2º Toma Lá 500 Paus e Faz Uma BD

Passados alguns meses depois do sucesso da primeira edição do concurso Toma lá 500 paus e faz uma BD! A Chili Com Carne volta a organizar uma nova edição em 2014, com o apoio IPDJ e da Trem Azul.

Passados alguns meses depois do sucesso da primeira edição da campanha de angariação de sócios do concurso  Toma lá 500 paus e faz uma BD! A Chili Com Carne volta a organizar uma nova edição em 2014, com o apoio Instituto Português do Desporto e Juventude e da Trem Azul.

Mais que um vencedor o que o que interessou à Chilli, o ano passado, foi que graças a este concurso foram-lhes apresentados novos autores que não conheciam… embora o vencedor tenha sido Francisco Sousa Lobo – com “The Care of Birds / O Cuidado dos Pássaros” –   um autor que tinha sido publicado pela Chili Com Carne no “Mesinha de Cabeceira / CapitãoCrica Ilustrada” e no “Zona de  Desconforto”, tendo no ano passado sido publicado, também pela CCC o seu álbum “O Desenhador Defunto” – pelo qual foi nomeado para Melhor argumento e Melhor Legendagem nos Prémios Profissionais de BD (PPBD)2014.

500paus_cartazO Toma Lá 500 Paus é um concurso de BD interno, só para Sócios da CCC com as quotas em dia, quem não for sócio não se preocupe que o dízimo inscrição é só 15 euros e pode ser efectuada online. Como prémio o vencedor do concurso recebe 500 euros, o trabalho será publicado, e para a próxima edição, o vencedor é convidado a fazer o cartaz e a integrar o júri!

O júri é composto por Francisco Sousa Lobo (autor e vencedor da edição anterior), Joana Pires (designer da MMMNNNRRRG e da colecção LowCCCost, nomeada para o PPBD 2014 de  Designer de Publicação do Ano), Marcos Farrajota (Presidente da Associação, autor e editor da MMMNNNRRRG), Margarida Borges (membro da Direcção e designer) e Rafael Dionísio (escritor).

O Júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio caso não encontre qualidade nos trabalhos propostos.

O livro não tem limite de páginas e de formato, mas terá mais hipóteses de ganhar se for apresentado num formato das colecções em que a Chilli pretende editar a obra: Colecção CCC, QCDA, LowCCCost, THISCOvery CCChannel.

Apesar da Chilli preferir material a “preto e branco mas a cor não está totalmente afastada!”

Deverá ser enviado o seguinte material para avaliação da obra:

  • Texto de apresentação do(s) autor(es),
  • Sinopse do projecto
  • Planeamento por fases (com datas)
  • Envio de 20% do total da BD, sendo que o mínimo serão 4 páginas seguidas acabadas e 16 planeadas.

Todos estes elementos devem ser entregues em PDF, em serviço de descarga em linha (sendspace, wetransfer,…) cujo endereço deve ser enviado para o e-mail: ccc@chilicomcarne.com

Existem diferentes tipos de projectos que podem ser apresentados pelos interessados:

  • Uma BD longa de um autor ou com parceiros
  • Um livro com várias BDs do mesmo autor (desde que tenham uma ligação estética ou de conteúdo)
  • Uma antologia de vários autores com um tema comum

A data de entrega dos projectos termina a 20 de Julho, o vencedor será anunciado 7 dias depois a 27 de Julho. O livro é publicado em 2015!

Written By
More from Bruno Campos

Um pequeno balanço de 2017

Terminou um ano que foi pelo menos, aparentemente, um bom ano para...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *