que foram realizadas sem as colaborações dos mesmos. Se me vierem perguntar quais foram quais, eu digo-vos desde já: nenhuma. Foram todas com imagens gamadas da net, apresentando biografias, sacadas ou preferirem da internet. Assim, como algumas das biografias foram feitas com textos de sites de editoras (ou dos autores), associações, press releases e outra informação dispersa – autores que não queiram ver o seu nome associado com o aCalopsia, estejam à vontade em negar qualquer associação. Algumas da Biografias dos autores são escritas de raiz, outras não.

Se existir mais algum autor que deseje que eu remova a sua galeria por não pretender “compactuar com sites de corte e costura”. Devo indicar que os artigos sejam notícias, críticas ou amostras de álbuns, não removidos independentemente de os autores gostarem ou não de ser promovidos no aCalopsia.

Para quem não perceber muito bem o que se está a passar creio poder explicar, o “corte e costura” a que David Campos se refere devem ser os artigos “Encontro em Cascais com o bedófilo Farrajota” e “O Bibliotecário Anónimo e o Presidente da Associação”.

A crítica aos artigos parece ter como base a seguinte linha de pensamento: “Marcos Farrajota – bibliotecário da secção Bedeteca, da Biblioteca Municipal dos Olivais; Editor da MMMNNNRRRG; Presidente da Associação Chili Com Carne – pode insultar quem quiser, e os outros devem comer e calar. Rirem-se quando o sr. Presidente goza com eles e ficarem caladinhos no seu canto.”

O texto da biografia que David Campos indica ter sido “copy/paste do site da chili com carne” é feito na realidade com base na informação que estava na página dedicada ao autor no site da Associação Chili Com Carne. Foi adaptado. Não ficou grande coisa mas enfim, mas o tempo era curto.

David Campos nasceu em 1979 em França mas veio aos 4 anos para Portugal. Tem editado alguns zines e colaborado em antologias de BD. Este ano foi editado o seu primeiro álbum a solo: “Kassumai”.

A biografia estava de facto incompleta.

David Campos colaborou nas antologias:

  • Destruição ou Banda Desenhadas sobre como foi horrivel viver entre 2001 e 2010, editado pela Chili Com Carne
  • Futuro Primitivo, editado pela Chili Com Carne
  • Zona de Desconforto, Chili Com Carne

Kassumai, o seu primeiro álbum a solo, foi editado em 2013 pela Chili Com Carne.

Para além da sua actividade de autor, David Campos é também o autor dos cartazes da FEIA (Feira de Edição Independente e Alternativa). Salvo erro (e façam-me o favor de me corrigir se estiver errado), é um dos dos organizadores da dita feira cuja organização é uma parceria de Academia Juvenil DCR Montijo, Feedbackproductions, Hey Joe Café e Chili Com Carne. A última edição da FEIA contou com a presença de unDJ.MMMNNNRRRG – um conhecido bedófilo que dá pelo nome de Marcos Farrajota, presidente da Associação Chili Com Carne.

A galeria dedicada a David Campos foi publicada em 7 de Setembro de 2013, no âmbito de 30 Dias, 30 Autores – um iniciativa que apresentava um curto portefólio, biografia e link para site ou blog de 30 autores nacionais.

A galeria de imagem foi removida a pedido do autor no dia 11 de Maio de 2013, por este não querer “compactuar com sites de corte e costura”, e não lhe ter sido pedida autorização para colocar algumas ilustrações suas, informação biográfica e link para o seu site, num artigo com o intuito de divulgar o seu trabalho.

Isto não é corte e costura, isto são factos.

Devo salientar que apesar de partilharmos o mesmo apelido, eu e David Campos não temos qualquer parentesco.

Quem desejar ver o trabalho do autor pode visitar o seu site em: caixinhadeferramentas.blogspot.pt.

Tags from the story
,
Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

2 Comments

  • uma vez que não pretendo compactuar com sites de corte e costura,e também porque não me lembro de teres alguma vez pedido autorização para publicares estas imagens ,nem o texto copy/paste do site da chili com carne, gostaria então que retirasses esta publicação .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *