2014, O Ano da Tartaruga

No ano em que celebram 30 anos as Tartarugas Ninja continuam de boa saúde, no cinema, TV e em BD nas livrarias portuguesas.
Quando, em 1984, Kevin Eastman e Peter Laird fundaram a editora independente Mirage Studios e lançaram uma série de BD, a preto-e-branco, protagonizada por quatro tartarugas mutantes, estavam longe de imaginar o sucesso que Teenage Mutant Ninja Turtles (TMNT) , conhecidas por cá simplesmente como Tartarugas Ninja, teria e que se tornaria um culto até aos dias de hoje.
Capa de Kevin Eastman e Peter Laird
Capa de Kevin Eastman e Peter Laird

O sucesso de TNMT criou uma explosão de edições independentes nos Estados Unidos, na década de 1980, e, acima de tudo, deu origem a uma franchise que já foi adaptada ao cinema quatro vezes e à TV em igual número de séries. A última adaptação ao pequeno ecrã surge depois da Nickelodeon ter adquirido os direitos das TMNT ao Mirage Group e 4Kids Entertainment, Inc. Em 2012 estreou uma série animada em CGI que se provou um êxito. Além disso, originou 41 (!!) títulos de videojogos e até mesmo uma tour de apresentação das personagens e de concertos no parque temático Disney-MGM Studios.

Em terras lusas, a série de animação é exibida pela Nickelodeon Portugal, um canal exclusivo da Zon, que tem um mini-site com informações e jogos dedicado às personagens.

 

Em 2011, Eastman juntou-se a Tom Waltz e voltou com novas histórias das Tartarugas Ninja para a IDW. Como esperado, ou não se tratasse de um novo título da franchise, a série adquiriu um sucesso assinalável, tornando-a numa das mais vendidas de editoras “independentes”.

[pullquote align=”right”]Em Portugal só foram editadas adaptações das séries de TV para a BD.[/pullquote]No ano em que se assinalam os 30 anos de Donatello, Michelangelo, Raphaello e Leonardo – já não tão “Teenage”, portanto – as tartarugas estão vivas, mexem e recomendam-se. A próxima longa-metragem vai estrear este ano nos Estados Unidos, com a mão de Michael Bay na produção. Porém, ainda não existe data prevista para a sua estreia em Portugal. A IDW lançou o ano passado a TMNT New Animated Adventures, uma série que que adapta para a BD a versão mais ligeira a da série animada da Nickelodeon. Esta não é a primeira vez, que a tartarugas tem duas vidas, com a visão original e ultraviolenta de Kevin Eastman (e anteriormente Peter Laird) a co-habitar com uma versão mais suave e para consumo de uma faixa etária mais jovem. Em 1988 já a Archie Comics tinha publicado Teenage Mutant Ninja Turtles Adventures, série mensal baseada no Universo da popular série de animação (de 1980), e que chegou a ter uma dezena de números editas em Portugal pela TV Guia.

A Everest editou recentemente uma série de publicações dedicadas às Tartarugas Ninja com base na recente série televisiva, onde se incluem dois “álbuns” de BD que republicam as histórias publicadas em Teenage Mutant Ninja Turtles: New Animated Adventures FCBD 2013, e Teenage Mutant Ninja Turtles: New Animated Adventures Nº01.

Estes álbuns tem 24 páginas, um preço de 3,95, são escritos por Erik Burnham e Kenny Byerly; arte de Dario Brizuela; cores de Ronda Pattison e Heather Breckel.

Written By
More from Sara Pereira

Ideia Fixa: Sara-a-Dias foi trocada à nascença?

A minha mãe achava que eu tinha sido trocada. Melhor, achava que...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *