2º Toma Lá 500 Paus e Faz Uma BD

Passados alguns meses depois do sucesso da primeira edição do concurso Toma lá 500 paus e faz uma BD! A Chili Com Carne volta a organizar uma nova edição em 2014, com o apoio IPDJ e da Trem Azul.

Passados alguns meses depois do sucesso da primeira edição da campanha de angariação de sócios do concurso  Toma lá 500 paus e faz uma BD! A Chili Com Carne volta a organizar uma nova edição em 2014, com o apoio Instituto Português do Desporto e Juventude e da Trem Azul.

Mais que um vencedor o que o que interessou à Chilli, o ano passado, foi que graças a este concurso foram-lhes apresentados novos autores que não conheciam… embora o vencedor tenha sido Francisco Sousa Lobo – com “The Care of Birds / O Cuidado dos Pássaros” –   um autor que tinha sido publicado pela Chili Com Carne no “Mesinha de Cabeceira / CapitãoCrica Ilustrada” e no “Zona de  Desconforto”, tendo no ano passado sido publicado, também pela CCC o seu álbum “O Desenhador Defunto” – pelo qual foi nomeado para Melhor argumento e Melhor Legendagem nos Prémios Profissionais de BD (PPBD)2014.

500paus_cartazO Toma Lá 500 Paus é um concurso de BD interno, só para Sócios da CCC com as quotas em dia, quem não for sócio não se preocupe que o dízimo inscrição é só 15 euros e pode ser efectuada online. Como prémio o vencedor do concurso recebe 500 euros, o trabalho será publicado, e para a próxima edição, o vencedor é convidado a fazer o cartaz e a integrar o júri!

O júri é composto por Francisco Sousa Lobo (autor e vencedor da edição anterior), Joana Pires (designer da MMMNNNRRRG e da colecção LowCCCost, nomeada para o PPBD 2014 de  Designer de Publicação do Ano), Marcos Farrajota (Presidente da Associação, autor e editor da MMMNNNRRRG), Margarida Borges (membro da Direcção e designer) e Rafael Dionísio (escritor).

O Júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio caso não encontre qualidade nos trabalhos propostos.

O livro não tem limite de páginas e de formato, mas terá mais hipóteses de ganhar se for apresentado num formato das colecções em que a Chilli pretende editar a obra: Colecção CCC, QCDA, LowCCCost, THISCOvery CCChannel.

Apesar da Chilli preferir material a “preto e branco mas a cor não está totalmente afastada!”

Deverá ser enviado o seguinte material para avaliação da obra:

  • Texto de apresentação do(s) autor(es),
  • Sinopse do projecto
  • Planeamento por fases (com datas)
  • Envio de 20% do total da BD, sendo que o mínimo serão 4 páginas seguidas acabadas e 16 planeadas.

Todos estes elementos devem ser entregues em PDF, em serviço de descarga em linha (sendspace, wetransfer,…) cujo endereço deve ser enviado para o e-mail: [email protected]

Existem diferentes tipos de projectos que podem ser apresentados pelos interessados:

  • Uma BD longa de um autor ou com parceiros
  • Um livro com várias BDs do mesmo autor (desde que tenham uma ligação estética ou de conteúdo)
  • Uma antologia de vários autores com um tema comum

A data de entrega dos projectos termina a 20 de Julho, o vencedor será anunciado 7 dias depois a 27 de Julho. O livro é publicado em 2015!

Written By
More from Bruno Campos

Apocryphus Volume 2 no Fórum Fantástico

Um ano após a sua apresentação a antologia Apocryphus regressa ao local...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *