25º AmadoraBD: A (des)informação possível

Quando não existe informação, existe desinformação. O AmadoraBD tem sérios problemas de comunicação que é urgente resolver, contudo existem alturas em que as pessoas abusam.

Antes de existir FIBDA já existia Amadora BD.....
Antes de existir FIBDA já existia Amadora BD…..

Tem sido crítica frequente na página de Facebook da Comic Con Portugal que existe pouca informação sobre este evento que se vai realizar pela primeira em Dezembro, mas quando se visita o site do evento, há bastante informação sobre o que irá existir, apesar do programa ainda não estar completo. Já são conhecidos alguns dos nomes que vão estar presentes, quer em termos de autores de BD estrangeiros quer em termos de actores de TV, que por enquanto é só uma, mas já é alguma coisa. Quem consultar o site do AmadoraBD vai encontrar informação referente ao ano transacto, embora o festival vá abrir as portas dentro de cinco semanas.
Na página de Facebook do Amadora BD não existe qualquer actividade desde 3 de Abril de 2014.

Neste momento, só existem quatro confirmações referentes à edição deste ano do festival internacional de banda desenhada da Amadora:

  • Realiza-se de 24 de Outubro a 9 de Novembro de 2014.
  • JM Ken Niimura vai estar presente, em principio no 3º fim-de-semana (8 e 9 de Novembro)
  • Machado-Dias e a sua Pedranocharco Publicações, não vão estar presentes com o Mercado de Fanzines, Mercado de Alfarrabistas, etc. Foram “excluídos”, segundo palavras do próprio no Kuentro .
  • José Eduardo Ferreira não está este ano ligado à organização do AmadoraBD.

Qual é a importância de José Eduardo Ferreira no AmadoraBD? Não faço a mínima ideia. Não estou a menosprezar o seu valor, mas só o conheço derivado ao facto de ser uma das pessoas encarregues da divulgação do AmadoraBD e das actividade do CNBDI. Ontem, 18 de Setembro, recebi um e-mail referente ao 25º AmadoraBD com o qual não contava.

Esse e-mail foi enviado também a outras pessoas que contactam regularmente com José Eduardo Ferreira, no âmbito das suas funções no CNBDI. Como esse e-mail já foi publicado online, apesar de eu não saber se esse era o seu intuito, fica aqui a transcrição do mesmo.

Caro(a)s amigo(a)s,

Por indicações superiores, este ano (mas não sei se para sempre) não farei parte da equipa do AmadoraBD.

Não interessa qual a justificação para o meu afastamento. Até porque, também eu, apenas sei que não serei necessário.

Ninguém é insubstituível, todos o sabemos. No entanto, julgo que haverá pessoas com algum perfil, interesse, conhecimentos, disponibilidade… para integrar uma equipa que, ano após ano, constrói o Festival. Bem ou mal construído, com boa ou má programação, com tudo ou com nada… o AmadoraBD foi um projecto que sempre abracei com gosto, defendi, procurei melhorar, critiquei, senti o exterior, ouvi os agentes participantes…

Chegou a hora de alguém superior dar a indicação que sou dispensável e por isso chegou a hora de despedir daqueles com quem conversei, trabalhei, privei, discuti ao longo dos anos em que nos fomos encontrando, contactando, no AmadoraBD.

Não é uma despedida da Banda Desenhada pois, por enquanto, estou no Centro Nacional de BD e Imagem, onde trabalho vai para uns 10 anos ou mais.

Até quando? Também não sei.

Mas irei, claro que sim, fazer uma visita ao AmadoraBD (os funcionários da Câmara até não pagam bilhete, eheheh) e meter conversa com todos os autores, editores, livreiros, amigos da BD, jornalistas, interessados nesta coisa da 9ª Arte, etc

Por fim, quero dizer a quem, já este ano, me contactou sobre o Festival, nomeadamente sobre o vosso interesse em participar com apresentações de livros, autógrafos, concursos de BD e sobre os Prémios Nacionais de BD que todos os livros que me foram entregues e as respectivas indicações das categorias a concurso, etc, são já, nesta semana, transmitidas ao Nelson Dona, director do AmadoraBD que, aliás, sabe que estava a “agarrar” esta matéria sem ter indicação para tal. Lá está a tal disponibilidade…

Para todos um grande abraço bedéfilo

Nada de choradeira porque eu não vou desaparecer do mapa, vou continuar a trabalhar no CNBDI e nem vou desistir de gostar de banda desenhada.

José Eduardo Ferreira
Assistente Técnico

Apesar de alguma amargura evidente no mail, parece que este tem um objectivo claro: dizer de um modo delicado “Não faço parte do AmadoraBD. Parem de me fazer perguntas às quais não sei, nem posso, responder”. É que umas das pessoas que dá a cara (apesar de nunca a ter visto) pelo CNBDI e dava pelo AmadoraBD era o José Eduardo, o que o tornava num alvo preferencial para perguntas sobre o festival.

Devo adiantar que fui eu que coloquei a negrito algumas partes do mail que considerei serem mais relevantes.

Para Machado-Dias, esta mudança no AmadoraBD é sintoma de uma ‘sanha de “limpeza”, inclui mesmo alguns dos mais fiéis colaboradores’. Motivos adicionais não são apontados, para além da exclusão de outro fiel colaborador do AmadoraBD: a PedraNoCharco de Machado-Dias.

A edição de 2014 do AmadoraBD, que durante alguns anos foi conhecido como FIBDA, não parece estar a começar mal (pelo que tenho conhecimento) parece é estar a manter uma péssima tradição de problemas de comunicação. Alguns já foram abordados por aqui, mas começam a ter contornos caricatos.

Em 2013, o regulamento do Concurso de BD foi divulgado a 5 de Setembro, este ano estamos a 19 de Setembro e ainda não existe qualquer informação sobre o dito concurso, o qual ainda se deve realizar. Partindo do pressuposto que os vencedores terão os trabalhos expostos no festival, como é usual, os potenciais concorrentes não irão dispor de mais do que um mês para realizar os trabalhos. Se for como o ano passado, em que o tema era livre, será possível a alguns dos interessados que tenham alguma BD – nos moldes que o concurso exige – enviarem trabalhos (inéditos) já realizados. Caso contrário, terão de esperar por outra altura em que o regulamento seja divulgado atempadamente.

O AmadoraBD 2014 não está a começar mal, está a começar exactamente como em outras edições anteriores, pelo menos para quem está de fora. No entanto, parece manter o registo de os anúncios serem feitos cada vez mais perto do início do festival, o que é contraproducente. A maioria dos visitantes (que reside fora da Amadora, e mesmo alguns residentes nessa cidade e concelho) não tem possibilidade de se deslocar -se todos os fins-de-semana do evento até ao festival, pelo que beneficiavam em saber atempadamente o programa para planearem a sua vida.

Existem informações que deveriam já ter sido divulgadas, como os autores estrangeiros que vão estar presentes. Eu estou a salientar os autores estrangeiros, porque (regra geral) os autores nacionais costumam estar presentes nos três fins-de-semana em que o evento decorre.

Existem exposições que já poderiam ter sido anunciadas. Não será muito difícil olhar para a listagem dos vencedores dos Prémios Nacionais de BD de 2013 e extrapolar uma exposição de Osvaldo Medina (Prémio Melhor Desenho Nacional em 2013) que deverá ser o autor do cartaz do AmadoraBD 2014, caso se mantenha a tradição.

De momento, a única exposição que já foi mencionada é uma colectiva de autores portugueses que estão a trabalhar para a Marvel, resta a dúvida se é com base nos autores (João Lemos, Nuno Plati, Ricardo Tércio) que serão editado no 15º volume da colecção Universo Marvel – Contos de Fadas Marvel que será publicado a 16 de Outubro pelo Público e Levoir – ou, se inclui outros autores como Filipe Andrade (que será publicado no 16º volume) ou Jorge Coelho e André Lima Araújo cujo trabalho para a Marvel é inédito em terras lusas.

Existem muitas dúvidas sobre o AmadoraBD em 2014. Numa edição que se celebra o 25º aniversário do festival internacional de BD da Amadora, a festa já deveria ter começado. Contudo de uma coisa podemos ter a certeza: o certame vai decorrer de 24 de Outubro a 9 de Novembro, e em breve saberemos notícias, afinal, já só faltam cinco semanas!


Actualização: Já é oficial que o cartaz do ABD 2014 é da autoria de Joana Afonso. Já foi também confirmado que a exposição dedicada ao autores portugueses publicados na Marvel, assim como a vinda de C.B. Cebulski não se irá realizar.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

Fernando Relvas: câmara ardente e funeral

Câmara Municipal da Amadora divulgou os detalhes relativos às cerimónias fúnebres de...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *